Impressões sobre Gatineau

>> 9 de setembro de 2010

Não são muitos imigrantes brasileiros que escolhem a cidade de Gatineau como opção em Québec e por isso não há muitas opiniões sobre a cidade. No ano passado, quando intensificamos nossas pesquisas sobre a região, eu publiquei este post com algumas informações e com a visão de quem ainda não tinha colocado os pés aqui. O que escrevi não estava errado, mas acho que agora já posso acrescentar mais algumas impressões a partir do lado de cá.

Clima: por enquanto só posso falar do verão e do quase outono. Aqui chove bastante (eu venho de Brasília que está a mais de 100 dias sem chuva) e o clima é bastante úmido. Como há muitos parques e lagos, a impressão que tenho é que respira-se muito melhor. Deixo minhas impressões sobre o inverno no post de um ano de Canadá.

Emprego: Gatineau é conhecida como uma cidade de funcionários do governo (municipal, provincial ou federal). Também é fato que muita gente mora aqui mas trabalha em Ottawa. Eu vejo as duas coisas. Vejo québecoises que mal falam inglês e trabalham aqui mesmo na cidade, e vejo gente que cruza a ponte todos os dias. As duas cidades são separadas pelo rio Outaouais, que é belíssimo, por sinal. Então distância não é muito problema, principalmente para quem mora em Hull. Por outro lado, Gatineau é completamente independente de Ottawa. Tem uma estrutura própria e bem completa, então, para quem ama o francês, não há necessidade de ir para o outro lado do rio se não quiser. Mas, para nós, a proximidade com Ottawa é uma imensa vantagem.

O governo municipal tem um ambicioso projeto de trazer 2750 novas empresas para a cidade nos próximos quatro anos para promover mais empregos e transformar a região em um grande centro de negócios. O tempo dirá se essa meta poderá ser alcançada, mas acho interessante notar que a gestão está preocupada em mudar a imagem da cidade e fortalecer a economia local. Aqui tem uma matéria do Le Droit (jornal local) sobre o assunto.

Lazer: acho o calendário cultural aqui bem intenso. Tem sempre alguma coisa acontecendo na cidade e muitas atividades voltadas principalmentepara famílias, mas para quem mora em São Paulo, por exemplo, com certeza vai achar a cidade muito pacata. Como há muitos parques e lagos, a região também é uma boa opção para os amantes da natureza. Pelo pouco que conheci do comércio até agora, eu prefiro o lado de Ottawa. Aqui não há shopping centers como os que vemos no Brasil, mas acho que lá há mais variedade e às vezes até melhores preços. Cinema há vários e alguns tem a opção de filmes em inglês. O resto é dublado em francês e em raras opções, com legendas. Sobre restaurantes ainda estamos sofrendo... Gostávamos muito de conhecer cantinhos legais para comer no Brasil, mas no geral ainda não gostamos muito do tipo de comida que tem aqui. Mas como ainda não tivemos muito tempo para sair e descobrir novos lugares, ainda não posso dizer com certeza que aqui seja um caso perdido.

Trânsito: Gatineau é formada a partir da união de cinco antigas cidades e por conta disso tudo é bastante espalhado de um setor para o outro. No geral o trânsito é muito tranquilo, mas nos horários de pico (8h-9h e 15h30 / 17h) alguns pontos ficam engarrafados. Também tenho notado que as regiões tem características próprias. Por exemplo, no setor de Gatineau fala se muito menos inglês que em Hull ou Aylmer, por exemplo.

Custo de vida: com certeza o custo de vida em Gatineau é mais baixo que Ottawa ou Montréal, por exemplo. O aluguel é mais barato, o preço da gasolina também. Sobre supermercado, algumas coisas são mais baratas e outras são mais caras que no Brasil. Olhando aqui dá para ter uma noção dos preços.

Idioma: vou dizer o óbvio... Sem falar inglês ou francês a vida aqui fica muito mais complicada. No meu caso, ainda bem que vim com o inglês praticamente fluente. Assisto tv e filmes sem problemas, converso com qualquer pessoa e não tenho problemas em entender o que é dito mesmo com os sotaques de outros imigrantes. Claro que há alguns regionalismos e gírias e sempre é tempo de aumentar o vocabulário, mas pelo menos esse idioma veio garantido. O bom é que, mais uma vez, por conta da proximidade com Ottawa, muita gente fala os dois idiomas por aqui e quase sempre dá para usar o inglês quando o francês falha. Sobre o francês, na minha opinião, saí do Brasil com algo entre o intermediário e o avançado. Aqui é suficiente para muita coisa, mas isso é muito distante de uma fluência na língua, principalmente por conta do sotaque québécois. Quando conversamos com os quebecas eles dizem que o nosso francês é ótimo, mas eu sei que ainda está bem longe disso. Só agora começo a entender melhor os jovens falando na rua por exemplo. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente e para o meu francês chegar perto do meu inglês ainda falta um bocado.

Opinião geral: até agora, temos gostado muito daqui, mas vejam, ainda não conheço quase nada de Canadá então não tenho muitos parâmetros de comparação. Algumas regiões em Ottawa e Gatineau são lindíssimas, mas obviamente há partes feias nas duas cidades também. No geral acho os québécoises muito educados e solícitos e considero que fomos muito bem recebidos por aqui. Só que ainda estamos naquela fase de adaptação e isso leva tempo. Tudo ainda é muito recente e cada dia aprendemos um pouco mais para, pouco a pouco, irmos construindo nossa vida do lado de cá.

---
Amanhã vamos sair cedo para fazer uma viagem e provavelmente passaremos por Niagara Falls. Bom final de semana a todos e até segunda!

13 comentários:

Luh e Fred 9 de setembro de 2010 às 18:30  

Muito legal... mesmo tendo escolhido outra cidade, vamos querer conhecer essa região... tudo de bom!

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 9 de setembro de 2010 às 19:41  

Oi Pati!! Que bom q vc gostou das bolinhas lá no blog!rsss Eu fui p/ Niagara Falls qdo estive por aí - muito lindinha!!...um pouco de Brasil agora - hj teve um arrastão num prédio de aptos. aqui na minha cidade (sorocaba-sp)- dá vontade de sair correndo, ou melhor, voando!!rss Essas coisas desanimam por aqui :(
Certos vcs em criarem um filho num lugar mais seguro!! Aproveitem!! Boa viagem!! Bjoo!!

Fernanda 9 de setembro de 2010 às 21:27  

Fiquei feliz de ouvir sua versão sobre Gatineau, e devo dizer que supriu minhas espectativas (por enquanto).

Você precisa aparecer de vez em quando no msn pra batermos papo!

Beijos, e tenha uma ótima viagem.

Fernanda

Filipe Moreira 9 de setembro de 2010 às 21:50  

Olá Pati!

Falando assim até me inspiro em Gatineau. rs...
Tenho certeza que é e continuará sendo uma ótima escolha para toda a família. Cidade calma, com movimento dentro do controle, cara de cidadezinha, potencial de cidade grande, vizinha da capital, perto de muitos bons lugares e inclusive metrópoles...

Em breve haverá mais um canadensezinho correndo pelos jardins verdinhos :)

Abraço pra vocês!

Paola 10 de setembro de 2010 às 08:42  

obrigada por dividir a informacao pati. que bom que vcs estao gostando. mas que comida e esta que eles comem ai que vcs nao agradam muito? nao tem um feijaozinho? e como vai a gravidez? ja fez algum U.S.? em que semana vc esta?
beijos!!!! paola

Juliana 10 de setembro de 2010 às 17:05  

Muito bom seu post sobre Gatineau... Adorei!

Estamos tão na duvida sobre colocar Gatineau ou Quebec Ville no nosso processo, mas seu post me fez querer conhecer Gatineau melhor.

Outra coisa, já li seu blog inteirinho e sempre passo pra buscar mais informações, pois também pretendemos engravidar no Canadá!!!

Enfim, aproveitem a viagem. Niagaras Falls é uma delicia!

Bjs

merciquebec 10 de setembro de 2010 às 17:36  

oi pati, adorei o post!! já comecei a pensar seriamente sobre Gatineau. bjokas e ótima viagem;D

Um dia... Aline... no Quebec 10 de setembro de 2010 às 21:00  

Olá Pati!

Que bom que estão gostando de Gatineau, também acho um super atrativo o fato de estar ao lado de Ottawa. Quanto à sua viagem, aproveite bastante!!!

Beijão, Aline.

Pat 10 de setembro de 2010 às 22:49  

Ótimo o post sobre Gatineau.

Boa viagem Pati!

Bjs,
Pat

César, Valéria, Lara e Anaclara 12 de setembro de 2010 às 00:40  

Que bom ver que sua escolha foi acertada minha amiga. Que tudo caminhe bem com vocês.

E a vida segue...

Lupatinadora 12 de setembro de 2010 às 18:55  

Já estamos nos convidando pra ir pra Gatineau!

Gostaram de Niagara Falls? Eu sou suspeita, pois meu intercâmbio foi lá (lado americano) eu eu AMO as cataratas, tem toda uma questão afetiva envolvida. Já podemos receber visitas em TO, desde que elas não se importem em dormir num colchão inflável na sala! bjo

Nelson 13 de setembro de 2010 às 12:58  

Oi Patricia,

Nos mandem noticias de voces, voces sabem o nosso numero. O nosso bebê ainda nao nasceu...

:)

Unknown 13 de setembro de 2010 às 22:13  

E aí, me conta, como foi o passeio?
Que bom Pati que aos poucos vão descobrindo Gatineau e gostando do que estão conhecendo.
Com certeza a fluencia no inglês ajuda bastante né!
Tô com saudades e já com vontade de conhecer sua nova terrinha! BJS...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP