Nas aulas da Francisation en ligne

>> 21 de abril de 2010

Tinha comentado aqui que decidi fazer minha inscrição na FEL mesmo no meio da bagunça de problemas pessoais. Acho que no fim foi uma escolha bem acertada porque estou gostando muito do curso! Estou gostando tanto que até dispensei o professor particular daqui para ter mais tempo de estudo...

[abre parênteses] Apenas esclarecendo: FEL - Francisation en ligne é o curso de francês na modalidade ensino à distância oferecido pela província de Québec para quem tem CSQ. O curso pode ser feito no país de origem ou lá no Canadá, não interessa. Quando o imigrante desembarca no Québec ele também tem direito à francisação "presencial", que é o curso padrão, em sala de aula, e que pode ser em tempo integral ou meio período. A única restrição é que o imigrante não pode fazer os dois cursos ao mesmo tempo, ou seja, se está no Québec, ou faz o curso "en ligne" ou o presencial. [fecha parênteses]

Já tenho um tutor e na semana passada participei da primeira aula virtual. Na minha turma tem uma columbiana e uma inglesa que já mora em Laval. Estava meio tensa no primeiro encontro, mas o instrutor é bem simpático e tudo foi bem tranquilo, tirando o fato de que ele deu uma chamada (muito educada) na colombiana por ela ter aparecido na aula sem microfone...

Estou gostando muito da organização do curso e devo informar que é bastante puxado! Eles demandam no mínimo seis horas de estudo por semana e além dos exercícios de cada módulo é preciso responder e enviar para correção algumas avaliações orais e escritas. Tem outros recursos de auxílio ao aprendizado, como fórum, grupos de trabalho, conjugador de verbos e mais uma tonelada de exercícios avulsos. Ou seja, só não estuda quem não quer... A única coisa que acho que o curso fica devendo é em conversação, já que as aulas virtuais não são tão frequentes quanto gostaria.

Fica o recado para quem vai fazer a entrevista ou já fez e nem deu bola para o curso... Como disse antes, para quem quiser ter uma ideia de como é a FEL, mesmo sem estar inscrito ou ter número de CSQ, é possível fazer uma visita guiada aqui.

7 comentários:

Um dia... Aline... no Quebec 21 de abril de 2010 às 13:30  

Olá Pati!

Acho que um bom momento para se fazer a francisation en ligne seria o período em corre o processo federal, não é? Porque deve ajudar a afastar os pensamentos da espera por novidades, rss. Mas esse curso tem uma duração pré estabelecida?

Bom, tudo de melhor pra você e sua família.

Bjos,

Aline.

Bea 21 de abril de 2010 às 16:14  

eu faço a fel sozinha. não optei pelo módulo de aulas de conversação online pq na época que me inscrevi trabalhava até tarde, de segunda a sexta. não tinha um horário livre pras aulas. o que sinto falta são dos exercícios que não temos que mandar, acho isso um erro, pois se vc estuda sozinho, acho que eles deveriam dar mais em cima do estudante, pois sozinho tem que ter mais disciplina. e ficamos somente nos exercícios das atividades, e só! nào precisamos envar nada. isso é o que não gosto. aliás, estou terminando o bloc 2 essa semana e como sugestão eu falei sobre isso, que faltam mais exercícios pra gente.
de um modo geral eu gosto muito, tem muita informação e vocabulário que não encontramos em lugar nenhum.
bjos ;)

Alice no País das Maravilhas 21 de abril de 2010 às 17:09  

Olá,

Eu faço o curso do FEL desde que recebi meu CSQ. Estou amando!

Os exercícios orais vão aumentando conforme você evolui no curso, a ponto de ficar bem difilcilzinho. É que tem vários exercícios pra você gravar um texto, com um tema e tempo pré-determinados. Além disso, a aula virtual vai ficando cada vez mais dinâmica. Na minha última, depois da parte oral, fizemos um chat, no susto.

Uma coisa importante é não perder de vista que não pode ficar mais de 10 dias sem entrar, senão você perde sua vaga. Pra terminar minha monografia da especialização, pedi a eles pra "congelar" minha matrícula e agora estou voltando. Foi minha tutota que me orientou a fazer assim e foi ótimo. :o)

Beijinhos, bom curso!

Diário Canadá Brasil 21 de abril de 2010 às 20:10  

Puxa é verdade Pati,

Não conheço ninguém, não que me lembre, que depois do CSQ tenha feito este curso.

Parabéns pela disposição e bom estudo. Tem que estudar mesmo, quanto mais prática melhor pra vc quando chegar lá.

Bjos

Pat 21 de abril de 2010 às 22:12  

Oi Pati!
Também adoro o beaver. Fofíssimo aquele desenho dele com a bandeira do Canadá né? rs
Estamos com 80 horas agora.. acho que até daria pra aplicar, porém resolvemos aguardar até o fim do curso e fazer o TCF-Q. Pretendemos ficar no Brasil uns 2 anos ainda, então sem pressa por enquanto rsrsrs
Não sei você, mas aqui a gente fica com uma baita dó de comprar coisas e gastar.. tá sendo tudo reservado na poupança pro futuro lá..rs
Espero que seu pai esteja melhor! =)
Abraços
Pat

Cecilia 21 de abril de 2010 às 23:12  

tb tava gostando do fel, mas antes da viagem tava tudo tao confuso que tranquei. agora vou tentar um presencial pq sinto falta tb da conversacao. e agora tem que aprender mesmo. hehe.
beijinhos!

César, Valéria, Lara e Anaclara 22 de abril de 2010 às 09:40  

Só o Canadá, pra oferecer coisas boas como esse curso.

E a vida segue...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP