Quase quatro meses de federal e notícias aleatórias

>> 7 de abril de 2010

Uau, o tempo passou me atropelando nos últimos dias... Vamos às notícias aleatórias:

Já temos quase quatro meses de federal, mas nenhum sinal do pedido de exames médicos por enquanto. A fila do pessoal de Québec continua estacionada nos processos federais abertos em 19 de outubro e não mandaram nenhum pedido dos processos regulares em março. Dizem por aí que o consulado envia os pedidos em "levas" algumas vezes por ano. Bem, espero que este seja o nosso mês e possamos ter algum sinal de vida de lá!
Vou dizer uma coisa, haja coração em um processo como esse... O começo é bem empolgante: precisamos preencher um mundo de formulários, juntar os documentos e preparar tudo para a entrevista. É uma fase que depende do candidato, então há algo que devemos fazer para a coisa toda acontecer . Mas durante esse limbo do federal é sentar e esperar. Não há nada para ser feito, então fica esse vaziiiiiiiiiiiiiiio... Ok, vamos aprendendo a exercitar a paciência...

-----
Tudo bem que o federal esteja enrolado, porque para mim este mês começou muito bem: ontem meu pai finalmente teve alta, depois de quase três meses de hospital, entre UTI e internação. Ele está em casa naquele esquema de internação domiciliar. Espero que agora as coisas possam entrar em uma relativa normalidade! Sou grata a Deus por este período de turbulência finalmente ter chegado ao fim, porque não estava dando para pensar em nada com meu pai mal do jeito que ele ficou. A situação dele ainda é delicada e ele tem muitas sequelas, mas pelo menos está em casa sem aquele stress de hospital. Ufa!

----
Está todo mundo comentando sobre as mudanças no sistema de saúde em Québec, que vai começar a ser pago a partir de 1º de julho deste ano. Olha, sinceramente? Se for para melhorar a qualidade e a rapidez do atendimento por lá eu acho que essa medida já era para ter vindo a tempos! Muitas outras províncias canadenses já adotam uma cobrança semelhante. O Québec está endividado e o sistema de saúde ia entrar em colapso se o governo não fizesse alguma coisa. A coisa é tão feia que conheço brasileiros que desistiram do Québec e foram para outras províncias por conta dos problemas enfrentados no sistema de saúde.

As pessoas de baixa renda não vão pagar, o que acho justo, mas só não entendi porque não fizeram uma divisão de custos por renda entre os pagantes, com um sistema de imposto progressivo, e pelo que li é isso que outros também estão reclamando. De qualquer forma os valores não são absurdos. A questão é verificar se algo vai mudar depois dessa arrecadação. Espero que sim! A taxa começará em 25$ este ano, (a contribuição anual seria de 50$, mas não será cobrado o ínicio do ano); 100$ em 2011 e 200$ em 2012. Esta tabelinha da Rádio Canadá explica melhor o esquema de taxas e quem deve pagar o que de acordo com a renda, estado civil e quantidade de filhos:

Mais informações sobre as mudanças aqui (em português), aqui e aqui (em francês).

13 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) 7 de abril de 2010 às 09:33  

O importante em Quebec realmente é arrumar uma solução para a questão da saúde... já até passou da hora... ainda mais que o Quebec está facilitando o processo para atrair mais pessoas...

Tudo de bom.

Tissyana Adeodato 7 de abril de 2010 às 11:40  

Pati,

como nós bem sabemos, se pra nós alguns meses são uma "eternidade', imagine o que é esse tempinho pro nosso Deus, que é eterno...então é relaxar e esperar mais esses "segundinhos" de Deus...rs

Fico feliz pelo seu pai, que Deus tem abençoado também...

E que bem ver uma perspectiva arejada e otimista dessa mudança no Québec. Muito bom seu comentário. É torcer pra mudar pra melhor!

Abs,
Tissy
http://searacanada.blogspot.com/

César, Valéria, Lara e Anaclara 7 de abril de 2010 às 11:49  

Eu concordo com a idéia de Quebec. Talvez tenha que ser melhorada em alguns pontos, mas a idéia de se pagar um valor nas consultas é justa na minha opinião. O importante é resolver o problema.
E que alegria saber que seu pai já está em casa. Que benção!!!

E a vida segue...

Juliana 7 de abril de 2010 às 11:52  

Primeiro, que ótima essa notícia que o seu pai está em casa!! Fiquei muito feliz!! Ninguém merece a rotina de hospital... continuo orando por vocês!!

Segundo, a fase federal é de matar... e confesso que nem é tanto pq o meu pedido ainda não chegou (até pq sei que ainda está cedo para ele chegar), mas por conta da fila ter parado... e ela parou já vaz bastante tempo... só espero que a proxima leva inclua todos os processos de dezembro... pq esperar mais uma pausa longa dessas vai ser dificil pro meu coraçãozinho... hehehe

Bjs

Bea 7 de abril de 2010 às 11:57  

Oi Pati, obrigada pelo comment lá no blog.
4 meses de federal passa rápido mesmo, e a gente começa a se perguntar se esses exames não vem! Mas minha dica é: lembre-se sempre que a media eh de 5 meses, entao, vcs estao com folga. Deixa pra se descabelar qdo entrar nos 5 meses :p hehehehhe...

Que bom que seu pai esta em casa. Nada melhor que estar em casa para se recuperar mais rapido. Hospital eh horrivel mesmo. Espero que tudo agora seja mais traquilo pra vc.

Bjos

P 7 de abril de 2010 às 14:56  

boa notícia a do papy!
:)
e quanto ao lance da saúde também. desde que pensei em imigrar, há quase 5 anos, já havia reclamações e controvérsias. a situação só se agrava a cada ano. mesmo tendo suas idiossincrasias, melhor ver que eles agem relativamente rápido (basta ver que a contribuição já é este ano) se comparada à nossa terra brasilis.

Jhon 7 de abril de 2010 às 15:15  

Pati,

Que bom que seu pai está melhor, indo com calma tudo se acerta. Força pra vocês aí.

Quanto à saúde, concordo com você que SE isso for melhorar, veio em boa hora. Porém, o que eu não concordo (e acho que será uma proposta esquecida igual foi em 2008) é o ticket moderador. Nesse esquema, o cidadão pagaria 25$ cada vez que visitasse o médico. Isso eu não concordo, e como um deputado disse :"isso é uma idéia zumbi, pois foi uma idéia de 2008 que morreu mas continua vivendo e atormentando" rsss

bjao e paciência no federal, tá chegando...

Fernanda 7 de abril de 2010 às 19:37  

Oi Pati!
Fico muito feliz pelas coisas terem melhorado, e muito mais pela melhora do seu pai!
Imagino como deve ser a espera, a ansiedade deve estar à mil! Mas caalma que uma hora chega!!
Só agora vim responder seu comment...
Sobre a bolsa da faculdade: é... ainda não tive resposta. Segundo um email q recebi da Bishop's eles vão avaliar os candidatos no final de abril. Então provavelmante mês que vem tenho resposta. Agora, se vamos agora... ainda não sabemos...

bjs

Sweet Canadian Life 7 de abril de 2010 às 20:22  

Oi Pati,

Uma gracinha esse seu Blog!
Com certeza o sistema de saude de Quebec e' bem diferente do daqui de Ontario.... Espero que essas mudancas sejam para melhor e que venham a corrigir os problemas que eles tem por la.

Bjs,
Denise

Tati 8 de abril de 2010 às 09:10  

Que bom que seu pai saiu do hospital!!!!! :)

Tente lembrar o que vc queria me falr rs hahaha

Boa quinta!!!

bjs!
Tati

Anônimo 8 de abril de 2010 às 10:55  

Legal que teu pai teve alta.

Essa questão da saúde, quando li a primeira vez pensei "isso vai dar um monte de bafafa", mas no final acho que é necessário mesmo, e espero que melhore realmente a qualidade do serviço por lá.

abraço

Flá 8 de abril de 2010 às 11:32  

Fico muito feliz por saber do seu pai!

Josafá e Bianca 8 de abril de 2010 às 11:42  

Que bom Papis em casa!!!! Glória de Deus!

Beijos... e espera, espero, esperais, esperamos..hehehe....

BIANCA

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP