Fim de ano...

>> 30 de dezembro de 2010


Hoje é o penúltimo dia do ano e, assim como 2009, este também foi um ano e tanto: intenso, cheio de novidades e acontecimentos. Avaliando o que passou vejo que cresci bastante e parece que saímos do Brasil há muito tempo. Aí vai uma retrospectiva dos fatos mais marcantes:

- Meu pai tem Alzheimer e em janeiro a situação de saúde piorou dele bastante com o diagnóstico de um AVC hemorrágico. Ele passou por uma cirurgia de emergência e depois teve mais de um mês de UTI e mais outro de internação. Depois dessa ele ainda precisou ser internado várias vezes ao longo do ano por conta de complicações de saúde. Hoje ele está estável, em casa, em um esquema de internação domiciliar. A despedida foi muito difícil em parte porque sei que o tempo dele está acabando (e o de todos nós também não está?) e também porque resta muito pouco do grande homem que ele é. Estando aqui no Canadá ainda não estou totalmente resolvida com essa história.

- Também foi em janeiro que o Flávio conseguiu um emprego em uma pequena empresa canadense, com um contrato de consultoria, recebendo por hora. Ele ficou levando os dois empregos até quando deu e em março optou por pedir demissão no Brasil e ficar só com o emprego daqui.

- Os primeiros meses do ano foram dedicados aos planejamentos finais para a mudança. Ainda não tínhamos recebido o pedido de exames médicos que marca o fim do processo de imigração, mas contávamos que poderiam chegar a qualquer hora. No último dia de maio eles finalmente chegaram e mais que rapidamente fizemos nossas consultas, que coincidentemente já estavam marcadas, e tudo foi enviado para o consulado em São Paulo. Nessa época eu também saí do meu emprego e para mim foi o fim de uma era.

- Em junho, no clima de pré-mudança e em ritmo de garage sale, descobri a melhor surpresa do mundo. Estava grávida! Era possível?! Como? Bem, como eu sei, mas vamos deixar as piadinhas de lado nessa hora... Foi uma mistura de sensações. Eu fiquei imensamente feliz, mas não sabia ao certo como ia ser. Estávamos quase nos mudando e eu tinha pensado em engravidar aqui, depois que já estivesse trabalhando e com tudo bem estabilizado. Bem, Deus tem o tempo certo para todas as coisas e esse foi o melhor presente que o ano de 2010 me trouxe. Entendi que este tempo é o tempo da maternidade e o tempo de trabalhar vai ser em 2011, com a Isabella um pouquinho maior.

- Passamos os últimos dias de Brasil na casa da minha sogra e apesar de todo o carinho e cuidado que recebemos lá, eu tinha tanto sono, enjoava tanto e vomitava tanto que tudo foi meio nebuloso. Ainda tínhamos várias pendências para serem resolvidas antes da viagem e eu ia tentando correr com tudo do jeito que dava. Foi uma época de aprender que não dou conta de tudo e mesmo não conseguindo, no fim as coisas acabam funcionando!

- No dia 23 de julho, depois de um grande susto, embarcamos. Chegamos em Gatineau no meio do verão e fiquei impressionada com a beleza de várias partes da cidade. Nos identificamos muito com Ottawa também e passamos as primeiras semanas resolvendo as pendências de imigrantes recém-chegados. Aí foi a fase da gravidez em que eu mais me senti mal e literalmente adubei todos os canteiros por onde passamos... Já era íntima de todos os banheiros e não aguentava mais tanto enjôo e vômitos. Bem, só foi passar lá pelos cinco meses, fazer o quê?

- Em agosto nos mudamos para o nosso apartamento e entrei no curso três da francisação, que é o curso de francês oferecido pelo MICC para imigrantes. Foi uma ótima experiência e foi nessa época que meus ouvidos se abriram e se adaptaram ao sotaque québécois. Não digo que esteja tão bem em francês quanto em inglês, mas isso ainda vem com o tempo.

- Em outubro recebemos a visita das avós da Bebella e vimos a neve pela primeira vez. Foi a época em que mais passeamos por aqui e descobrimos muitas coisas legais na cidade. Também fomos para Niagara Falls e Niagara on the Lake e gostamos tanto que queremos voltar para ficar mais tempo da próxima vez.

- Em novembro fizemos a prova prática para carteira de motorista e fomos reprovados! Foi muito chato e passamos o mês bem limitados, sem sair muito e com uma sensação desagradável de estarmos em uma situação irregular. A carteira veio de presente para os dois em dezembro e agora voltamos a passear por aí.

- Minha irmã e meu sobrinho vieram passar o natal conosco e apesar do pouquinho tempo que ficaram, acho que conseguimos aproveitar bastante, mesmo com o meu barrigão. Já estou me aproximando do final da gestação e o clima agora é de ansiedade. O quarto da Isabella está praticamente pronto e minha mãe e minha sogra voltam no final de janeiro para esperarmos pela chegada da mais nova gatinoise do pedaço!

Que venha 2011! Deixo aqui meus votos de um Feliz Ano Novo a todos!

Read more...

Serviços odontológicos no Cegep de l'Outaouais

Os serviços odontológicos no Canadá são bem caros e não são cobertos pelo sistema público de saúde. A Marden até preparou um post bacana que dá para ter uma ideia dos preços aqui. Algumas empresas oferecem planos dentários aos funcionários como benefício, mas este ainda não é o caso do trabalho do Flávio e eu ainda não estou trabalhando. Mas a questão é que não dá para ficar sem fazer limpeza e profilaxia regularmente na temida cadeira do dentista né? E daí que o Cegep de l'Outaouais oferece diversos serviços odontológicos simples por um preço bem bacana. O esquema é o mesmo de qualquer escola, os alunos do final do curso são acompanhados por profissionais e fazem um estágio na boca dos pacientes. Bem, como eu pretendo passar por lá só para ficar na limpeza semestral, acho que não deve ter muito erro. No primeiro semestre eles atendem crianças e adolescentes (10 dólares) e no segundo semestre atendem adultos (25 dólares). Para tratar alguma eventual cárie eles cobram algo entre 5 e 20 dólares.

A Clinique d'hygiène dentaire fica na sala 1.001 do campus Gabrielle-Roy 333, boul. de la Cité-des-Jeunes. Para marcar um rendez-vous o telefone é  819-770-4012 ramal 2298 (de 8h às 15h30). Eu devo ir lá para testar o serviço esse ano (ano que vem?) e depois conto o que achei.

Read more...

Mais visitas!

>> 20 de dezembro de 2010

Minha irmã e meu sobrinho chegaram no sábado para passar o Natal conosco (yay!). Ficam pouco tempo, mas estamos tentando aproveitar os dias que temos ao máximo. Por isso estarei meio ausente pelos próximos dias, mas volto depois do Natal. Aliás, um Feliz Natal a todos! Para mim este Natal tem um sabor todo especial... É o primeiro Natal no Canadá, primeiro Natal com neve, primeiro Natal grávida e último Natal antes da Isabella chegar!

"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco". Mateus 1:23

Read more...

Casal devidamente carteirado

>> 16 de dezembro de 2010

Depois de mais de quatro meses aqui, finalmente finalizamos nossos processos para obtenção da carteira de motorista! Nós reprovamos na primeira prova prática no mês passado e repetimos o exame essa semana, na neve! Agora, uma novidade importante: quando o Flávio foi fazer a prova hoje, a atendente informou que desde ontem carteiras de habilitação de novos residentes no Québec valem SEIS MESES, e não três. A informação pode ser confirmada aqui na página do SAAQ. Isso significa que os recém-chegados têm o dobro do tempo para conseguir a habilitação daqui... Um alívio! No nosso caso, como estávamos com nossas carteiras brasileiras expiradas, estávamos evitando ficar cirulando de carro por aí desnecessariamente. É uma sensação muito desagradável!

Há vários relatos de como se obter a habilitação aqui no Québec, mas só para não passar em branco, deixo também as minhas dicas:

  • Antes de mais nada é preciso traduzir a carteira do Brasil na embaixada brasileira, para que a habilitação seja válida aqui. Custa uns 20 dólares e daí é só dirigir com a original e a tradução. 
  • Mesmo tendo seis meses pela frente, o melhor é tirar a carteira logo, junto com todas as mil e uma pendências que precisamos resolver na chegada. Quando alguém reprova na parte prática, é preciso esperar 28 dias para refazer o exame e o processo pode enrolar...
  • Fora do inverno, as vagas são bastante concorridas. Mas mesmo que você não consiga marcar em uma data próxima, vale a pena ficar ligando para ver se houve desistências, que aparecem sempre em cima da hora.
  • Para o teste teórico, a prova é bem tranquila e o teste online ajuda bastante. Mas também acho que é uma boa ler os dois livrinhos da prova, já que a sinalização é um pouco diferente. Se não quiser comprar, dá para pegar na biblioteca. Há opção de fazer o teste em vários idiomas, incluindo português (de Portugal), mas dizem que o melhor é ficar entre o francês e o inglês.
  • Para o exame prático, as principais diferenças são: parar em TODAS as placas de Arrêt, SEMPRE dar preferência aos pedestres, mesmo que eles estejam errados, e verificar o ângulo morto a cada virada ou mudança de faixa. Isso significa virar a cabeça e olhar para o vidro do passageiro do lado que você for virar.
  • Ainda no exame prático, eles pedem para estacionar o carro de ré entre dois carros. Você pode tirar o cinto para isso e não deve estacionar olhando apenas no retrovisor. Tem que virar o corpo e olhar para o vidro traseiro também.
  • Ainda há a opção de pegar uma aula com um instrutor daqui e fazer o provável percurso da prova (60 dólares por uma hora). Se estiver inseguro, recomendo. As reprovações aqui são muitíssimo comuns, mesmo para quem tem muito tempo de carteira.
  • Aqui vai um contato de uma auto-escola que aluga carros e oferece aulas de direção: École de Conduite Lauzon.
Ufa, que alívio... Essa era a última pendência burocrática de recém-chegados que tínhamos por aqui. Assunto encerrado!

Read more...

Compras imaginárias

>> 15 de dezembro de 2010

Essa é uma compra imaginária com potencial para virar compra real... Assistam o vídeo e vejam porque!


Solução para a bagagem de mão dos pequenos nos aeroportos... Vende aqui e aqui ainda dá um descontinho...

Read more...

Mais sobre gravidez e maternidade

>> 13 de dezembro de 2010

Ultimamente eu só ando tendo um assunto para falar e estou lutando para não transformar esse espaço em um blog de mães, já que tudo agora tem foco na Isabella... O quartinho, as roupinhas, o clima de inverno quando ela chegar... Acho que não tem outro jeito, certo? Por aqui tudo segue bem com a gravidez e já estou no último trimestre. Estou mais lenta e pesada, mas agora que o final da gestação se aproxima estou em clima de contagem regressiva!

Como alguns assuntos relativos à maternidade funcionam de um jeito um pouco diferente por aqui, tenho feito muitas pesquisas e deixo alguns links que descobri nos últimos dias que podem ser úteis para futuras mamães ou para quem vem com filhos para cá. Ah, como de costume, as páginas costumam ter a opção para serem lidas em inglês ou francês.

  • Naître et Grandir - uma excelente fonte de informação recomendada pelos hospitais aqui sobre saúde e desenvolvimento das crianças até os 5 anos.
  • Yoopa - este é um portal da Canoe de referência para pais québécois. Os assuntos são os mais variados, tem até lista com os nomes mais populares dos bebês por aqui no lado francês. Yoopa também é revista e um canal de TV, resta pesquisar aqui na TV de casa para ver se é bom!
  • ACPEO / Berso - o assunto creche (garderies) aqui no Québec é bem delicado, já que as filas de espera são longas e a qualidade do serviço nem sempre é das melhores. Esta é a página do governo para cadastrar as crianças (que já nasceram) e saber mais sobre os locais disponíveis.
  • Devenir Parent - página do governo com todas as informações sobre documentação do bebê, auxílios sociais, licenças, adoção e direitos e deveres dos pais e crianças.
  • Savvy Mom - boas dicas e soluções para a realidade canadense em assuntos como compras, alimentação, saúde, lazer, finanças e sustentabilidade.
  • Movies for Mommies -  quem mora nas províncias de Ontario, Quebec, British Columbia, Saskatchewan e Alberta tem a opção de poder desfrutar de uma sessão semanal de cinema em um ambiente totalmente baby-friendly, algo semelhante ao Cine Materna no Brasil. Eu vou querer experimentar!
  • La Leche League Canada - presente em várias partes do mundo, aqui a função da Leche League é oferecer todo o suporte necessário para mães que querem amamentar, com aconselhamento, técnicas e até visitas gratuitas de consultoras em lactação. Aqui para a região do Québec.
  • Naissance-Renaissance Outaouais - este é só para quem mora em Gatineau e região. O serviço é oferecer apoio, não só em aleitamento, mas em acompanhamento durante a gravidez e trabalho de parto. Durante as reuniões semanais, além de trocar experiências com outras mães, há um espaço para pesar e medir os bebês, sob a supervisão de uma madrinha de amamentação. Quem me passou essa dica foi a Carol do Nelson, e achei bem útil já que as visitas ao pediatra são bimestrais.

Read more...

Clipping ::::: Multiculturalismo no Canadá

>> 9 de dezembro de 2010

Há algum tempo atrás o The Globe and mail começou a publicar um especial sobre multiculturalismo no Canadá dividido em seis partes além de vídeos para debate. Agora que a série está completa, eles reuniram os principais artigos e vídeos em uma página que dá um material interessantíssimo e de leitura obrigatória para imigrantes. É tanto assunto que eu mesma ainda não terminei de ler tudo, mas já adianto alguns tópicos bem interessantes para entender melhor como o Canadá enxerga a complexa questão da imigração:
Quando o multiculturalismo não funciona
Quais imigrantes deveriam entrar no Canadá
Como a religião dos imigrantes está mudando o Canadá
Cinco casos sobre adaptação no Québec
Algumas palavras francas sobre imigração

Read more...

Momento cute do dia

Thought of you - linda animação em 2D, por Ryan Woodward. A música é "World Spins Madly On", do The Weepies.


Para conhecer melhor o trabalho do Ryan, veja também o behind the scenes.

Read more...

Procurando emprego na região do Outaouais

>> 4 de dezembro de 2010

Em Gatineau existem várias organizações que prestam suporte gratuito àqueles que estão em busca de um emprego, sejam imigrantes ou não. Este suporte pode vir em forma de treinamento, consultoria, cursos de idiomas, ajuda na preparação do currículo, estágios e por aí vai. Percebam que, mesmo que o trabalhador já tenha um dossier aberto no Emploi Québec, não há impedimento em buscar auxílio em outros lugares, basta escolher a organização que tenha o programa mais adequado ao seu perfil. Aí vai uma relação dos principais órgãos aqui da região:

  • SITO - Service Intégration Travail Outaouais: é uma das principais por aqui, e tem uma boa variedade de programas, inclusive de estágios remunerados com possibilidade de contratação. Quando fiz uma visita com a turma da francisação me informaram sobre um programa bem interessante que está em fase experimental e não está divulgado no site, sobre estágios no Governo Federal.
  • GEO - Guide Emploi Outaouais: esta é uma organização que ajuda o trabalhador a encontrar uma instituição que ofereça o programa mais adequado ao seu perfil. O site deles tem um questionário para indicar as melhores opções e uns links bem interessantes.
  • Carrefour Jeunesse-Emploi: outra grande organização com uma boa variedade de programas e estágios (mais curtos que os do SITO), para pessoas de 16 a 35 anos.
  • La Relance Outaouais: também tem uma boa variedade de ações e programas e o site lista inclusive algumas vagas abertas. Eles também oferecem uns encontros abertos para empregadores e trabalhadores nas primeiras terças-feiras de cada mês.
  • O'bois International: esta é uma empresa de treinamento, que simula todas as atividades e funções administrativas de uma empresa real de porte internacional, para dar aos trabalhadores experiência profissional local.
  • Option Femmes Emploi: exclusivamente para mulheres, oferece orientação para aquelas que desejam trabalhar ou abrir uma empresa.
  • AFIO - l'Association des Femmes Immigrantes de l'Otaouais: esta associação não é somente para quem procura emprego, mas ajuda as mulheres imigrantes com dificuldade de adaptação na sociedade local.

Para quem está chegando ou pensa em se mudar para a região, vale relembrar que emprego aqui em Gatineau depende muito do domínio dos DOIS IDIOMAS, francês e inglês. Em Ottawa, além do inlgês, o francês é desejável e um bom diferencial, mas do lado de cá do rio, quase todas as vagas mais especializadas pressupõem domínio das duas línguas.

Read more...

A árvore

>> 2 de dezembro de 2010

Respondendo ao comentário do César no post anterior, aí vão as informações sobre a decoração:
- A árvore compramos por 21 dólares em promoção do Loblaws, com 1.80m,
- As fitas saíram por 1 dólar cada rolo no Jean Coutu,
- As bolas escolhi um pacote com um montão de várias cores e tamanhos também no Loblaws por 19 dólares,
- As flores comprei um alguns ramos para girlanda no Wal-mart por 1.45 cada e cortei os caules.
- Os flocos de neve e os laços também tiveram preço camarada, entre 2 e 5 dólares, no Loblaws e Wal-Mart.
- O resto da decoração da casa veio de Dollaramas e afins!


E o resultado da árvore foi esse aqui:
Ps: Pucca disse que não cobrou cachê por essa participação, mas na próxima não vai deixar passar :-)




Read more...

Notícias Aleatórias

>> 1 de dezembro de 2010

- Realmente nem estou acreditando que já é dezembro... Apesar de ser um dos meus meses preferidos, eu sempre fico meio pensativa e costumo fazer um balanço do ano que está acabando. Este foi um ano memorável e para não perder o costume, já estou preparando minha retrospectiva e minha listinha de metas para 2011.
- A gravidez segue evoluindo bem, exceto por uma condição da minha placenta. Não é nada que coloque em risco a nossa pequenininha, mas o acompanhamento médico tem sido mais criterioso. Como tudo sempre tem um lado bom, tenho feito muitas ecografias por aqui e eu adoro!
- Estamos na fase de arrumar o quartinho e finalizar o enxoval. Ainda faltam vários pequenos detalhes e eu estou me afogando em tantas listas. Mas acho que o tempo vai ser mais que suficiente, até porque minha irmã está vindo aí este mês e deve me dar uma força na reta final da arrumação.
- Por falar em gravidez, tenho tido uns sonhos bem surreais... Cada dia sonho com um parto e um bebê diferente. Dizem que é normal nessa fase né? Mas também deve ser reflexo da minha expectativa. No alto dos meus sete meses, me pego o tempo todo pensando em como será o rostinho da minha bonequinha :-)
- Os dias aqui tem sido cada vez mais curtos, e é preciso tomar cuidado porque isso costuma deixar as pessoas meio blues. Mas, por outro lado, tenho achado o clima de outono daqui (sinônimo de inverno em muitos outros lugares) bem agradável, desde que estejamos usando as roupas certas. Me lembro de ficar passando muito mal de calor no Brasil nessa época do ano, e confesso que prefiro esse clima aqui! Ainda tem a neve... Ainda estamos em lua-de-mel com ela, então cada dia que neva (ainda foram poucos) ficamos só admirando!
- A Pucca já foi apresentada à neve, mas ela estranhou um bocado. Aliás, ela tem sentido muito frio aqui e já até compramos um casaco para ela...
- Esses dias aqui tivemos verglas e para evitar quedas (gelo escorrega pacas), compramos sal para a calçada e escadas daqui de casa. Escolhemos algo desse tipo, que é seguro para crianças e animais. Para quem não sabe, o sal comum pode machucar a pata de cães e gatos e é até por isso que vendem umas botas para bichos aqui.
- Tenho pensado muito no meu pai por esses dias. A situação dele está até bem estável considerando o que ele passou esse ano, mas me pego pensando em tudo o que gostaria de dizer se ele conseguisse me entender :-(
- Deve ter mais ou menos uma semana que terminamos a arrumação de Natal aqui de casa, com direito a guirlanda na porta e tudo. Enfeitar a casa nessa época é uma delícia, não só pela variedade de produtos, mas pelo preço! Com um pouco de criatividade e imaginação, nossos gastos totais com essa parte ficaram em menos de 80 dólares, algo que imagino não dar nem para a árvore no Brasil...

Read more...

Freebie ::::: tags para o Natal

Etiquetas para os presentes de Natal, via I love to Illustrate. Aliás, vale a pena visitar todo o site, que tem vários outros freebies fofos. Por aqui já estou em total clima de fim de ano e em contagem regressiva para as próximas visitas aqui na casinha: vêm aí minha irmã e meu sobrinho!


Read more...

Calendário do mês ::::: Dezembro

Então é isso, já estamos em dezembro e 2010 já começa a se despedir! O desktop calendar que escolhi para este mês é da Crosscards e o download para vários formatos está disponível aqui.

Read more...

4 meses de Canadá

>> 24 de novembro de 2010

Eu poderia escrever um monte sobre as vantagens e desvantagens de estar aqui nesse curto-longo período, mas tudo que eu poderia listar está de certa forma relacionado à minha gravidez, já que eu já cheguei aqui grávida. Como imigração e maternidade estão acontecendo ao mesmo tempo, tudo até aqui foi mais intenso, mais colorido, mais dramático... Foram meses de grandes mudanças, não só porque estamos em outro país, mas porque a cada dia minha vida é transformada pela presença deste pequeno serzinho aqui dentro da minha barriga. Por mais clichê que isso possa parecer, meu foco mais do que nunca tem sido a maternidade e por isso, ultimamente minhas experiências canadenses tem sido permeadas por toda essa coisa "mãe".

Claro que não me arrependo de termos vindo assim, e acho que Deus mandou nossa menininha na hora que ela deveria vir, mas as coisas certamente foram mais emocionantes, principalmente no começo. De qualquer forma, eu continuo acreditando que a história de cada um aqui é única e, no nosso caso, se for para dar um veredito, digo que tem valido a pena sim, e até agora estamos mais que satisfeitos com a nossa decisão. Que venham todos os outros dias e meses da nossa história, já com a nossa pequenina ao nosso lado!

Read more...

Ça m'a fait sourire


Retirado do Stuff No-one told me, site que descobri por conta de algum link que a Ju postou no facebook :-)

Read more...

Li em um blog

>> 22 de novembro de 2010

Esta seção é uma seleção de posts e dicas úteis que leio por aí sobre imigração ou Canadá. Para ver os links anteriores é só dar uma conferida neste marcador.

----------

Carteira de motorista em Ontario - A Lu preparou uma série de posts sobre o processo na província vizinha. Tirar carteira aqui não é tão mole quanto parece (eu que o diga, ainda não consegui a minha), e acho que nessa hora, informação e umas aulinhas práticas ajudam bastante!
Documentos Canadá e Québec - o Jorge publicou um post bem completo que eu já deveria ter feito a tempos, com uma relação dos principais documentos que precisamos providenciar no Canadá / Québec. Os endereços que ele cita são de Montréal, mas fora isso, as informações servem para todos.
Busca de emprego no Canadá - uma relação enorme e bem detalhada sobre sites de busca de emprego, pelo Diário Canadá Brasil.
Entrevista de emprego - ainda sobre trabalho, uma relação de perguntas padrão nos processos seletivos por aqui, pelo Dream on Canada.
Relato de entrevista -  quando estávamos preparando nosso processo eu adorava ler os relatos de quem já tinha passado por essa fase. Este é o da Pat e do Du, que assim como nós, também foram entrevistados pelo M. Daniel LeBlanc. Para quem está na fase de pesquisas, aqui também tem o relato da Aline, entrevistada pela Mlle. Isabelle Augustin.
Indo ao zoísta - quem precisa de uma receita para óculos por estas bandas vai ao optometrista, já que oftalmologista é só para cirurgias e casos bem graves... A Lapin-Mère preparou um ótimo relato sobre a experiência dela, com o toque bem humorado de sempre.
CESG ou SCEE  - Canada Education Savings Grant ou Subvention Canadienne pour l’Épargne-Études é um programa de auxílio do governo para pais que abrem uma conta poupança para educação dos filhos. Para entender melhor como funciona este financiamento, veja a experiência do PR aquiaqui.

Read more...

Gestação e maternidade - diferenças entre Brasil e Canadá

>> 18 de novembro de 2010

Este é meu primeiro bebê e por isso não sou exatamente doutora no assunto. Mas nestes meses já deu para perceber que algumas coisas são bem diferentes por aqui. Vamos a alguns exemplos:

Ah, para quem não tem e nem planeja ter filhos, pode pular este post :-)

- Aqui não usam colônia em bebês. Vejo óleos, cremes, sabonetes variados, mas nada de um perfuminho. Então aquele Mamãe&Bebê Natura ou colônia Granado, só vindo do Brasil mesmo. Também acho as bolas de algodão aqui meio estranhas, parecem sintéticas, e essas também pedi de lá. Mas reconheço que isso talvez seja mais frescura minha.
- Umbigo: o que ensinam aqui é limpar o coto só com água, nada de álcool, sem faixa, sem gaze. O interessante é que as fraldinhas para recém-nascidos já vêm com uma abertura para proteger o umbigo.
- Não costumam dar banho no bebê antes dos dez primeiros dias ou duas semanas. Aliás, até lá os banhos são de esponja e só.
- A maioria das mães prefere não saber o sexo do bebê durante a gestação. E sim, é possível criar um enxoval totalmente neutro, opções não faltam. Mas eu, no alto da minha imensa curiosidade e ansiedade, quis saber o mais cedo possível! Obviamente, ninguém aqui nunca ouviu falar em exame de sexagem fetal.
- Parto normal aqui é padrão e cesárea é emergência. Durante o curso pré-natal a instrutora até citou os números alarmantes de cesárea no Brasil como exemplo, e a turma soltou um "ohhhh" de susto. As mulheres têm muito medo de precisar passar por uma cesárea.
- Parto humanizado também é acessível para qualquer mulher. É possível ter o bebê nas casas de parto, com a assistência de uma doula (midwife ou sage-femme) e mesmo no hospital, com o plano de parto, a mulher escolhe as intervenções que quer e a posição que deseja parir. Só para constar, episiotomia aqui também é exceção.
- Você vai ter o mesmo obstetra te acompanhando durante todo o pré-natal, mas na hora do parto, quem vai estar lá vai ser o médico que estiver de plantão. Ele vai estar consciente do seu histórico e provavelmente será da mesma equipe do seu médico, mas não será necessariamente o seu. Perceberam porque parto normal é regra?
- O Calendário de vacinação também é diferente e a primeira vacina é dada somente aos dois meses, pelo pediatra ou em um CLSC. Algumas vacinas são dadas somente na rede particular, como a do Rotavírus, por exemplo. Para comparar, o calendário brasileiro está aqui.
- No geral o atendimento pré-natal é impecável, mas para encontrar um pediatra os pais podem ter trabalho por conta da crise no sistema de saúde. Então tem que começar a pesquisar cedo.
- Aqui não tem nada de ecografias 3D, 4D ou sei lá mais o que (só pagando), a não ser que alguma condição médica do feto justifique o pedido. Aliás, em uma gestação normal, ecografias só umas duas no máximo.
- Muitas mães são adeptas das fraldas de pano. Não só pela questão ambiental, mas pelo custo mesmo. As da BumGenius fazem muito sucesso por aqui.
- Os artigos para bebês são infinitamente mais baratos que no Brasil e as opções são bastante variadas. Mas vejo muita buginganga então tem que separar o que é exagero. É preciso tomar cuidado para não sair comprando coisa demais e transformar a casa num eterno parque de diversões.
- Quando a família está toda junta, geralmente é o pai e não a mãe que carrega o bebê nos passeios. Lembro de ter observado o mesmo em alguns países na Europa e concordo totalmente!

Vejam, na maioria dos exemplos não estou dizendo que as coisas sejam melhores ou piores, são apenas diferenças culturais e no fim o resultado acaba sendo bem parecido: bebês fofos, saudáveis e felizes. À medida que for me lembrando de mais exemplos faço um update por aqui!


[imagem daqui]

Read more...

Boas vindas aos recém-chegados a Gatineau

>> 12 de novembro de 2010

A prefeitura de Gatineau organiza algumas vezes por ano dois tipos de eventos para os novos moradores da cidade. A proposta é apresentar os setores e serviços daqui e também informar sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Durante a francisação acabei participando dos dois e gostei muito da experiência:

- Tour de ônibus pela cidade
Neste passeio passamos pelos diversos setores de Gatineau usando um ônibus da STO. Além de conhecer um pouco mais sobre a estrutura e pontos turísticos da cidade, há uma visita ao novo Centro Esportivo, a uma delegacia de polícia, um Centro de Serviços e à prefeitura.
Próximos datas: 17/11/2010, 23/03/2011 e 11/05/2011 - De 8h30 às 15h

- Iniciação à vida local
Este evento envolve uma série de palestras na prefeitura (Mayson du citoyen, 25, Rue Laurier), que aqui assemelha-se a uma casa do cidadão mesmo. Lá tem biblioteca, galeria de arte, salas para eventos e até academia. Na primeira parte do dia são apresentados os serviços e orientações sobre o funcionamento da cidade e depois do almoço uma agente de polícia (Julie Durand) fala sobre prevenção de acidentes, proteção, segurança, leis e responsabilidades dos cidadãos.
Próximas datas: 08/12/2010, 09/02/2011, 13/04/2011 e 08/06/2011 - De 9h às 15h30

Para quem está chegando, as inscrições podem ser feitas até cinco dias antes de cada evento pelo telefone 819 243-2345 (ramal 2544). As vagas são limitadas. A participação é gratuita, e eles oferecem um almoço e lanche aos participantes.

Read more...

Momento cute do dia


Para uma pessoa que adora miniaturas como eu, foi difícil não ficar babando pelo trabalho da artista plástica Stéphanie Kilgast. Fiquei um tempão namorando as imagens do blog dela. Que fofura!

Read more...

Comendo em Gatineau e Ottawa

>> 11 de novembro de 2010

Eu já tinha comentado algumas vezes da nossa dificuldade de achar restaurantes preferidos por aqui. Bem, em parte porque fazíamos tudo correndo e comíamos onde dava, e em parte porque eu gosto de comidinhas menos industrializadas, com menos gordura e não tão apimentadas... Mas conversando com outros moradores que nos passaram algumas dicas e passeando com as mães, já temos alguns lugares para chamar de queridos:
- Scores: este é um restaurante com um menu bem canadense, mas com a diferença de que lá eu acho os pratos bem mais bem feitos e apetitosos. Traduza-se: menos gordura e pimenta. Eles contam também com um buffet de saladas e frutas que inclui duas sopas do dia. Dá para ficar só no buffet (amo!) ou acrescentar esse extra aos pratos por uns 3 dólares e alguma coisa. Aliás, o preço do resto do cardápio lá também é bastante convidativo.
- East Side Mario's: bastante comidinha italiana, mas com algumas opções de outros cantos do mundo. Já provamos o peixe, o filé à parmegiana, a pasta à bolonhesa. Tudo bem gostoso! Destaque para o pãozinho de alho servido como entrada: bem fresquinho e com um quê de pão francês. Ah, também tem um preço bom.
- Maison Chaloin: esta é uma pequena chocolateria francesa artesanal que tem também oferece cafés, crepes e pizzas. As sobremesas lá são de comer chorando de emoção de tão boas! Apesar de ser feito com trigo sarraceno, o crepe também é muito bom, mas ainda falta provar as pizzas. Lá o preço é um pouco mais salgado, mas vale a pena! Fica em Gatineau e recomendo a visita.
- Richtree: em uma mistura de padaria, mercado e restaurante, a proposta do Richtree é oferecer diferentes tipos de culinária separados por "ilhas". Assim, tem uma ilha de massas, pizzas, assados, cozinha asiática, sanduíches, sucos (naturais!), sobremesas e por aí vai. Tem um bom preço, tudo parece bem fresquinho e sempre saímos com alguma coisa da padaria (recomendo o bolo de banana com nozes). Em Ottawa fica no Rideau Centre.
- Booster Juice: esse não é um restaurante, mas sim uma casa de sucos e smoothies. Só que estou listando aqui porque eu simplesmente amo sucos naturais de frutas e é meio difícil passar só com os sucos industrializados de garrafa. Então mato minha vontade por lá!
- Laura Secord: quando saímos dos restaurantes e passamos para a parte de sobremesas, não tenho o que reclamar do Canadá, porque não faltam boas opções. Mas eu gosto muito do sorvete de lá, principalmente quando servido nas casquinhas artesanais. Delícia! Ah, a verdadeira Laura Secord teve um papel importante na história canadense. Tem uma estátua dela em frente ao Parlamento no Valiants Memorial em Ottawa.

Além desses, também recebemos boas recomendações do Pacini e do Red Lobster. Eu volto para contar nossas impressões quando passarmos por lá. Para quem não é de Gatineau ou Ottawa, a maioria desses restaurantes são de grandes redes espalhadas pelo Canadá inteiro, então a dica também é válida (os endereços estão nos links). Aliás, se alguém tiver mais boas indicações, pode por favor deixar aí nos comentários?

Read more...

De volta!

- As mães voltaram para o Brasil e chegaram lá ontem. A casa ficou tão vazia! Até a Pucca ficou meio blues e nem queria saber de brincar... Foram dias bem intensos, passeamos bastante e nossa pequenina ganhou um monte de presentes! Obrigada vovós!
- Falando em pequena, o enxoval dela está quase todo pronto. Ainda faltam detalhes, principalmente para o inverno, já que além da minha falta de experiência com bebês, não entendo nada de inverno canadense também! Mas graças a algumas pesquisas vou descobrindo como vestir e transportar bebês no meio da neve.
- Começamos o curso pré-natal e estou gostando bastante da quandidade de informações recebidas. Até agora não tenho o que reclamar do atendimento pré-natal e pelo menos fico mais tranquila com essa parte. Agora, percebo que, como um reflexo do sistema de saúde daqui, eles são bem econômicos com algumas coisas como ecografias, por exemplo. Nada de ficar fazendo exames para ver tudo do bebê a cada mês ou dois... A não ser que você pague por isso.
- Como saldos das andanças por Ottawa e Gatineau com as avós, pude conhecer melhor a região e agora temos até alguns restaurantes preferidos. Comento melhor sobre isso no post seguinte.
- Nesses meses que faltam para o fim da gestação, vou tentar aproveitar este momento mãe... Eu parei para pensar e acho que desde que comecei a estudar, nunca fiquei parada, mesmo nos períodos de greve da faculdade. Acho que vai ser estranho não estar trabalhando ou estudando, mas vou tentar descansar, arrumar o quartinho, ler bastante e me preparar para o parto!
- Eu não gosto muito de publicar fotos no blog por conta da privacidade e por timidez mesmo, mas a pedido do Jhon aí vai uma foto da barriga de alguns dias atrás. Mal posso esperar para conhecer o rostinho da nossa bonequinha!

Read more...

Fim da francisação

>> 2 de novembro de 2010

Na semana passada chegaram ao fim minhas aulas na francisação. Como já caí no curso três, este era o último nível de curso em tempo total oferecido pelo MICC gratuitamente para imigrantes. Para os que desejarem ainda é possível continuar na Francisation en Ligne (curso à distância). Os professores comentaram que a partir de agora o MICC também deve oferecer um curso escrito e um de conversação em tempo parcial (já que essas opções em tempo total foram canceladas no ano passado se não me engano). Além disso é possível procurar outras opções (pagas), como os cursos da UQO, ou de associações de apoio a imigrantes. O Emploi Québec pode pagar ou financiar parte desses cursos dependendo do perfil de cada um. No meu caso, com a gravidez se adiantando eu devo continuar nas aulas online até o nascimento da pequena.

Para imigrantes que estão por chegar, é importante dizer que os três módulos da francisação não te garantem um francês fluente, e pelo que vi, a qualidade do curso está diretamente ligada à qualidade do professor. Mas na minha avaliação o curso ajuda bastante na compreensão do francês québécois e da realidade local, e o MICC ainda oferece uma ajuda de custo, atualmente no valor de 437$  por mês.

Conforme me explicou um dos professores, no final do terceiro módulo, é esperado que o aluno alcance um certo nível do domínio do idioma:
- Interação oral: de 1 a 12 é esperado um nível 8, o que significa autonomia na comunicação.
- Produção escrita: de 1 a 12 espera-se um nível 6, em que a pessoa é capaz de descrever, contar um fato e resumir uma situação em um texto com estrutura e organização.
- Compreensão escrita: de 1 a 12 espera-se um nível 7, que significa que o aluno é capaz de ler jornais e alguns textos literários.

Deu para perceber que o curso foca mais naquilo que o imigrante mais precisa inicialmente que é a comunicação oral. Claro que depois de três meses aqui nos comunicamos com muito mais tranquilidade, mas para mim falar bem e escrever mais ou menos não é suficiente. É por isso que mais para frente eu quero fazer um curso de francês escrito.

Bem, mais uma etapa cumprida... Vou sentir saudade da turminha do curso e dos professores, mas agora é hora de outros desafios!

Read more...

Calendário do mês ::::: Novembro

Aí vai uma sugestão para desktop calendar em novembro... Tudo bem que hoje já é dia 2 e as folhas do outono aqui já foram embora, mas ainda assim está tão charmoso! Download disponível aqui.
----
Depois de dias de muitas andanças conosco em Gatineau, Ottawa e até Niagara Falls, as mães fizeram uma rápida passagem pelos EUA e voltaram hoje. Ainda temos mais uns dias para aproveitar a companhia da família, mas vou deixar uns posts programados para o blog não ficar abandonado!

Read more...

Primeira neve em Gatineau

>> 31 de outubro de 2010

Eu nunca tinha visto neve na vida. Imaginem a minha emoção quando vi que hoje está realmente nevando lá fora! Não é exatamente a primeira neve de Gatineau, na semana passada já tinham caído uns flurries, daqueles que derretem assim que tocam o chão. Mas agora está nevando para valer e eu e o marido já fomos experimentar a novidade pela primeira vez. Tudo é novidade... A sensação dos pés amassando o gelo, a textura, o silêncio, o espetáculo branquinho... Muito legal e inesquecível! Hoje nós nos demos o direito de parecermos realmente caipiras lá na rua, algo meio como quem vê o mar pela primeira vez... E valeu muito à pena! A primeira neve!
E para não acharem que estou exagerando, aí vão algumas fotos!

Banquinho em frente de casa

Nossa rua

Pinheirinho aqui da rua

Read more...

As avós chegaram!

>> 19 de outubro de 2010

Post rápido só para contar que meu sumiço tem justificativa: minha mãe e minha sogra chegaram para nos visitar e estamos aproveitando ao máximo a estadia das duas por aqui. Vou postanto a medida que der, mas devo ficar meio ausente do mundo dos blogs pelas próximas semanas.
Cenas dos próximos capítulos: carteira de motorista no Québec!

Read more...

Coisas do Canadá

>> 11 de outubro de 2010

- Acho as propagandas de medicamentos aqui muito engraçadas... Começam sempre do mesmo jeito: Você tem esse problema? Corta para um clima de gente feliz, saudável e uma voz suave falando de todos os benefícios do remédio x. Depois de listar as maravilhas em dez segundos, a voz suave segue no mesmo tom feliz falando das contra-indicações e efeitos colaterais. As imagens felizes não mudam, mas lista é uma tragédia sem fim! Vejam o exemplo do "Progenitorivox":


- O frio ainda nem chegou para valer mas já estamos sentindo o efeito na pele... Literalmente. Aqui todo mundo precisa usar hidratantes poderosos, porque as baixas temperaturas maltratam bastante o rosto, mãos e lábios. Um dia desses fomos em uma loja que gosto muito, a The Body Shop (algo entre Natura e O Boticário) e aproveitamos para perguntar se tinha algo bem forte para resolver o problema da pele de lixa ressecada. Eis que a vendedora nos indica a solução definitiva: um creme para mãos feito à base de... Maconha! Apesar do marido ter achado a escolha da matéria prima um tanto divertida, compramos, e admito que até agora o material tem dado conta do recado...

- Fomos conhecer uma churrascaria aqui em Gatineau chamada Ekko de Brasil. Já sabia que o dono era não era brasileiro e fui curiosa para ver como um restaurante canadense retrataria a terrinha. A experiência foi no mínimo divertida. O esquema é de rodízio, com algumas poucas opções no espeto, mas incluindo a famosa picanha. A pessoa que nos atendeu veio nos explicar o que era aquele monte de carne circulando pelo salão em pedaços "enormes" e apresenta o drink oficial da casa: a "caepiranha", feita de uma bebida brasileira chamada "catchaka". O marido avisou que era brasileiro e acabou que perdi o resto das explicações... Mas a comida estava boa, o restaurante tem um ambiente bem legal e eu ri muito das "brasileiras", muito talentosas por sinal, que faziam mini apresentações de tempos em tempos vestidas de Carmem Miranda. Para sobremesa, abacaxi assado com açúcar e canela. Delícia! 
Resumindo: restaurante aprovado, só não recomendo para quem está procurando uma churrascaria brasileira de verdade. Aqui tem um review do restaurante feito pelo jornal local Le Droit, falando sobre a "inovação" do serviço do restaurante.

Read more...

Momento cute do dia

Happy Thanksgiving! / Bonne Fête de l'Action de grâces!

Este ano certamente temos muitos motivos para agradecer!
Senhor Deus, obrigada por tantas bençãos recebidas...

[imagem daqui]

Read more...

La Trappe à Fromage

>> 4 de outubro de 2010












Hoje fomos conhecer uma fromagerie (casa de queijos e outras delícias) aqui em Gatineau chamada La Trappe à Fromage. Eu e o marido somos meio viciados em queijos e lá no Brasil já tinha feito uma pesquisa por lugares desse tipo por aqui. Sei que o Québec tem uma tradição em produzir bons queijos e frequentemente ganha prêmios internacionais, mas não imaginava que ia ficar tão satisfeita! Os queijos são produzidos localmente, com materiais frescos e há bastante variedade. Lá compramos algumas amostras e, segundo o marido o destaque ficou para um queijo chamado Riopelle de l'Isle, tradicional aqui na região. Este infelizmente não provei por conta da gravidez, já que ele é produzido com queijo não pasteurizado. Mas não fiquei nem um pouco triste, porque saí de lá com uma alternativa simples, mas não menos deliciosa: um vidro de doce de leite argentino e um queijinho fresco (frais blanc) que é algo entre o queijo minas e o queijo coalho. Uma excelente combinação!

Para quem qusier mais sobre os queijos do Québec, indico esta fonte oficial.
---
Imagem daqui

Read more...

Ça m'a fait sourire



Tirado do excelente Learn Something Everyday

Read more...

Calendário do mês ::::: Outubro

>> 1 de outubro de 2010


Foram tantas emoções nos últimos meses que a tag calendário do mês acabou ficando totalmente desatualizada. Mas este mês estou de volta e escolhi este layout fofinho em homenagem ao mês que completo mais um aniversário que casamento... Si romantique!

O download está disponível aqui (número 8) e lá também tem outras opções igualmente interessantes!

Read more...

1 ano de blog!

>> 30 de setembro de 2010


Este blog nasceu há exatamente um ano atrás, com o objetivo de relatar minhas impressões sobre uma fase única que estava começando na nossa família, o nosso processo de imigração. Eu também queria um espaço pessoal para arquivar e organizar minhas pesquisas sobre o Canadá e compartilhar o que mais me desse na telha. No começo não sabia muito bem no que isso ia dar, mas o melhor presente que ganhei foi a oportunidade de não apenas escrever, mas de conhecer alguns bons amigos. Só isso já teria feito com que esse projeto valesse a pena, mas o espaço cresceu muito mais do que eu poderia imaginar: foram quase 300 posts, mais de 22 mil visitas e uns 250 assinantes. Acho que até aqui o propósito deste blog não mudou muito. Para deixar o espaço organizado, criei categorias bem específicas: sobre imigração, sobre as fofurices que encontro pela web (adoro!), sobre Canadá e Gatineau, sobre idiomas e por aí vai. Mas, se por um lado a temática do blog continuou mais ou menos a mesma, muita coisa aconteceu conosco neste período. Neste um ano nosso processo de imigração foi finalizado, nós deixamos nossa vida como conhecíamos no Brasil, viemos para o Canadá, e, a principal mudança de todas, eu engravidei e agora seremos pais pela primeira vez. Foi um ano e tanto, mas eu sei que muito mais está por vir. Cada dia aqui tem sido um aprendizado e ainda estamos engatinhando na nossa adaptação por essas bandas. Além disso, nossa pequenina está chegando em mais alguns meses e sei que em breve nossas vidas serão transformadas para sempre. Então, que venha o próximo ano de blog, com todas as mudanças e surpresas inevitáveis pelo caminho!
[imagem daqui]

Read more...

Publisac

>> 29 de setembro de 2010

Eu já me mudei para o Canadá sabendo que aqui é preciso ficar de olho nas promoções. Alguns produtos tem muita variação de preço, outros tem o preço meio tabelado, mas o fato é que eventualmente, algum dia, aquele produto que você quer vai entrar em promoção. Os canadenses já aprenderam faz tempo e sabem aproveitar as ofertas para fazer o dinheiro render. Então é por isso que aqui vale a pena ficar de olho em sites como o Bargain Moose, e outros que já tinha comentado aqui. Mas quando nos mudamos, eu comecei a reparar que todos as casas recebiam de uma a duas vezes por semana o Publisac, que é um conjunto de flyers das principais lojas da região. Só que aqui ninguém nunca deixava nada... Daí decidi ligar lá e foi só fazer um cadastro rapidinho e estava tudo resolvido. Essa semana já recebemos o primeiro pacote na nossa porta e já valeu a pena para planejar o supermercado do final de semana, por exemplo. Sei que para alguns pode parecer uma besteira receber propaganda em casa mas ajuda muito no planejamento saber onde comprar o quê. Fica a dica!

Read more...

It's a girl! / C'est une fille!

>> 24 de setembro de 2010

Ontem fizemos uma ecografia e nossas suspeitas se confirmaram... Vem aí uma menininha! Pelo exame ela está bem e em perfeita saúde. Estamos muito felizes e a cada dia que passa o nosso amor pela nossa pequenina só aumenta!
---
Para não deixar de passar informações sobre o sistema de saúde: este exame deveria ter sido feito no Hospital de Gatineau. Como lá não tinham vagas na radiologia para os próximos dias, fui encaminhada para uma clínica particular que fez o exame (pago pelo governo, obviamente). Ressalto que ainda estamos no período de carência para a RAMQ e portanto ainda não estamos cobertos pelo sistema de saúde daqui. Todo o atendimento que venho tendo é por conta da exceção que eles fazem para gestantes. Para saber mais sobre a Assurance Maladie no Québec, está tudo aqui.
---
CLSC de Gatineau oferece alguns cursos gratuitos para os pais durante o pré-natal. O primeiro é sobre alimentação na gestação, mas há também sobre amamentação e trabalho de parto, por exemplo. Nos CLSC também é possível retirar o guia Mieux Vivre Avec Notre Enfant, uma publicação com muitas informações sobre o período da gravidez até o segundo ano de vida da criança. Para quem quiser saber mais, eu já tinha falado brevemente sobre este material aqui, e lá coloquei o link para downlod do pdf (em inglês e francês).
---
Hoje completamos dois meses de Canadá. Parece que o tempo passou devagar e rápido ao mesmo tempo. Devagar porque temos a sensação de que estamos aqui há muito mais tempo, já que esses dias de recém-chegados foram uma verdadeira montanha-russa. E rápido porque não acredito que já fazem dois meses que partimos do Brasil!
---
Imagem: esse sapatinho fofo é daqui.

Read more...

Dentro das malas da mudança

>> 22 de setembro de 2010

Como qualquer imigrante, nós passamos um bom tempo pensando no que trazer na mala e no que deixar no Brasil ou vender no Garage Sale. Bem, aí vai um resumo do que acho que valeu a pena e do que não nos fez falta. Boa parte da minha avaliação aí embaixo está baseada em dois pontos:

1. Sim, aqui tem tudo e teoricamente não seria preciso trazer nada, mas os itens listados abaixo poupam a dor de cabeça de ficar escolhendo e avaliando as melhores opções em uma época que com certeza você vai ter muito mais o que fazer.
2. O dinheiro escorre pelo ralo nos primeiros meses, e trazendo algumas coisas já dá para evitar alguns gastos que podem ser desnecessários.

- Pelo menos um jogo de roupas de cama e banho: sim, aqui tem, lógico, mas quando nos mudamos para a casa nova há simplesmente tudo para arrumar. Então ter pelo menos um jogo de cama e de toalhas que você sabe que gosta traz o mínimo de conforto e evita ter que sair para comprar.
- Itens de higiene pessoal das marcas que você já usa: chegar cansado depois de mais de 10 horas de viagem e ainda ter que achar uma farmácia para comprar shampoo, sabonete e hidratante para tomar banho... Não, né? Sem falar que vai levar um tempo até descobrir quais as marcas que gosta para cada coisa, já que nem tudo é igual. Claro que isso faz parte do show, mas, mais uma vez, nos primeiros dias é muita informação de uma vez só, então melhor simplificar.
- Presentes ou artigos do coração: isso é bem pessoal, mas eu acho que vale a pena trazer algumas coisas de valor sentimental ou que você acha que deixam seu cantinho com cara de seu. Claro que é preciso limitar a quantidade, mas nós escolhemos algumas coisinhas que compramos na nossa lua de mel, presentinhos de pessoas muito queridas, e alguns artigos das nossas viagens que nos lembram da nossa história.
- Livros em português: tem alguns livros que vai ser difícil comprar aqui... Então melhor separar os favoritos. Podem ser um problema porque pesam muito, por isso, nas nossas malas vieram pouquíssimos, mas deixamos vários na casa da minha sogra para trazermos de lá na nossa próxima visita, ou para ela trazer quando vier nos visitar.
- Guarda-chuva e mochila: chove bastante aqui em Gatineau e no começo, para providenciar todos os documentos, anda-se bastante à pé com pasta, garrafa de água e uma porção de documentos... A mochila facilita muito a vida.
- Notebook e máquina fotográfica: aqui é bem barato, mas, mais uma vez, para que gastar dinheiro com isso se você já tem? Não vale a pena vender a preço de banana no Brasil para depois ter que gastar aqui. E com certeza serão bastante úteis. Aproveite a máquina fotográfica para tirar uma foto de todos os documentos que trouxer do Brasil e dos que tirar quando chegar aqui e grave em local seguro. É bom ter esses dados para referências futuras ou no caso de alguma emergência. Só não recomendo fazer isso com o SIN, porque é bem confidencial.
- Adaptador universal para tomada: dá para comprar até no freeshop. Se deixar para comprar aqui, o preço é em média uns 10 dólares. O modelo de plug e tomada canadense é esse aqui.
- Para as mulheres que precisam, kit manicure. Aqui tem uma variedade imensa de esmaltes, mais caros que no Brasil, é verdade, mas mesmo assim não é preciso trazer muitos. Também tem acetona, mas alicate é mais complicado e o algodão é meio estranho. Vale a pena trazer um kit pequeno para manter as mãos em ordem. Duro é só achar tempo para isso na correria que é o começo de vida aqui!
- Pequenos artigos de cozinha de uso diário: aqui no Canadá eletrônicos são muito baratos, mas bons itens de casa e cozinha não. Eu me arrependi de ter vendido algumas coisas que poderiam caber na mala, porque até que dá para comprar quase tudo bem barato no Dollarama ou no Wal-Mart, mas vale o quanto se paga. Para ter coisas com boa qualidade o preço é bem mais alto.
- Farmacinha: aqui há alguns medicamentos que são vendidos livremente sem receita, como analgésicos, vitaminas, antiinflamatórios e anti-histamínicos, mas o restante, só com consulta médica, inclusive anticoncepcional. Então, se já tem algum medicamento de uso contínuo ou algo que foi prescrito por algum médico aí, é bom trazer.

- O que acho que não vale a pena trazer: roupas em excesso, já que são bem baratas por aqui, artigos de papelaria e muita coisa de maquiagem (aqui é o paraíso).

Que eu esteja me lembrando agora é isso... Qualquer coisa volto depois para fazer um update. Está tarde aqui e amanhã tem aula, então é hora de ir para a cama!

Read more...

Compras imaginárias

>> 21 de setembro de 2010

Passeando por este blog, achei este colar feito com flores de papel texturizado... Um sonho! Aliás, o Allthingspaper vale muito a pena uma visita... Tudo lindo!

Read more...

Notícias Aleatórias

>> 15 de setembro de 2010

- O outono começa a dar as caras por aqui. As árvores parecem pintadas a mão e eu fico babando... Lindo demais! Mas, com isso a temperatura cai um pouco e acho que já não teremos mais nada acima dos 18 graus daqui para frente. Ontem na sala um dos alunos comentou que esse ano a primeira neve cai já em outubro! Como não tenho fontes oficiais, optei por ignorar a informação, porque ainda não descobri como uma grávida pode se vestir graciosamente no inverno com aqueles casacões sem ficar parecendo um iglu ambulante...

- Acabo de voltar de um tour pela cidade que fizemos com a turma da francisação. O passeio rende um post futuro, mas posso adiantar que valeu muito a pena e foi muito bom conhecer melhor as regiões de Gatineau.

- Ontem comecei o pilates que estou fazendo com a Carte Accès Gatineau. Em mais alguns dias começo a hidroginástica para gestantes e com isso fecho o meu pacote de mommy fitness. Aqui tem muitas opções bem baratas para esportes e atividades físicas, então só fica parado quem quer!

- Por falar em gravidez, a gestação segue bem e os enjôos chegaram mesmo ao fim. O nenem mexe o tempo todo e agora é fase de curtir a barriga e me preparar para a chegada do bebê. De vez em quando bate um pânico por não estar trabalhando e nem procurando emprego aqui, mas estou tentando entender que essa é minha fase mãe e vou ter que adiar os planos profissionais por um tempo.

- Peço desculpas porque estou super atrasada com a resposta de alguns comentários, mas apesar de quase dois meses aqui, ainda não entrei totalmente em uma rotina. Quando tenho tempo prefiro checar os emails, o reader e postar alguma coisa no blog... Por isso, se for algo urgente, acho que o melhor é mandar um email: patitando arroba gmail ponto com.

- O post da Fernanda me lembrou que no fim do mês o blog também fará um ano. Uau! Quanta coisa aconteceu em tão pouco tempo! Uma coisa que percebi neste período é que depois que nos mudamos os posts estão mudando também: menos pesquisas e mais impressões pessoais por aqui. Natural né? Eu nunca tive a pretensão de fazer deste espaço algo exclusivo sobre imigração, e aos poucos os interesses vão mudando...

- Nossos cartões de residência permanente chegaram nessa semana. Que bom! Agora falta chegar a carta do seguro saúde e conseguirmos tirar a carteira de motorista.

- Nessa viagem que fizemos no final de semana conhecemos alguns brasileiros que estão no Canadá entre 6 e 15 anos. Foi muito interessante conversar com cada um deles e ouvir a visão sobre o país e sobre o Brasil. Para nós que acabamos de chegar foi como que um renovo e deu para ver que depois de um tempo há um retorno para tanto investimento. E assim vamos indo, um dia de cada vez!

Read more...

Momento cute do dia

Aparentemente só eu não conhecia essa música tão fofinha do Coeur de Pirate. Mas não podia deixar de publicar aqui... Linda!



O nome é Comme des enfants e o clipe oficial é este aqui (sem a letra).

Read more...

Impressões sobre Gatineau

>> 9 de setembro de 2010

Não são muitos imigrantes brasileiros que escolhem a cidade de Gatineau como opção em Québec e por isso não há muitas opiniões sobre a cidade. No ano passado, quando intensificamos nossas pesquisas sobre a região, eu publiquei este post com algumas informações e com a visão de quem ainda não tinha colocado os pés aqui. O que escrevi não estava errado, mas acho que agora já posso acrescentar mais algumas impressões a partir do lado de cá.

Clima: por enquanto só posso falar do verão e do quase outono. Aqui chove bastante (eu venho de Brasília que está a mais de 100 dias sem chuva) e o clima é bastante úmido. Como há muitos parques e lagos, a impressão que tenho é que respira-se muito melhor. Deixo minhas impressões sobre o inverno no post de um ano de Canadá.

Emprego: Gatineau é conhecida como uma cidade de funcionários do governo (municipal, provincial ou federal). Também é fato que muita gente mora aqui mas trabalha em Ottawa. Eu vejo as duas coisas. Vejo québecoises que mal falam inglês e trabalham aqui mesmo na cidade, e vejo gente que cruza a ponte todos os dias. As duas cidades são separadas pelo rio Outaouais, que é belíssimo, por sinal. Então distância não é muito problema, principalmente para quem mora em Hull. Por outro lado, Gatineau é completamente independente de Ottawa. Tem uma estrutura própria e bem completa, então, para quem ama o francês, não há necessidade de ir para o outro lado do rio se não quiser. Mas, para nós, a proximidade com Ottawa é uma imensa vantagem.

O governo municipal tem um ambicioso projeto de trazer 2750 novas empresas para a cidade nos próximos quatro anos para promover mais empregos e transformar a região em um grande centro de negócios. O tempo dirá se essa meta poderá ser alcançada, mas acho interessante notar que a gestão está preocupada em mudar a imagem da cidade e fortalecer a economia local. Aqui tem uma matéria do Le Droit (jornal local) sobre o assunto.

Lazer: acho o calendário cultural aqui bem intenso. Tem sempre alguma coisa acontecendo na cidade e muitas atividades voltadas principalmentepara famílias, mas para quem mora em São Paulo, por exemplo, com certeza vai achar a cidade muito pacata. Como há muitos parques e lagos, a região também é uma boa opção para os amantes da natureza. Pelo pouco que conheci do comércio até agora, eu prefiro o lado de Ottawa. Aqui não há shopping centers como os que vemos no Brasil, mas acho que lá há mais variedade e às vezes até melhores preços. Cinema há vários e alguns tem a opção de filmes em inglês. O resto é dublado em francês e em raras opções, com legendas. Sobre restaurantes ainda estamos sofrendo... Gostávamos muito de conhecer cantinhos legais para comer no Brasil, mas no geral ainda não gostamos muito do tipo de comida que tem aqui. Mas como ainda não tivemos muito tempo para sair e descobrir novos lugares, ainda não posso dizer com certeza que aqui seja um caso perdido.

Trânsito: Gatineau é formada a partir da união de cinco antigas cidades e por conta disso tudo é bastante espalhado de um setor para o outro. No geral o trânsito é muito tranquilo, mas nos horários de pico (8h-9h e 15h30 / 17h) alguns pontos ficam engarrafados. Também tenho notado que as regiões tem características próprias. Por exemplo, no setor de Gatineau fala se muito menos inglês que em Hull ou Aylmer, por exemplo.

Custo de vida: com certeza o custo de vida em Gatineau é mais baixo que Ottawa ou Montréal, por exemplo. O aluguel é mais barato, o preço da gasolina também. Sobre supermercado, algumas coisas são mais baratas e outras são mais caras que no Brasil. Olhando aqui dá para ter uma noção dos preços.

Idioma: vou dizer o óbvio... Sem falar inglês ou francês a vida aqui fica muito mais complicada. No meu caso, ainda bem que vim com o inglês praticamente fluente. Assisto tv e filmes sem problemas, converso com qualquer pessoa e não tenho problemas em entender o que é dito mesmo com os sotaques de outros imigrantes. Claro que há alguns regionalismos e gírias e sempre é tempo de aumentar o vocabulário, mas pelo menos esse idioma veio garantido. O bom é que, mais uma vez, por conta da proximidade com Ottawa, muita gente fala os dois idiomas por aqui e quase sempre dá para usar o inglês quando o francês falha. Sobre o francês, na minha opinião, saí do Brasil com algo entre o intermediário e o avançado. Aqui é suficiente para muita coisa, mas isso é muito distante de uma fluência na língua, principalmente por conta do sotaque québécois. Quando conversamos com os quebecas eles dizem que o nosso francês é ótimo, mas eu sei que ainda está bem longe disso. Só agora começo a entender melhor os jovens falando na rua por exemplo. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente e para o meu francês chegar perto do meu inglês ainda falta um bocado.

Opinião geral: até agora, temos gostado muito daqui, mas vejam, ainda não conheço quase nada de Canadá então não tenho muitos parâmetros de comparação. Algumas regiões em Ottawa e Gatineau são lindíssimas, mas obviamente há partes feias nas duas cidades também. No geral acho os québécoises muito educados e solícitos e considero que fomos muito bem recebidos por aqui. Só que ainda estamos naquela fase de adaptação e isso leva tempo. Tudo ainda é muito recente e cada dia aprendemos um pouco mais para, pouco a pouco, irmos construindo nossa vida do lado de cá.

---
Amanhã vamos sair cedo para fazer uma viagem e provavelmente passaremos por Niagara Falls. Bom final de semana a todos e até segunda!

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte V)

>> 7 de setembro de 2010

Esta é a última parte da série do Guia de Appliances, que originalmente tinha sido publicada pela Ju no dia 10 de janeiro deste ano, sobre lavadoras e secadoras.

Para a Máquina de lavar roupas existem 2 tipos básicos: Top loading e front loading. Abaixo as vantagens e desvantagens de cada tipo:

Top Loading
É o modelo clássico, velho conhecido do Brasil. É o que tem a tampa na parte de cima da máquina. Geralmente é preferido por idosos que se opoem a tecnologia e acreditam piamente que é o modelo que lava melhor, mas não é.
Vantagens:
- É o modelo mais barato
- Apresenta problemas com frequência bem menor que uma front loading
- É possível adicionar roupas no meio do ciclo (No caso das front loading isso até é possível tb, mas geralmente só nos 10 primeiros minutos de funcionamento da máquina)
- Manutenção mais barata e mais simples caso quebre
- Pode-se usar qualquer tipo de sabão em pó
- Durabilidade maior.

Desvantagens:
- Por ser considerado um modelo ultrapassado possui poucos features, e não tem grandes investimentos em termos de tecnologia e economia de energia.
- Gasta mais energia, mais água, mais sabão, mais amaciante e lava pior que uma front loading.
- Foi comprovado que quando lavadas por esse tipo de máquina as roupas tem durabilidade menor e cores mais desgastadas do que se lavadas em uma front loading.
- Costuma ser mais barulhenta que a maioria das front loading e por vibrar demais não é um modelo recomendado para se colocar numa lavanderia localizada no segundo ou primeiro andar de uma casa (como várias construções novas por aqui já tem), pois com o passar dos anos pode até causar danos na estrutura da casa. É o tipo de máquina pra se ter no basement.

Marcas boas: Whirlpool e Maytag
Marcas não recomendadas: Rooper e GE

Front Loading
É basicamente o tipo de máquina que possui a porta na frente da máquina. Tem tantos features que é o sonho de qualquer Amélia.
Vantagens
- Lava melhor e desgasta menos as roupas do que uma top-loading.
- Gasta menos energia, menos água, menos sabão em pó e menos amaciante.
- A maioria dos modelos é bem mais silencioso que uma top loading.
- Features, features e mais features. A maioria dos modelos já vem com modos de lavagem específico para cada tipo de roupa, basta girar o botão e escolher. Nos modelos mais recentes da Samsung vc encontra Silver care, basicamente mata 99% das bactérias usando água fria o que reduz e muito o gasto de energia pra quem usa com frequência tb não agride tanto as roupas, já que o modo tradicional praticamente ferve as roupas dentro da máquina. Pode parecer exagero, mas para quem tem criança pequena é bem útil, já que vc precisa desinfetar as roupinhas com vômito ou até com xixi e cocô que vazaram da fralda, se vc não desinfetar lavando a roupa em temperatura alta ou com silver care as bactérias continuam se proliferando no meio do tecido e podem causar doenças.
- A maioria dos modelos possuem aparatos para que a secadora possa ser colocada em cima da máquina de lavar roupa, uma boa ajuda pra quem tem pouco espaço.
- Ao contrário do que muita gente pensa, é possível deixar a roupa de molho dentro dessas máquinas, a maiora tem essa opção.
- É a melhor escolha pra quem tem lavanderia que não fica no basement, para quem pretende colocar a máquina num andar que não seja o basement é melhor escolher os modelos da Samsung com VRT, que é a máquina mais silenciosa e com menos vibração. LG e Whirlpool tb são recomendadas.
Desvantagens
- É o tipo de eletrodoméstico que mais dá problemas. Segundo os dados do Future Shop, 53% das pessoas que compram a garantia extendida para esse tipo de máquina precisa de assistência técnica.
- É o modelo mais caro.
- Assistência técnica é bem cara, por isso é altamente recomendável que se compre a garantia extendida.
- A máquina pode ficar com cheiro ruim depois de um tempo, mas isso pode ser facilmente evitado. Existem pastilhas Affresh, é só usar uma vez por mês com a máquina vazia em um ciclo de curta duração, assim a máquina fica limpinha e não adquire mau cheiro depois de alguns anos de uso. Tb é bom dar uma limpada com a mão mesmo por dentro da borracha que fica na abertura da máquina.
- Para que a lavagem seja superior é necessário comprar um sabão diferente, o sabão em pó comum pode danificar algumas máquinas além de deixar resíduos na roupa quando utilizado por essas máquinas. O melhor é utilizar o detergente líquido mesmo. Se a sua máquina possuir o selo HE (High Efficient), que geralmente fica próximo da gavetinha onde se coloca o sabão e o amaciante, vc deve usar detergentes com o mesmo selo, isso melhora consideravelmente a lavagem. Eu já testei alguns e meu eleito preferido é o Gain de Apple Tango, compro o detergente e o amaciante, acho que lava um pouco melhor que o Tide e deixa a roupa muito cheirosa! Chega até a espalhar o cheiro pela casa depois que eu lavo roupa! Adoro! Mas é claro que esse tipo de sabão é mais caro que o sabão comum.
- A manutenção é bem complicada, já tive clientes que se recusaram a comprar esse tipo de máquina pq diziam que com top loading eles próprios arrumavam quando quebrava.

Marcas boas: Samsung, LG,Whirlpool e Maytag

Marcas não recomendadas: GE (com exceção da linha Profile, mas mesmo assim as outras marcas tem custo-benefício melhor)
O que considerar na hora de comprar uma máquina nova:
- O local onde a máquina será colocada. Caso seja no basement qualquer máquina serve, se for em outros andares é melhor considerar uma front loading que não vibre muito para evitar danos na estrutura da casa daqui a uns anos.
- O tamanho da família. Se vc lava muita roupa e tem crianças certamente precisará de uma máquina com capacidade maior e features como Silver Care para desinfetar as roupas. Caso seja para um casal é possível considerar uma máquina com capacidade menor, maaaaas se vc tem uma cama king size e pretende lavar edredon na máquina, já adianto que não vai caber em uma muito pequena. Ah, só pra informar, já lavei edredon brasileiro mais de uma vez na máquina e deixei secar na secadora e ficou exatamente do mesmo jeito, no Brasil quando eu lava e pendurava no varal nunca ficava igual novo, sempre ficava meio pesado, na minha máquina aqui fica exatamente igual e bem cheiroso.
- Para quem tem problemas de coluna e usa a máquina com frequência, vale a pena considerar o pedestal (aquele gavetão que fica embaixo da máquina na loja), ele não serve apenas como storage, serve tb pra deixar a máquina e a secadora mais altas e evitar que vc precise se abaixar muito. Mas o preço é bem salgado, por volta de Ca$200.00. Cada um! Se vc quiser muito chore para o vendedor, quase ninguém compra o pedestal, tanto que o gerente deixava a gente vender pedestal a preço de custo só pra ser vendido, o preço de custo sai por volta de Ca$150.00.
- Features. Antes de ir até a loja, vale a pena pesquisar online pra ver o que vc precisa realmente e o que nunca vai usar.
- Espaço disponível. O tamanho externo não costuma variar muito, mas mesmo assim é importante medir o espaço e a máquina que vc tem interesse. Caso o espaço seja pequeno é bom considerar colocar a secadora em cima da máquina de lavar. É bom ficar atento tb a posição da gavetinha de amaciante e detergente, pois alguns espaços acabam limitando a abertura dessa gavetinha, e com isso a máquina se torna inutil, já vi bastante devolução por parte disso. É importante ver o espaço pra abertura da porta da máquina de lavar e da secadora.

Secadora
Pra secadora não tem muito segredo, já que o mais provável é que vc compre a secadora que faça par com a sua máquina de lavar. O único modelo diferente, mas que é bem difícil de ser encontrado é a secadora a gas que acaba gastando bem menos energia, mas a escolha de modelos é tão pequena pelo fato de muitas lavanderias não terem a conexão de gas, que até desanima. É bom ficar atento nos features, existem secadora com steam, que são bem mais caras. O steam serve pra dar um "refresh" nas roupas que exigem lavagem a seco, prolongando um pouco o tempo de uso antes de levar a peça pra lavanderia, tb ajuda a soltar o amassado das roupas. Outro feature bacana que tem nos modelos mais modernos é um tipo de sensor que desliga a máquina automaticamente quando a roupa está seca. Existem outros que tb ajudam a roupa a não ficar tão amassada. E vale lembrar que quanto maior a secadora e quanto menos roupa vc coloca dentro, menos a roupa amassa.
Acho que é isso! Caso eu lembre de alguma coisa eu vou adicionando. Caso alguém tenha alguma pergunta é só deixar nos comentários que eu respondo aqui no post mesmo."

Read more...

Freebie ::::: Papéis de carta vintage

>> 6 de setembro de 2010


Achei a ideia genial. São papéis de carta vintage, criados pela Amy Moss, do EatDrinkChic. A sugestão é de usá-los em casamentos, para recados para os noivos, mas eu já pensei em várias outras utilidades, ainda mais com a nova impressora à laser que acabamos de comprar por uma pechincha #tirandoonda. Os pdfs, gratuitos para uso não comercial, estão aqui.

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte IV)

Este é o penúltimo post da série de guia de eletrodomésticos que a Ju gentilmente cedeu para publicar aqui. Neste, do dia 23 de abril o assunto é lava-louças. Para entender melhor o que é essa série de posts, vale a pena dar uma olhada aqui.

"Ok. Voltando com o infinito guia de appliances que eu vou tentar acabar antes de começar a trabalhar senão acho que não acabo mais. Hoje o assunto é geladeira. Existem 4 tipos diferentes: French Doors (aquele que possui duas portas para a geladeira e uma porta ou gaveta embaixo para o freezer), Side by Side (o freezer fica ao lado da geladeira, possui 2 portas), Bottom Mount Freezers (O freezer fica na parte de baixo da geladeira) e o mais comum no Brasil: Top Mount Freezer(aquele que tem o freezer na parte de cima). A diferença entre os modelos geralmente está na localização do freezer e nos tamanhos, que aliás são os mais variados. Ao contrário do fogão e da lava-louças que possuem tamanhos padrão para todas as marcas a geladeira vai ao infinito, tamanha é a diferença, aliás esse é o maior motivo de devolução de geladeiras, o sujeito chega na loja sem saber as medidas direito, acha que vai caber compra, vê que não cabe e devolve. Se você tem interesse em comprar algo open box essa é uma vantagem pra vc, pois geladeira open box é coisa que não falta em nenhuma loja, mas vale a pena examinar bem pra ver se não tem riscos ou marcas que ficarão a vista, coisa bem comum tb, afinal transportar geladeira é algo meio complicado e como a maioria fica bastante tempo "esquecida" na loja está sujeita a acidentes já que esta é constantemente mudada de posição.
PSP: é recomendável para todo os modelos, principalmente para aquelas que tem o controle de temperatura digital. Aliás mesmo o controle de temperatura analógico quebra que é uma beleza. Agora, se você pensa em comprar uma geladeira que tem filtro de água, daqueles que também fazem gelo e que você pega na porta da geladeira com ela fechada, é praticamente loucura não pagar pelo PSP, esse é o tipo de geladeira que mais dá problema, aliás acho que eu já comentei aqui que todos os eletrodomésticos que envolvem água tem mais problemas, né? Isso vale também para as geladeiras.
Marcas: Samsumg e KitchenAid são as marcas que possuem melhor qualidade e durabilidade. LG, Whirlpool e Frigidaire as duas últimas pertencem a Electrolux, mas dificilmente vc vai achar algo com essa marca, a Electrolux é dona de várias marcas, incluindo a Inglis que é a marca mais barata, porém você paga pelo o quê leva, um produto simples sem grandes tecnologias, porém de qualidade razoável. Ah, quase me esqueci, a LG tem uma fama bem ruim quando o assunto é geladeiras, o que gerou a má fama foi um único caso de uma geladeira que pegou fogo 7 anos atrás por um defeito de fábrica, a LG possui uma linha de geladeiras bem bacanas, mas se você pensa em comprar uma LG e não quer de jeito nenhum comprar o PSP é bom reconsiderar, dos muitos casos em que o cliente pagou pelo PSP e teve direito a um produto novo a grande maioria era da LG. Eu diria que são poucos os casos de problema com produtos LG, porém, quando isso acontece uma vez em 90% dos casos acontece a segunda e a terceira vez, até o cliente conseguir um eletrodoméstico novo, e esses cliente nunca pegam LG de novo. Ge é considerada a marca que vem atrás de todas as outras quando o assunto é geladeira. Mais uma vez fuja da marca Rooper!

Gasto com energia: A geladeira é o eletrodoméstico que mais gasta energia pois precisa estar ligada 24 horas por dia, então fique de olho no energy rate antes mesmo de comprar. É possível ver qual será o seu gasto anual com a geladeira, a maioria das lojas deixa o energy rate bem evidente, mas se não tiver, peça para o vendedor checar. Não existe um modelo específico que gaste mais ou menos energia, em geral as geladeiras maiores consomem mais energia por motivos óbvios.

Vamos aos modelos e aos prós e contras.

French Door
Prós
- É o modelo considerado mais moderno e o preferido daqueles que primam pelo design.
- Geralmente é o modelo que possui mais espaço para a parte da geladeira
- Se você usa mais a parte da geladeira do que a parte do freezer os alimentos ficarão mais a mão, vc não vai precisar abaixar pra pegar a salada lá na última gaveta por exemplo.
- Muitos modelos possuem opções de mudança de pratileiras e até mesmo pratileiras retráteis.
- O Freezer geralmente é maior que nos modelos Bottom Mount Freezer
- Pelo fato de ter duas portas que são mais curtas é indicado para cozinhas pequenas
- Recomendada para casais com filhos que precisem de espaço extra na parte da geladeira.

Contras
- O freezer na parte de baixo quando é de gaveta, algumas vezes possuem só grades e muitas gavetas são "vazadas", como consequência disso quase sempre quando vc abre acaba caindo um pouco de gelo no chão.
- Quando o Freezer possui porta no lugar de gavetas dificilmente consegue acomodar bem os alimentos.
- É o modelo mais caro.
- É um pouco mais largo, por isso se a cozinha for um pouco mais velha dificilmente conseguirá acomodar esse modelo.
Side by Side
Prós
- É o modelo que possui maior espaço para o Freezer, portanto ideal para quem compra congelados ou gosta de congelar alimentos.
- Possui portas menores, por isso também é recomendado para cozinhas mais apertadas.

Contras
- Possui menos espaço para a parte da geladeira, tendo prateleiras apertadas, muitas não conseguem acomodar por exemplo uma caixa de pizza.
- Apesar de o espaço do freezer ser maior que em certos modelos, pode haver certa dificuldade para acomodar alguns alimentos por não ser tão largo.

Bottom-Mount
- É parecido com o modelo mais comum no Brasil, a única diferença é que o freezer fica na parte de baixo. A desvantagem é a mesma do French Door, se o freezer tiver gaveta de grades ou vazado vai acabar caindo gelo no chão. Fora isso é praticamente a mesma coisa que o nosso velho conhecido. É considerado com espaço mais limitado que os modelos acima, e por causa disso as vezes não é recomendado para famílias grandes.

Top Mount
- Nosso velho conhecido. A única desvantagem é o tamanho que nem sempre é ideal para famílias grandes. Dentre todos os modelos é o mais barato.
Bom gente, acho que é isso, o mais importante no caso das geladeiras é medir não só altura, mas também largura e profundidade e estar atento para o consumo de energia. E se escolher um modelo com filtro de água lembre-se que é preciso ter uma linha de água para conectar a geladeira, e nesse caso é altamente recomendável que vc pague um pouco a mais pelo PSP.

Abraços,
Ju"

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP