Respostas aos comentários

>> 4 de fevereiro de 2010

Uma vez li no blog da Karinny Cezar um post sobre Blog Etiquette. Eu não tinha nenhum blog na época, e li  pensando sob a ótica dos leitores. Mas agora tenho a mesma dúvida, então lanço a pergunta para vocês:

Como responder aos comentários?
- Responder no próprio blog, como outro comentário no post
- Responder cada um pessoalmente, por e-mail ou no blog quando for o caso

Gosto muito de responder aos comentários que vocês deixam aqui. Mas quando acompanho outros blogs não tenho muito o hábito de ficar voltando nos posts que comentei para ver se há alguma resposta. Por outro lado, não é todo mundo que deixa um e-mail de contato. Então sempre fico na dúvida... O que vocês acham? Se também têm blog, que postura adotam?

12 comentários:

Sara e Vitor 4 de fevereiro de 2010 às 11:51  

Oi Pati, tudo bem?

Sempre que recebo um recado, a primeira coisa que procuro ver é se a pessoa tem blog. Caso tenha, deixo um comentário no blog dela. E se caso tenha o e-mail para contato no blog, também escrevo.

Se a pessoa não tem nada disso, infelizmente, não tenho como responder. Não deixo comentário resposta no meu próprio post.

Abraços,

Vitor

Flá 4 de fevereiro de 2010 às 13:46  

Eu prefiro receber a resposta - casa haja alguma - via email. Assim como você, não é sempre que eu me lembro de voltar ao post pra ver se tem resposta... Acontece de eu ver a resposta do autor 1 ou 2 semanas depois! rsrsrsr
E eu leio tudo via Google reader, então raramente entro nos blogs mesmo.

Sabrina 4 de fevereiro de 2010 às 14:25  

Eu particularmente acho melhor responder no próprio blog da pessoa, se a pessoa deixou e-mail respondo por e-mail.... como acompanho muitos blogs acabo me esquecendo de onde fiz algum comentário,, e como vc não volto para ver a resposta!!!

Bjocas

César, Valéria, Lara e Anaclara 4 de fevereiro de 2010 às 14:47  

Eu respondo no blog da pessoa. Se ela não tem e-mail, fazer o quê, mas não tenho como responder.

E a vida segue...

Fernanda 4 de fevereiro de 2010 às 14:55  

Oi Pati
ótima pergunta. Me pergunto sempre a mesma coisa. As vezes até respondo no blog mas não sei se alguém volta pra ver o mesmo post.
Se fosse um blog no wordpress até daria pra responder por email, já que é pedido email pra todos os comentarios, mas no blogspot não sei. E também gostaria de saber!

Bjs

Adriana Castro 4 de fevereiro de 2010 às 15:00  

bem, eu tô longe de ser especialista no assunto, mas, os poucos comentários que são feitos no meu blog, respondo por lá mesmo... por mais que a pessoa não volte para conferir, eu, pelo menos, qdo quero acompanhar os comentários, seleciono aquela opção "enviar por e-mail comentários de acompanhamento"... então, acabo partindo do pressuposto que as pessoas fazem o mesmo...

recebo alguns comentários (os melhores, pq geralmente envolvem questões íntimas) por e-mail, e, obviamente, respondo por e-mail tbm...

bjo! ;-)

Tati 4 de fevereiro de 2010 às 15:41  

Eu sempre respondo no blog da pessoa quando ela assim o tem, as poucas pessoas que comentam no meu blog possuem um tb então, é assim que faço.
Responder no proprio blog eu acho nada prático nem para a pessoa que vai responder nem pra quem comentou, pq ambas depois têm que voltar para saber se há algo.... rs enfim... bom, é isso :)
Bjs
Tatiana

2much-ice 4 de fevereiro de 2010 às 17:31  

Oi Pati

Quando eu tinha o blogspot, eu respondia no blog da pessoa caso ela tivesse. Agora no wordpress eu posso enviar por email caso necessite ou tb responder no blog do meu leitor, claro.
Responder pelo nosso blog eu acho que não tem muito sentido pois assim como vc eu raramente volto pra ver se houve respostas.

Bjs !

Anônimo 4 de fevereiro de 2010 às 19:02  

Pati!!

Verdade que o consulado nos mata e nos estressa. Por isso a expressão "se um dia ele nos chamar". Eu sei que ele vai nos chamar, nem que seja pra dizer que não deu! :)

Um abraço!!

Ka e Bob

Tuka Miranda 4 de fevereiro de 2010 às 19:32  

Oie!!!
Paty, eu particularmente prefiro responder no blog da pessoa ou via email se ela deixar.
Não respondo no meu blog.
Sempre q visito blogs procuro deixar uma mensagem, acho legal e isso incentiva o responsável pelo blog a continuar e são tantos que visito q n tenho como estar retornando para saber se tive alguma resposta.
Um grande beijo,

Karinny 5 de fevereiro de 2010 às 19:01  

Ha! Me senti Pop agora!!!
Bem, eu nunca cheguei a uma conclusão depois daquele post, mas… o que eu tenho notado em blogs profissionais (de gente que vive de blogar) é que eles respondem nos próprios comentários, com isso você evita perguntas repetidas de quem tem interesse mesmo volta pra ver inclusive com comentários dos outros leitores (ex: dia de beaute). Mas nem todo comentário precisa de resposta né? Eu pelo menos não espero. Mas bem, se você chegar numa conclusão posta aqui pra gente!

Diário Canadá Brasil 20 de abril de 2010 às 14:44  

Que graça, ainda não tinha pensado nisso, nem como ser respondida nem mesmo como responder.... bem, acredito que o ideal seja responder no blog onde foi perguntado(se for uma pergunta)pois os demais que escreverão abaixo e lerão a pergunta tbm terão uma resposta e daí aqueles que perguntarão se tiver mesmo afim de saber a resposta que vá lá para conferir, contudo, se for uma pergunta ou dúvida que requer mais texto o ideal é responder por e-mail.

Valeu por me fazer pensar nisto!

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP