Clipping ::::: MoneySense divulga lista 2010 das melhores cidades do Canadá

>> 30 de abril de 2010

A revista Money Sense divulgou hoje a sua tradicional lista com o ranking das melhores cidades para se morar no Canadá, a partir de uma análise de 179 localidades com mais de 10 mil habitantes. Adivinhem quem ficou no topo da lista? A região da grande Ottawa (que inclui Gatineau por tabela), com uma nota de 73,5 de um total de 105 pontos. Fiquei feliz com o resultado, mas independente disso, a análise da Money Sense é uma excelente ferramenta para estudar algumas características das cidades canadenses, como clima, salário, custo das casas, estilo de vida, saúde pública, desemprego e criminalidade. O Ottawa Citizen não perdeu tempo e também publicou uma nota sobre o assunto lembrando que a cidade já tinha ficado com a primeira posição em 2007 e 2008 e no ano passado ficou com o segundo lugar. Aqui tem a disposição geográfica das 25 primeiras cidades em um mapa e aí vai o ranking com o Top 10:

1. Ottawa-Gatineau
2. Kingston
3. Burlington
4. Fredericton
5. Moncton
6. Repentigny
7. Brandon
8. Victoria
9. Winnipeg
10. Lévis

Para quem quiser fazer comparações, a lista de 2009 está aqui.

Read more...

Sete destinos para conhecer no Canadá

>> 29 de abril de 2010

Hoje completamos sete meses de processo. Desse período, quase cinco meses são só de espera... Enquanto não há sinal do nosso pedido de exames médicos, acho que o melhor a fazer é canalizar minha energia em algo produtivo (#xôansiedade). Como eu e o marido adoramos viajar e eu sou a parte responsável pela agenda turística familiar, fiz essa lista com alguns dos lugares maravilhosos que gostaria de conhecer no nosso futuro país. Ai ai, sonhar é tão bom!

Cape Spear, Newfoundland
Este é o ponto mais ao leste na América do Norte. O farol é de 1836 e foi restaurado recentemente. E o que tem demais? Bem, eu gostaria de colocar meus pézinhos num lugar como esse! O cenário é espetacular e com um clima bom, a região é aberta para piqueniques. Que tal?



Churchill, Manitoba
Tenho duas razões muito simples para visitar essa cidadezinha: ela é a capital mundial do urso polar e o lugar mais acessível para poder vislumbrar uma Aurora Boreal (lembrei da Ju!).



Niagara Falls, Ontario
Ah, esse é bem lugar comum, mas não tem como morar no Canadá, e não passar por lá, né? O marido acha que as Cataratas do Iguaçu são muito mais impactantes, mas eu que nunca vi catarata nenhuma, acho que vou ficar babando! Ah, e queria ir uma vez no inverno e outra no verão, já que as paisagens mudam bastante.


Lake Louise, Alberta
Desde a primeira vez que vi as fotos dessa água azul turquesa surreal (sem photoshop!) há anos atrás, fiquei com vontade de conhecer este lugar. Lá tem ótimas opções de hospedagem que incluem até um Chateau, e mesmo sendo meio longe do Québec, precisamos dar um jeito de planejar uma ida até lá. Já fiquei zen (zenstress) só de olhar a foto!


Banff, Alberta
Já que iremos para o Lake Louise, o próximo destino ficou fácil. Banff é uma cidade da mesma região e é uma escolha certeira para esquiar e passear por montanhas e cachoreiras. E já que estou sonhando, e em sonho dinheiro não é problema, escolhi este hotel aí embaixo.



Ville de Québec
A cidade parece de mentira, de tão fofa e ainda fica perto de Gatineau. Dá para ir, passar um final de semana e voltar!


Lunenburg, Nova Scotia
Lunenburg tem uma arquitetura única que faz dela uma cidade protegida pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Foi fundada em 1753, fica à beira da praia, tem várias opções de restaurantes e é campeã de prêmios turísticos indicando que o lugar com certeza vale à pena.


Victoria, British Columbia
A capital de BC foi eleita no ano passado como o melhor lugar para se viver no Canadá pela revista Money Sense. Mas não se anime, a cidade tem também o preço mais alto do país no mercado imobiliário. Só que para turismo o lugar é mesmo um paraíso. Os jardins são famosos pela beleza, o clima é agradável, há várias áreas verdes e opções de lazer para todos os gostos.



Fontes das imagens: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7

Não coloquei aqui destinos muito óbvios como Toronto, Montreal e Vancouver, já que esses acho que nem é preciso listar. E vocês, têm mais alguma sugestão?

Read more...

Compras Imaginárias

>> 27 de abril de 2010

IPhone App Chocolates
À venda na loja do IChocolates na Etsy, $ 46.44

Read more...

Para aprender francês

Na página da FEL tem uma seleção bem completa de links para suporte à aprendizagem do françês que gostaria de compartilhar com vocês. Estou viciada no Le Conjugueur, que tem tornado minha vida muito mais fácil, e no dicionário visual que além das figurinhas tem também a pronúncia das palavras. Juro que estou fazendo um esforço para o francês entrar direitinho na minha cabeça, mas depois que ouvi o filho do Well falando français québécois no telefone, fiquei pensando se estou mesmo no caminho certo... Ai, ai!

CONJUGUEUR
Le conjugueur
Le devoir conjugal
ClicConjugueur

DICTIONNAIRES
Dictionnaires unilingues
Le grand dictionnaire terminologique de l'Office québécois de la langue française
Dictionnaire des synonymes
Le Trésor de la langue française informatisé
Le dictionnaire multifonctions (définitions, synonymes, conjugaisons, etc.)
Le dictionnaire visuel

Dictionnaires multilingues
Index des dictionnaires multilingues en ligne
Définitions et traductions

AIDE À LA RÉDACTION
Bon Patron - corretor ortográfico

ENCYCLOPÉDIES
Wikipédia, l'encyclopédie libre en français
L'encyclopédie de l'Agora

GRAMMAIRE
Le point du FLE
ClicGrammaire

PHONÉTIQUE
Didier Accord
Phonétique française
Phonétique corrective et prosodie du français

MÉDIAS
Presse écrite
La Presse
Le Devoir
Voir

Radio/télévision
Radio Canada
Télé Québec
TV5 Québec-Canada

SYNTHÈSE VOCALE
Logiciels de synthèse vocale en ligne
http://tts.elibel.tm.fr/tts
http://www.acapela-group.fr/text-to-speech-interactive-demo.html

DIVERS
Projet FLENET (Blog)
Échange linguistique en ligne
My language exchange
Musée virtuel du Canada
Répertoire de banques d'images et de son
ClicJeux

Read more...

Ajudinha

>> 26 de abril de 2010

Agora é a minha vez de pedir informação... Alguma alma caridosa sabe onde posso encontrar uma fonte oficial que fale sobre a validade dos exames médicos? Várias pessoas do orkut, foruns, listas e afins têm falado sobre a possibilidade de adiantar os exames e a consulta antes do pedido chegar, mas não acho um consenso sobre a validade dos exames de rx, sangue e urina... Já li três meses, seis meses e até um ano! Eu andei dando uma olhada no guia do médico credenciado, mas não achei essa informação. E então, alguém? Merci!

Read more...

Momento cute do dia

Adoro flores :-)
Poster da Artsyville, à venda aqui.

Read more...

Entrevistando Mary John

>> 24 de abril de 2010

Gente, vi no blog da Pat e estou repassando a informação: a Maria João deu uma entrevista no site Canadá para Brasileiros falando sobre sua experiência de trabalho no Consulado do Canadá e sobre a nova empresa de consultoria para imigrantes que ela abriu quando saiu de lá. Ah, e como desconfiava, ela é mesmo portuguesa (também, com esse nome...).
Na entrevista logicamente rola uma propaganda básica dos serviços oferecidos pela MJ Consultoria e da parceria com o site. Mas como trabalhou no Consulado de 1994 a 2009, ela também tira dúvidas sobre os diversos processos de visto e sobre o perfil de imigrante que o Canadá procura.
---
* Apenas esclarecendo, a maioria das informações que ela passa estão relacionadas ao processo federal de imigração.

Read more...

Freebie ::::: Etiquetas para reciclagem

>> 22 de abril de 2010


Labels para recilagem, com 10x11cm cada. Basta imprimir em papel adesivo e colar nas lixeiras.
O pdf para download está disponível aqui.

Read more...

Falsos cognatos - Francês x Inglês

>> 21 de abril de 2010

Falsos cognatos são palavras de idiomas diferentes, com escrita idêntica ou semelhante, mas com significados completamente distintos. Em francês são os "faux amis". Já tinha visto algumas listinhas do francês x português, mas achei esta versão dos falsos cognatos entre o francês e o inglês bem interessante.
Como já disse por aqui, não acho que só o francês seja suficiente para a imigração para o Québec, principalmente para nós que vamos para Gatineau. Então, fica aí uma boa dica para aumentar o vocabulário nos dois idiomas!

A lista completa está aqui, separada por letras, mas aí vão alguns exemplos:

Actuellement (F) vs Actually (E)
- Actuellement (F) means at the present time, and should be translated as currently or right now. Je travaille actuellement - I am currently working. A related word is actuel, which means present or current: le problème actuel - the current/present problem.
- Actually (E) means "in fact" and should be translated as en fait or à vrai dire. Actually, I don't know him - En fait, je ne le connais pas. Actual means real or true, and depending on the context can be translated as réel, véritable, positif, or concret: The actual value - la valeur réelle.

Affaire (F) vs Affair (E)
- Affaire (F) can mean business, matter, deal, transaction, or scandal.
- Affair (E) is the equivalent of affaire only in the sense of an event or concern. A love affair is une liaison, une affaire d'amour, or une aventure amoureuse.

Caution (F) vs Caution (E)
- Caution (F) is a financial term; it can mean guarantee, security, bail, or backing.
- Caution (E) indicates prudence, circonspection, or avertissement.

Chute (F) vs Chute (E)
- Chute (E) is une glissière.
- Chute (F) refers to a fall, loss, collapse, or failure.

Engagement (F) vs Engagement (E)
- Engagement (F) has many meanings: commitment, promise, agreement; (finance) investing, liabilities; (negotiations) opening, start; (sports) kick-off; (contest) entry. It never means a marital engagement.
- Engagement (E) usually indicates one's engagement to be married: les fiançailles. It can also refer to un rendez-vous or une obligation.

Limon (F) vs Lemon (E)
- Limon (F) refers to alluvium, silt, or stringboard.
- Lemon (E) = un citron.

Pale (F) vs Pale (E)
- Pale (F) is an oar, paddle, or propeller blade.
- Pale (E) means light in color. When referring to a person's complexion, it is translated by pâle. But pale blue - bleu clair.

Pamphlet (F) vs Pamphlet (E)
- Pamphlet (F) refers to a satire or lampoon.
- Pamphlet (E) is une brochure.

Tenant (F) vs Tenant (E)
- Tenant (F) is the present participle of the verb tenir - to hold or to keep.
- Tenant (E) refers to un locataire.

Trimestre (F) vs Trimester (E)
- Trimestre (F) means three months, or a quarter of a year.
- Trimester (E) usually means four months, or a third of a year. There is no equivalent French term. In reference to pregnancy, however, a trimester does mean three months, because it is a third of the 9-month term.

Vent (F) vs Vent (E)
- Vent (F) is the noun wind.
- Vent (E) can refer to any of the following: un orifice, un conduit, un tuyau, une cheminée, un trou, une fente.

Read more...

Nas aulas da Francisation en ligne

Tinha comentado aqui que decidi fazer minha inscrição na FEL mesmo no meio da bagunça de problemas pessoais. Acho que no fim foi uma escolha bem acertada porque estou gostando muito do curso! Estou gostando tanto que até dispensei o professor particular daqui para ter mais tempo de estudo...

[abre parênteses] Apenas esclarecendo: FEL - Francisation en ligne é o curso de francês na modalidade ensino à distância oferecido pela província de Québec para quem tem CSQ. O curso pode ser feito no país de origem ou lá no Canadá, não interessa. Quando o imigrante desembarca no Québec ele também tem direito à francisação "presencial", que é o curso padrão, em sala de aula, e que pode ser em tempo integral ou meio período. A única restrição é que o imigrante não pode fazer os dois cursos ao mesmo tempo, ou seja, se está no Québec, ou faz o curso "en ligne" ou o presencial. [fecha parênteses]

Já tenho um tutor e na semana passada participei da primeira aula virtual. Na minha turma tem uma columbiana e uma inglesa que já mora em Laval. Estava meio tensa no primeiro encontro, mas o instrutor é bem simpático e tudo foi bem tranquilo, tirando o fato de que ele deu uma chamada (muito educada) na colombiana por ela ter aparecido na aula sem microfone...

Estou gostando muito da organização do curso e devo informar que é bastante puxado! Eles demandam no mínimo seis horas de estudo por semana e além dos exercícios de cada módulo é preciso responder e enviar para correção algumas avaliações orais e escritas. Tem outros recursos de auxílio ao aprendizado, como fórum, grupos de trabalho, conjugador de verbos e mais uma tonelada de exercícios avulsos. Ou seja, só não estuda quem não quer... A única coisa que acho que o curso fica devendo é em conversação, já que as aulas virtuais não são tão frequentes quanto gostaria.

Fica o recado para quem vai fazer a entrevista ou já fez e nem deu bola para o curso... Como disse antes, para quem quiser ter uma ideia de como é a FEL, mesmo sem estar inscrito ou ter número de CSQ, é possível fazer uma visita guiada aqui.

Read more...

Ainda sobre comentários

>> 20 de abril de 2010

Este post rápido é apenas para avisar que algumas pessoas têm deixados comentários com perguntas, sugestões e até dicas muito úteis (que gostaria de agradecer) sem e-mail ou nenhuma outra forma de contato e, assim fica difícil... Gosto de receber comentários e não queria deixá-los sem resposta. Por isso, desde que publiquei esse post aqui, tenho priorizado respondê-los diretamente, mas então, peço que deixem alguma opção de contato!

Read more...

Clipping ::::: Immigrants wanted

>> 19 de abril de 2010

Esta matéria do The Guardian é do dia 13/04, mas, como só vi hoje e acho que o assunto interessa, estou repassando. O The Conference Board of Canada afirma que o governo precisa aumentar em mais 100 mil o número de imigrantes aceitos por ano no país para fortalecer a economia e manter estável o crescimento da população. Atualmente o Canadá aceita 250 mil imigrantes por ano, mas para o economista chefe da organização, Glen Hodgson, este aumento é necessário para evitar uma queda no crescimento econômico com a diminuição das contribuições e aumento das aposentadorias, que acontecem cada vez mais cedo no país. Apesar de reconhecer que a imigração sozinha não é capaz de conter a queda da taxa de natalidade e fortalecer a economia, Hodgson também afirma que os imigrantes ajudarão a manter o crescimento da população estável em cerca de 1% ao ano e, como resultado, os imigrantes serão a fonte de força de trabalho dominante no futuro.

Read more...

Nota mental

Em uma tradução livre:
"Desafios são o que fazem da vida interessante. Superá-los fazem dela significativa".
Joshua J. Marine

Read more...

Momento cute do dia

Máscara de dormir de coruja :-) [daqui]
Ando mesmo precisando descansar e dar uma relaxada...

Read more...

Compras imaginárias

>> 16 de abril de 2010

Hoje é sexta e já fiz minhas compras imaginárias. Desculpem o post tão mulherzinha, mas, acontece, fazer o quê?

- Uma dollhouse modernista. Tem até poltrona Eames! O sofazinho aí embaixo é de inspiração da Ikea. Aqui dá para ver o slideshow completo.



- Irregular choice. Nem em sonho poderia imaginar uma loja de sapatos e acessórios assim...

- Colares Rock'n Rose mixtape. Para matar o momento saudade da infância nos anos 80.

Read more...

Distractivity

Career advice


“The work you do while you procrastinate is probably the work you
should be doing for the rest of your life.”

----
Hmmm se antes tinha alguma sombra de dúvida, agora tenho certeza de que estou no emprego errado...

Read more...

Arrumando a casa

>> 15 de abril de 2010


Estou dando uma ajeitada aqui no blog e finalmente criei as páginas independentes no menu horizontal verdinho aí de cima. Aproveitei para criar uma seção com os posts mais acessados e outra com alguns dos blogs e sites que leio e indico. Não tem só coisa sobre imigração porque afinal, ficar só por conta disso não é vida, certo? E a lista ainda não está completa, porque, cadê tempo?! Mas, tudo bem, aos poucos vou terminando de colocar ordem na casa. Façam uma visitinha ! E se tiverem alguma boa sugestão, me avisem nos comentários!

Read more...

Li em um blog

A semana está bem tumultuada e não tem dado tempo de escrever e acompanhar os blogs como gostaria. Mas apareceram tantas postagens interessantes nos últimos tempos que não poderia deixar de registrar aqui:

Seara @ Canada - o Jean gravou um vídeo com a íntegra da última palestra de imigração para o Québec em Campinas. Ele teve a boa vontade de dividir o arquivo e colocar os links no youtube, todos prontinhos para quem quiser ver e conhecer um pouco melhor o processo.
Lá vamos nós - que tal um tutorial sobre lavar roupa com amaciante em folhinha? Ou sobre como transformar seu teclado grindo em ABNT2 para não perder os acentos? Ou ainda uma explicação sobre a lei de trabalho no Québec? Gostei deste blog!
Casa no Canadá - a passo a passo para a compra de um imóvel.
Quebecoisa - mais um tutorial Amélia, desta vez sobre faxina nas terras do norte.
Chuchus Congelados - um passo a passo bem explicativo sobre o teste de direção da SAAQ.
Bordo Congelado - muitos podcasts para treinar o francês!
Well & Suzel - sobre o imposto de renda no Canadá.
Do Forno para o Freezer -  um único blog que agrega os posts de vários blogs dos brasileiros que vivem, estudam ou sonham com o Canadá. Isso existe e a Lu indica.
Chez Petula - conheça as cédulas e moedas canadenses
Projeto Canadá - uma série de fatos do cotidiano por lá. Ri litros tentando imaginar as crianças comendo brócolis nas festinhas...
Cafe au Lait Quebec - cuidado com a TAM e seu sistema de milhagens!
British Columbia 2010 - boa notícia do National Post: o Canadá crescerá o triplo da média dos outros países do G7 no primeiro quadrimestre de 2010.
Bora pro Canadá - o estilo das casas no Québec, na visão de um arquiteto.
Diário Canadá - sobre como funciona a educação por lá.
VG Canada - mais uma planilha com custos do processo de imigração (tinha feito uma estimativa resumida aqui).
Merci Québec - receitas ilustradas em inglês e francês. Tão lindo que valia um momento cute do dia...
Novo site do MICC - este não é blog, mas vale a divulgação: o Ministério de Imigração do Québec está com um novo site para divulgar o processo de imigração. Ficou bem bacana! (E acho que vão precisar mesmo, depois do novo orçamento...)

-----
Esta seção do blog é uma seleção de posts e dicas úteis que leio por aí sobre imigração ou Canadá. Para ver os links anteriores é só dar uma conferida neste marcador.

Read more...

A polêmica do novo orçamento de Québec

>> 13 de abril de 2010

No dia 30 de março, Raymond Bachand, o ministro das finanças do Quebec, apresentou o orçamento da província para 2010/2011. O documento, que trouxe uma série de mudanças que implicam principalmente no aumento de impostos, tem provocado muita polêmica. Bachand alega que não tem escolha e precisa equilibrar as contas públicas com urgência. Para o governo, esta é a única saída para cobrir o déficit atual de 4.5 bilhões de dólares, que torna Québec a província mais endividada do Canadá.

Eu já falei um pouco sobre as mudanças no sistema de saúde aqui, mas vamos a um resumo do que efetivamente vai mudar entre 2010 e 2014:

Pagamento de impostos para custear o sistema de saúde (taxa anual)
- $25 em 2010 (julho).
- $100 em 2011.
- $200 em 2012.

Aumento do imposto provincial sobre vendas (QST)
- 1% a mais a partir de 1º de janeiro de 2011 (hoje é de 7,5%)
- 1% a mais a partir de 1º de janeiro de 2012
- Total de 15%, combinado com o GTS (imposto federal sobre vendas, que é de 5%) até 2012
- Só o aumento do QST vai gerar um aumento de arrecadação de 400 milhões em 2010/2011, 1,9 bilhão em 2011/2012 e 3,1 bilhão de dólares em 2012/2013.

Taxa sobre o combustível
- Taxa de um centavo por litro de combustível, a partir de abril de 2010 com um aumento de um centavo anualmente até 2013.

Cortes no governo
Algumas mudanças no governo para estimular o corte de gastos incluem o congelamento dos salários de funcionários públicos até 2013, suspensão de bônus para cargos sêniors, uma redução de 25% dos gastos com publicidade, viagens e treinamento, e ainda a fusão ou extinção de trinta organizações governamentais. Para fiscalizar o pagamento de impostos e diminuir a sonegação, também foi anunciada a criação da Agence du revenu du Québec, no lugar da Revenu Québec a partir de 2011.

Outras mudanças significativas
- Aumento de 3.7% no preço da energia elétrica a partir de 2014/2015 (exceto para indústrias).
- Aumento nas taxas universitárias
- Corte em cursos de francisação em tempo integral de Comunicação Oral e Comunicação Escrita em Montréal (só não consegui confirmar se foram cortados em outras cidades).
- Criação do crédito de imposto solidário (crédit d’impôt pour la solidarité / solidarity tax credit) para reembolsar o pagamento de pessoas de baixa renda

 O impacto dessas mudanças
- Uma família de quatro pessoas com renda anual de 70 mil vai passar pagar mais $650 em 2011 e $1.250 em impostos em 2012.
- Para quem é solteiro, com uma renda anual de 40 mil as mudanças significam mais $365 de impostos em 2011 e $1.250 em 2012.
- De acordo com a oposição, quando todas as medidas estiverem em vigor, o governo estará arrecadando 10 bilhões a mais em impostos.

E agora, José?

Todos serão impactados pelo aumento de impostos, mas a mudança vai tornar ainda mais caro o custo de vida dos solteiros, de quem tem carro ou de quem pensa em voltar a estudar. Para nós que estamos indo para Gatineau, deu para ver que, de cara, tantas mudanças jogam por terra a maioria dos comparativos financeiros feitos aqui, já que o Québec passará a ter o imposto provincial mais alto que Ontario.

É interessante observar que, ao contrário da apatia pública reinante por aqui, a população não tem aceitado tudo calada. Muitos protestos tem sido feitos e a popularidade do governo despencou nos últimos dias.  Se essa mobilização vai refletir em outras mudanças eu não sei, e na verdade acho pouco provável. Mas para nós que ainda estamos no Brasil, nos resta observar o que realmente vai acontecer. 

É por isso que por enquanto ainda não consigo ter muita opinião formada, já que não acho que dê para enxergar tudo tão claramente. Sei que o Québec é a província que mais oferece benefícios aos moradores e isso não sai de graça. Mas acho que se os custos continuarem aumentando assim, o Québec pode perder muitos imigrantes. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3, Fonte 4
Orçamento 2010/2011
Resumo do orçamento de 2010/2011

Read more...

Momento cute do dia

Almofada fofa! Por $18 aqui.

Read more...

Para quem quer saber de carros

>> 11 de abril de 2010

Lista dos melhores carros do ano de 2010 segundo a premiação da Automobile Journalists Association of Canada (AJAC):

Best New Small Car (under $21,000) - Mazda3
Best New Small Car (over $21,000) - Mazda3 Sport
Best New Family Car (under $30,000) - Volkswagen Golf Wagon TDI
Best New Family Car (over $30,000) - Ford Taurus
Best New Luxury Car (over $50,000) - BMW 335d Sedan
Best New Prestige Car - Porsche Panamera
Best New Sports / Performance Car (under $50,000) - Volkswagen Golf GTI
Best New Sports / Performance Car (over $50,000) - Audi S4
Best New Convertible - Audi S5 Cabriolet
Best New SUV / CUV (under $35,000) - Subaru Outback
Best New SUV / CUV ($35,000 - $60,000) - Volkswagen Touareg TDI Clean Diesel
Best New SUV / CUV (over $60,000) - Lexus RX450h

Esse post é dedicado ao marido, que vai adorar poder escolher o nosso futuro carrinho canadense :-)

Read more...

Matemática

Simples assim!

Read more...

Currículo canadense

>> 9 de abril de 2010

Estou tentando começar a organizar um portfolio e um currículo nos padrões canadenses para tentar prospectar algumas ofertas de emprego. Como não tenho nenhuma idéia de como se faz um autêntico resume para os padrões de lá, acho que esta ferramenta do CanadaVisa pode ser uma excelente ajuda. É preciso fazer um pequeno cadastro, mas depois basta incluir suas informações profissionais que eles organizam seu currículo na formatação adequada e no final ainda é possível cadastrá-lo no banco de dados de lá. Também dá para salvar o resultado em word ou pdf para enviar para outros lugares. O site vale a visita e tem várias outras opções interessantes, como este guia para elaboração de currículos, e este outro para entrevistas.

Falando em guias, no CanadianCareers achei estes aqui:
Resume Guide: mais um para currículos
Cover Letter Guide: este é específico para cover letters.
Applying Electronically: como aplicar para vagas por email ou em formulários eletrônicos.
Interview Guide: mais um sobre preparação para entrevistas.
Salary Guide: este é sobre pretensões salariais.

Já este outro site não tive tempo de olhar direito, mas a proposta me pareceu muito interessante: Jobs4Canada é um portal para networking e vagas de emprego apenas para imigrantes (em inglês e francês).

Este foi o começo das pesquisas, mas assim que achar mais coisas úteis posto aqui!

[imagem]

Read more...

Sexta-feira!!

Essa semana foi uma loucura de tanta correria, e não tenho como dizer o quanto estou feliz por hoje finalmente ser sexta-feira. Aliás, tenho sim... Aí vai um texto que diz exatamente como estou me sentindo hoje!

... o dia amanhece com uma cor diferente, não importa de que cor ele seja.
... a gente amanhece diferente, não importa como a gente esteja.
... o trabalho fica menos chato
... a gente fica menos chata
... e a vida, que nunca foi chata, volta a ser vista como merece.
... até os homens ficam mais fáceis, porque hoje é sexta
... e nós mais tolerantes, menos implacáveis com eles.
... a barriga insiste em aparecer no espelho
... a franja continua rebelde
... e a celulite não responde ao creme
... mas a gente finge que não vê.
... aquele homem lindo nos olha.
... aquela roupa linda abotoa
... e o sapato que sempre apertou hoje não aperta.
... o chefe nos dá bom-dia
... a colega mal-humorada ensaia um sorriso
... e o self-service capricha na sobremesa.
... aquela música toca no rádio
... aquele filme chega à locadora
... ele diz que nos ama
... e a gente acredita nele.
... até aquele que sumiu
... ou aquele que nunca nos viu
... de repente aparece.
... nada como um dia após o outro
... ou um outro após o dia.
... tudo chega no lugar
... tudo em seu devido tempo
... e o tempo é hoje
... porque hoje é sexta-feira!
 
(Desconheço o autor)

Read more...

Momento cute do dia

Ilustração de Heidi Burton

Read more...

Quase quatro meses de federal e notícias aleatórias

>> 7 de abril de 2010

Uau, o tempo passou me atropelando nos últimos dias... Vamos às notícias aleatórias:

Já temos quase quatro meses de federal, mas nenhum sinal do pedido de exames médicos por enquanto. A fila do pessoal de Québec continua estacionada nos processos federais abertos em 19 de outubro e não mandaram nenhum pedido dos processos regulares em março. Dizem por aí que o consulado envia os pedidos em "levas" algumas vezes por ano. Bem, espero que este seja o nosso mês e possamos ter algum sinal de vida de lá!
Vou dizer uma coisa, haja coração em um processo como esse... O começo é bem empolgante: precisamos preencher um mundo de formulários, juntar os documentos e preparar tudo para a entrevista. É uma fase que depende do candidato, então há algo que devemos fazer para a coisa toda acontecer . Mas durante esse limbo do federal é sentar e esperar. Não há nada para ser feito, então fica esse vaziiiiiiiiiiiiiiio... Ok, vamos aprendendo a exercitar a paciência...

-----
Tudo bem que o federal esteja enrolado, porque para mim este mês começou muito bem: ontem meu pai finalmente teve alta, depois de quase três meses de hospital, entre UTI e internação. Ele está em casa naquele esquema de internação domiciliar. Espero que agora as coisas possam entrar em uma relativa normalidade! Sou grata a Deus por este período de turbulência finalmente ter chegado ao fim, porque não estava dando para pensar em nada com meu pai mal do jeito que ele ficou. A situação dele ainda é delicada e ele tem muitas sequelas, mas pelo menos está em casa sem aquele stress de hospital. Ufa!

----
Está todo mundo comentando sobre as mudanças no sistema de saúde em Québec, que vai começar a ser pago a partir de 1º de julho deste ano. Olha, sinceramente? Se for para melhorar a qualidade e a rapidez do atendimento por lá eu acho que essa medida já era para ter vindo a tempos! Muitas outras províncias canadenses já adotam uma cobrança semelhante. O Québec está endividado e o sistema de saúde ia entrar em colapso se o governo não fizesse alguma coisa. A coisa é tão feia que conheço brasileiros que desistiram do Québec e foram para outras províncias por conta dos problemas enfrentados no sistema de saúde.

As pessoas de baixa renda não vão pagar, o que acho justo, mas só não entendi porque não fizeram uma divisão de custos por renda entre os pagantes, com um sistema de imposto progressivo, e pelo que li é isso que outros também estão reclamando. De qualquer forma os valores não são absurdos. A questão é verificar se algo vai mudar depois dessa arrecadação. Espero que sim! A taxa começará em 25$ este ano, (a contribuição anual seria de 50$, mas não será cobrado o ínicio do ano); 100$ em 2011 e 200$ em 2012. Esta tabelinha da Rádio Canadá explica melhor o esquema de taxas e quem deve pagar o que de acordo com a renda, estado civil e quantidade de filhos:

Mais informações sobre as mudanças aqui (em português), aqui e aqui (em francês).

Read more...

Compras imaginárias

Essa semana já fiz minhas compras mentais:
1. Envelope Messenger Bag: acho que devia ser a bolsa oficial dos carteiros!
[25togo]  [via]



2. Guarda-chuva que muda de cor: bem útil para o ano mais chuvoso de todos os tempos por aqui.
[MoMa Store] [via]





3. Mp3 da Pucca: porque, veja bem, eu reconheço que por dentro continuo parecendo ter 14 anos...


Read more...

Imigração: por onde começar?

>> 4 de abril de 2010

O Google me diz que muitos dos que chegam até o blog se perguntam como iniciar um processo de imigração para o Canadá. Bem, nós já estamos mais para o fim do que para o começo, mas vou deixar um passo a passo para iniciantes aqui, já que, além dos anônimos que vem do Google, alguns dos nossos amigos que agora estão sabendo que estamos indo embora gostariam de entender um pouco mais sobre essa história. Além disso, durante a nossa fase de pesquisas, muitos blogs, fóruns e listas de discussão nos foram de grande ajuda, então acho que esta também pode ser minha pequena contribuição. Já vou adiantando que o post vai ser meio longo, e que este texto não tem a pretensão de ser nada oficial, é apenas um apanhado atualizado do que fui pesquisando ao longo do tempo. A fonte oficial sobre imigração sempre será a página do governo canadense Citzenship e Immigration Canada com seus inúmeros links. Aliás, links também não faltam nesse post, então, para abrir uma página em uma nova aba: ctrl+shift, já que sair colocando manualmente target="_blank" no texto todo não é muito a minha praia (se alguém souber de algum jeito fácil de fazer isso no blogspot, por favor avise!).

1- Decisão
O primeiríssimo passo é decidir se um processo como esse realmente é para você. Eu não vou ficar aqui discorrendo sobre as implicações filosóficas dessa decisão, mas só quero deixar claro que o processo é caro, exaustivo e vai depender muito do que você entende sobre mudar para outro país.

Eu ainda nem saí do Brasil, mas depois de mais de dois anos de pesquisa já deu para ter certeza que imigrar não é para qualquer um. O Canadá não é o céu na terra e nem a solução para todas as mazelas que o Brasil pode nos trazer. Imigrar significa começar absolutamente tudo de novo, do zero e em outro(s) idioma(s). Então acho que antes de embarcar em algo desse tamanho é melhor pesar direitinho tudo na balança.

2 -Tipos de processo de imigração
Se o país que você escolheu para imigrar é o Canadá, é hora de saber qual a melhor forma de ir para lá. Alguns vão como estudantes, para depois aplicar para o processo de Canadian Experience Class. Outros vão como empreendedores, por meio do Business Immigration Program. É possível também tentar imigrar pelos doze programas provinciais, cada um com suas próprias exigências. Mas a maioria dos processos são abertos mesmo é na categoria Skilled Workers (processo federal), ou pelo programa do Québec para trabalhadores qualificados, o principal dos programas provinciais. São sobre esses dois tipos de processos que esse post trata.

3 - Diferenças entre os processos
O governo disponibiliza testes para que você saiba se é elegível para obter o visto de residente permante nesses dois processos: este é o teste para o programa Skilled Workers e este é o do Québec. Tente responder às perguntas da forma mais sincera possível, porque se o resultado for favorável, isso significa que a sua pontuação é suficiente e as possibilidades de você conseguir o visto são bastante altas. Os critérios de atribuição dos pontos dependem de seis fatores: nível de escolaridade, conhecimento do idioma, experiência profissional, idade, adaptabilidade e oferta de emprego (critérios de pontos: federal e Québec). 

Apesar dos dois processos serem destinados à trabalhadores qualificados, há algumas diferenças. O processo federal tem restrições quanto às profissões, e por isso é preciso que o candidato tenha pelo menos um ano de experiência comprovada em uma ou mais ocupações desta lista. Agora em abril o governo está discutindo uma reformulação da relação de profissionais em demanda, então mudanças podem ser aguardadas para breve. Além disso é preciso comprovar o domínio do inglês por meio do IELTS. Até o dia 10/04 o resultado do IELTS poderá ser enviado junto com o pedido de documentos, mas depois dessa data o teste será exigido no momento da abertura do processo. Hoje no Brasil o processo federal tem durado mais ou menos de 5 a 8 meses, ao contrário dos processos antigos, de antes da restrição das profissões, que duravam mais ou menos dois anos (ainda há alguns esperando o processo antigo ser concluído, já que a nova lei só começou a valer a partir de 27/02/208).

O processo de Québec, por sua vez, não restringe profissões, mas os candidatos que têm as ocupações  desta lista têm seus processos agilizados. Também é exigido o domínio do francês para obtenção do Certificat de Sélection du Québec (CSQ), que poderá ser comprovado por meio de uma entrevista, ou por meio de um teste oficial, o TCF-Q.  Alguns sortudos recebem o CSQ em casa, sem entrevista ou teste. Nesses casos, a documentação enviada já soma pontos suficientes e não é preciso de nem uma coisa nem outra. Mas atenção, o TCF-Q não é garantia de isenção da entrevista, já que além do domínio do idioma ela também avalia a adaptabilidade do candidato. Com o CSQ em mãos é possível dar entrada na parte federal do processo, e a partir daí tudo corre de forma semelhante ao do Skilled Workers. No Brasil o processo de imigração via Québec inteiro tem durado mais ou menos de 8 meses a 1 ano. O Escritório de Imigração do Québec oferece palestras de informação em várias cidades para esclarecimentos sobre a província e o processo em geral. Eu acho que elas são meio fantasiosas, mas pelo menos são claras em falar sobre a importância do idioma (não se engane, só francês não basta para as maiores cidades), e sempre é possível tirar dúvidas. O calendário e formulário de inscrição estão aqui.

4 - Mais informações
Depois de escolher o tipo de processo é hora de ir atrás de mais informações. Eu recomendo ler e reler a página do CIC ou do BIQ e não se apoiar apenas no que vê em blogs, fóruns e comunidades. Há muita confusão por aí e sempre é bom dar uma checada nas fontes oficiais. Claro que se conectar com outros brasileiros é de grande ajuda, e eu até sugeri algumas fontes aqui, mas não acho que dê para decidir nada sem estudar bem o que o governo diz sobre o assunto.

5 - Custo$
Quanto custa o processo? Bem, essa pergunta é bastante relativa porque depende do tamanho da família e do que está incluído neste cálculo (passagens aéreas e custos com idiomas, por exemplo, variam muito de acordo com cada caso). Aqui tem os custos das taxas do processo federal e aqui as de Québec. Quando demos entrada no processo eu fiz uma estimativa de gastos para um casal sem filhos que inclui também as passagens e pode ajudar. Além disso os processos pedem que os imigrantes garantam uma quantia mínima para sobrevivência durante os seis (federal) ou três (Québec) primeiros meses no país. É claro que o governo oferece imenso apoio ao imigrante, mas não dá para mudar sem dinheiro, certo? Pelo que li essa previsão sugerida pelo governo é um pouco baixa e o ideal é fazer as contas e levar grana suficiente para se sustentar por um ano sem trabalho. Mas, mais uma vez aí também entram outras variáveis, já que tudo depende do perfil profissional do candidato, do domínio do idioma e do mercado de trabalho em cada área.

6 - Formulários e andamento do processo
Federal - resumidamente a coisa toda funciona assim: antes de mais nada é preciso preencher estes formulários, pagar a taxa de abertura e enviar tudo para Sidney, em Nova Scotia. Nesta fase, este guia com instruções de preenchimento e este check-list com as instruções específicas do Consulado em SP serão de grande ajuda. Em alguns poucos meses você recebe um pedido de envio de documentos e certidão de antecedentes criminais. Depois de mandar tudo para São Paulo, um tempo depois você recebe um pedido de exames médicos, que precisam ser feitos com um médico credenciado do consulado (lista aqui). A consulta é meio cara e os exames solicitados são de sangue, urina e raio-x (alguns conseguem fazer por meio de planos de saúde). Tudo é enviado pelo médico para Trinidad & Tobago (alguém sabe por que?!) e, se tudo der certo, você recebe o seu pedido de passaporte, que deve ser enviado para o consulado junto com o comprovante de pagamento da última taxa. Pronto! Depois de comemorar a chegada do passaporte com o viste de residente permanente você tem um ano para fazer o landing no Canadá, a contar da data de realização dos seus exames.

Québec - é preciso juntar anexos e cópias destes documentos e preencher estes formulários, mas desta vez a papelada deve ser enviada para o Escritório de Imigração do Québec em São Paulo. Depois de algum tempo você vai receber uma cartinha ou email confirmando a abertura e análise do seu processo. O débito da taxa no seu cartão de crédito deve vir logo em seguida. Logo depois também deve vir também a convocação para a entrevista, que nesse primeiro ciclo de 2010 está acontecendo em Salvador ou São Paulo entre o final de maio e começo de julho. Na entrevista você deve obter o seu CSQ e depois é hora de dar entrada na parte federal do processo. É preciso pagar mais uma taxa, preencher mais estes formulários e mandar para SP, junto com as certidões de antecedentes criminais. Depois de mandar tudo é hora de sentar e esperar. Depois de uns quatro a seis meses depois virão os exames médicos e depois o pedido de passaportes, da mesma forma que eu descrevi aí em cima para o processo federal geral do Canadá. A única coisa que não descrevi no resumo dos dois processos foi a ansiedade que é para que tudo acabe logo!

7- Mais alguma coisa?
Sim, muitas! Eu escrevi um monte, mas tenha a certeza de que não coloquei nem a metade. Só para fechar, acho que listar os contatos aqui é fundamental, até porque depois que a coisa toda começa em algum momento você VAI PRECISAR entrar em contato com o Consulado ou Escritório por algum motivo. Aí vão:

-----
Escritório de Imigração do Québec em São Paulo
Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1511, CJ 151 e 152, 15 Andar
04571-011 São Paulo - SP
Telefone: (55 11) 5505 0437
Fax: (55 11) 5505 0445
E-mail:qc.bresil@mri.gouv.qc.ca
Dia e horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, de 9h à 12h30

----
Consulado Geral do Canadá em São Paulo
Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar,
04578-000 - São Paulo - SP
Vistos e imigração
Telefone: (55 11) 5509-4343
Fax: (55 11) 5509-4262
E-mail: spalo-immigration@international.gc.ca
Horário de expediente
Segunda-feira até quinta-feira: 08:00h - 12:00h, 13:00h - 17:00h
Sexta-feira: 08:00h - 13:30h

Além disso é interessante acompanhar os timelines de quem está na mesma que você. O Ultranol tem este sisteminha em que é possível ver a quantas andam os processos (melhor olhar só os atualizados). Para quem vai pelo processo via Québec essa comunidade no Orkut também me ajuda muito e gosto muito deste fórum. Voilà! O resumo ficou bem maior do que eu imaginava, mas é porque é mesmo muita coisa. De qualquer forma, acho que deu para ter uma boa ideia de como começar!

Read more...

Feliz Páscoa! Happy Easter! Joyeuses Pâques!

Durante este feriado decidi passar uns dias longe do computador, para descansar e para tirar um tempo de reflexão. Foi um período muito especial: comemorei meu aniversário nessa sexta, recebi algumas surpresas, incluindo uma linda homenagem de uma amiga muito querida, estou cercada de chocolate para todos os lados e ainda pude celebrar a Páscoa, que para mim que sou cristã é, além de a certeza de uma vitória, um motivo de gratidão. Obrigada, Jesus querido, por tudo o que fez e tem feito por mim, pelo seu amor e pelo seu cuidado!

"Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." I Co 5:7b


"I can only imagine (Mercy me)" - uma música indescritível!

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP