Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte V)

>> 7 de setembro de 2010

Esta é a última parte da série do Guia de Appliances, que originalmente tinha sido publicada pela Ju no dia 10 de janeiro deste ano, sobre lavadoras e secadoras.

Para a Máquina de lavar roupas existem 2 tipos básicos: Top loading e front loading. Abaixo as vantagens e desvantagens de cada tipo:

Top Loading
É o modelo clássico, velho conhecido do Brasil. É o que tem a tampa na parte de cima da máquina. Geralmente é preferido por idosos que se opoem a tecnologia e acreditam piamente que é o modelo que lava melhor, mas não é.
Vantagens:
- É o modelo mais barato
- Apresenta problemas com frequência bem menor que uma front loading
- É possível adicionar roupas no meio do ciclo (No caso das front loading isso até é possível tb, mas geralmente só nos 10 primeiros minutos de funcionamento da máquina)
- Manutenção mais barata e mais simples caso quebre
- Pode-se usar qualquer tipo de sabão em pó
- Durabilidade maior.

Desvantagens:
- Por ser considerado um modelo ultrapassado possui poucos features, e não tem grandes investimentos em termos de tecnologia e economia de energia.
- Gasta mais energia, mais água, mais sabão, mais amaciante e lava pior que uma front loading.
- Foi comprovado que quando lavadas por esse tipo de máquina as roupas tem durabilidade menor e cores mais desgastadas do que se lavadas em uma front loading.
- Costuma ser mais barulhenta que a maioria das front loading e por vibrar demais não é um modelo recomendado para se colocar numa lavanderia localizada no segundo ou primeiro andar de uma casa (como várias construções novas por aqui já tem), pois com o passar dos anos pode até causar danos na estrutura da casa. É o tipo de máquina pra se ter no basement.

Marcas boas: Whirlpool e Maytag
Marcas não recomendadas: Rooper e GE

Front Loading
É basicamente o tipo de máquina que possui a porta na frente da máquina. Tem tantos features que é o sonho de qualquer Amélia.
Vantagens
- Lava melhor e desgasta menos as roupas do que uma top-loading.
- Gasta menos energia, menos água, menos sabão em pó e menos amaciante.
- A maioria dos modelos é bem mais silencioso que uma top loading.
- Features, features e mais features. A maioria dos modelos já vem com modos de lavagem específico para cada tipo de roupa, basta girar o botão e escolher. Nos modelos mais recentes da Samsung vc encontra Silver care, basicamente mata 99% das bactérias usando água fria o que reduz e muito o gasto de energia pra quem usa com frequência tb não agride tanto as roupas, já que o modo tradicional praticamente ferve as roupas dentro da máquina. Pode parecer exagero, mas para quem tem criança pequena é bem útil, já que vc precisa desinfetar as roupinhas com vômito ou até com xixi e cocô que vazaram da fralda, se vc não desinfetar lavando a roupa em temperatura alta ou com silver care as bactérias continuam se proliferando no meio do tecido e podem causar doenças.
- A maioria dos modelos possuem aparatos para que a secadora possa ser colocada em cima da máquina de lavar roupa, uma boa ajuda pra quem tem pouco espaço.
- Ao contrário do que muita gente pensa, é possível deixar a roupa de molho dentro dessas máquinas, a maiora tem essa opção.
- É a melhor escolha pra quem tem lavanderia que não fica no basement, para quem pretende colocar a máquina num andar que não seja o basement é melhor escolher os modelos da Samsung com VRT, que é a máquina mais silenciosa e com menos vibração. LG e Whirlpool tb são recomendadas.
Desvantagens
- É o tipo de eletrodoméstico que mais dá problemas. Segundo os dados do Future Shop, 53% das pessoas que compram a garantia extendida para esse tipo de máquina precisa de assistência técnica.
- É o modelo mais caro.
- Assistência técnica é bem cara, por isso é altamente recomendável que se compre a garantia extendida.
- A máquina pode ficar com cheiro ruim depois de um tempo, mas isso pode ser facilmente evitado. Existem pastilhas Affresh, é só usar uma vez por mês com a máquina vazia em um ciclo de curta duração, assim a máquina fica limpinha e não adquire mau cheiro depois de alguns anos de uso. Tb é bom dar uma limpada com a mão mesmo por dentro da borracha que fica na abertura da máquina.
- Para que a lavagem seja superior é necessário comprar um sabão diferente, o sabão em pó comum pode danificar algumas máquinas além de deixar resíduos na roupa quando utilizado por essas máquinas. O melhor é utilizar o detergente líquido mesmo. Se a sua máquina possuir o selo HE (High Efficient), que geralmente fica próximo da gavetinha onde se coloca o sabão e o amaciante, vc deve usar detergentes com o mesmo selo, isso melhora consideravelmente a lavagem. Eu já testei alguns e meu eleito preferido é o Gain de Apple Tango, compro o detergente e o amaciante, acho que lava um pouco melhor que o Tide e deixa a roupa muito cheirosa! Chega até a espalhar o cheiro pela casa depois que eu lavo roupa! Adoro! Mas é claro que esse tipo de sabão é mais caro que o sabão comum.
- A manutenção é bem complicada, já tive clientes que se recusaram a comprar esse tipo de máquina pq diziam que com top loading eles próprios arrumavam quando quebrava.

Marcas boas: Samsung, LG,Whirlpool e Maytag

Marcas não recomendadas: GE (com exceção da linha Profile, mas mesmo assim as outras marcas tem custo-benefício melhor)
O que considerar na hora de comprar uma máquina nova:
- O local onde a máquina será colocada. Caso seja no basement qualquer máquina serve, se for em outros andares é melhor considerar uma front loading que não vibre muito para evitar danos na estrutura da casa daqui a uns anos.
- O tamanho da família. Se vc lava muita roupa e tem crianças certamente precisará de uma máquina com capacidade maior e features como Silver Care para desinfetar as roupas. Caso seja para um casal é possível considerar uma máquina com capacidade menor, maaaaas se vc tem uma cama king size e pretende lavar edredon na máquina, já adianto que não vai caber em uma muito pequena. Ah, só pra informar, já lavei edredon brasileiro mais de uma vez na máquina e deixei secar na secadora e ficou exatamente do mesmo jeito, no Brasil quando eu lava e pendurava no varal nunca ficava igual novo, sempre ficava meio pesado, na minha máquina aqui fica exatamente igual e bem cheiroso.
- Para quem tem problemas de coluna e usa a máquina com frequência, vale a pena considerar o pedestal (aquele gavetão que fica embaixo da máquina na loja), ele não serve apenas como storage, serve tb pra deixar a máquina e a secadora mais altas e evitar que vc precise se abaixar muito. Mas o preço é bem salgado, por volta de Ca$200.00. Cada um! Se vc quiser muito chore para o vendedor, quase ninguém compra o pedestal, tanto que o gerente deixava a gente vender pedestal a preço de custo só pra ser vendido, o preço de custo sai por volta de Ca$150.00.
- Features. Antes de ir até a loja, vale a pena pesquisar online pra ver o que vc precisa realmente e o que nunca vai usar.
- Espaço disponível. O tamanho externo não costuma variar muito, mas mesmo assim é importante medir o espaço e a máquina que vc tem interesse. Caso o espaço seja pequeno é bom considerar colocar a secadora em cima da máquina de lavar. É bom ficar atento tb a posição da gavetinha de amaciante e detergente, pois alguns espaços acabam limitando a abertura dessa gavetinha, e com isso a máquina se torna inutil, já vi bastante devolução por parte disso. É importante ver o espaço pra abertura da porta da máquina de lavar e da secadora.

Secadora
Pra secadora não tem muito segredo, já que o mais provável é que vc compre a secadora que faça par com a sua máquina de lavar. O único modelo diferente, mas que é bem difícil de ser encontrado é a secadora a gas que acaba gastando bem menos energia, mas a escolha de modelos é tão pequena pelo fato de muitas lavanderias não terem a conexão de gas, que até desanima. É bom ficar atento nos features, existem secadora com steam, que são bem mais caras. O steam serve pra dar um "refresh" nas roupas que exigem lavagem a seco, prolongando um pouco o tempo de uso antes de levar a peça pra lavanderia, tb ajuda a soltar o amassado das roupas. Outro feature bacana que tem nos modelos mais modernos é um tipo de sensor que desliga a máquina automaticamente quando a roupa está seca. Existem outros que tb ajudam a roupa a não ficar tão amassada. E vale lembrar que quanto maior a secadora e quanto menos roupa vc coloca dentro, menos a roupa amassa.
Acho que é isso! Caso eu lembre de alguma coisa eu vou adicionando. Caso alguém tenha alguma pergunta é só deixar nos comentários que eu respondo aqui no post mesmo."

4 comentários:

Luh e Fred 7 de setembro de 2010 às 09:40  

Menina que mao na roda esse post hein? boooa!!!

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 7 de setembro de 2010 às 17:17  

Oi Pati!! Fiz um post no meu blog e pensei em vc!! Citei seu blog lá! Dá uma olhada, acho que vc vai gostar das coisinhas que coloquei!
Bjooo!!
neila

Anônimo 7 de setembro de 2010 às 17:45  

Gostaria muito que vc comente sobre o que vc esta achando do canada.Sobre emprego, aluguel, comida, tirar documentos, se vc esta gostando ou não.

Jhon 10 de setembro de 2010 às 10:30  

Acho esse post muito bom e útil, já vou guardar aqui comigo pra qdo eu precisar...
O que me confunde é que em alguns sites de lojas (como futureshop mesmo), o volume das máquinas de lavar roupas são em pi ao cubo. Céus, como fazer essa conversão para quilos?

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP