Fim de ano...

>> 30 de dezembro de 2010


Hoje é o penúltimo dia do ano e, assim como 2009, este também foi um ano e tanto: intenso, cheio de novidades e acontecimentos. Avaliando o que passou vejo que cresci bastante e parece que saímos do Brasil há muito tempo. Aí vai uma retrospectiva dos fatos mais marcantes:

- Meu pai tem Alzheimer e em janeiro a situação de saúde piorou dele bastante com o diagnóstico de um AVC hemorrágico. Ele passou por uma cirurgia de emergência e depois teve mais de um mês de UTI e mais outro de internação. Depois dessa ele ainda precisou ser internado várias vezes ao longo do ano por conta de complicações de saúde. Hoje ele está estável, em casa, em um esquema de internação domiciliar. A despedida foi muito difícil em parte porque sei que o tempo dele está acabando (e o de todos nós também não está?) e também porque resta muito pouco do grande homem que ele é. Estando aqui no Canadá ainda não estou totalmente resolvida com essa história.

- Também foi em janeiro que o Flávio conseguiu um emprego em uma pequena empresa canadense, com um contrato de consultoria, recebendo por hora. Ele ficou levando os dois empregos até quando deu e em março optou por pedir demissão no Brasil e ficar só com o emprego daqui.

- Os primeiros meses do ano foram dedicados aos planejamentos finais para a mudança. Ainda não tínhamos recebido o pedido de exames médicos que marca o fim do processo de imigração, mas contávamos que poderiam chegar a qualquer hora. No último dia de maio eles finalmente chegaram e mais que rapidamente fizemos nossas consultas, que coincidentemente já estavam marcadas, e tudo foi enviado para o consulado em São Paulo. Nessa época eu também saí do meu emprego e para mim foi o fim de uma era.

- Em junho, no clima de pré-mudança e em ritmo de garage sale, descobri a melhor surpresa do mundo. Estava grávida! Era possível?! Como? Bem, como eu sei, mas vamos deixar as piadinhas de lado nessa hora... Foi uma mistura de sensações. Eu fiquei imensamente feliz, mas não sabia ao certo como ia ser. Estávamos quase nos mudando e eu tinha pensado em engravidar aqui, depois que já estivesse trabalhando e com tudo bem estabilizado. Bem, Deus tem o tempo certo para todas as coisas e esse foi o melhor presente que o ano de 2010 me trouxe. Entendi que este tempo é o tempo da maternidade e o tempo de trabalhar vai ser em 2011, com a Isabella um pouquinho maior.

- Passamos os últimos dias de Brasil na casa da minha sogra e apesar de todo o carinho e cuidado que recebemos lá, eu tinha tanto sono, enjoava tanto e vomitava tanto que tudo foi meio nebuloso. Ainda tínhamos várias pendências para serem resolvidas antes da viagem e eu ia tentando correr com tudo do jeito que dava. Foi uma época de aprender que não dou conta de tudo e mesmo não conseguindo, no fim as coisas acabam funcionando!

- No dia 23 de julho, depois de um grande susto, embarcamos. Chegamos em Gatineau no meio do verão e fiquei impressionada com a beleza de várias partes da cidade. Nos identificamos muito com Ottawa também e passamos as primeiras semanas resolvendo as pendências de imigrantes recém-chegados. Aí foi a fase da gravidez em que eu mais me senti mal e literalmente adubei todos os canteiros por onde passamos... Já era íntima de todos os banheiros e não aguentava mais tanto enjôo e vômitos. Bem, só foi passar lá pelos cinco meses, fazer o quê?

- Em agosto nos mudamos para o nosso apartamento e entrei no curso três da francisação, que é o curso de francês oferecido pelo MICC para imigrantes. Foi uma ótima experiência e foi nessa época que meus ouvidos se abriram e se adaptaram ao sotaque québécois. Não digo que esteja tão bem em francês quanto em inglês, mas isso ainda vem com o tempo.

- Em outubro recebemos a visita das avós da Bebella e vimos a neve pela primeira vez. Foi a época em que mais passeamos por aqui e descobrimos muitas coisas legais na cidade. Também fomos para Niagara Falls e Niagara on the Lake e gostamos tanto que queremos voltar para ficar mais tempo da próxima vez.

- Em novembro fizemos a prova prática para carteira de motorista e fomos reprovados! Foi muito chato e passamos o mês bem limitados, sem sair muito e com uma sensação desagradável de estarmos em uma situação irregular. A carteira veio de presente para os dois em dezembro e agora voltamos a passear por aí.

- Minha irmã e meu sobrinho vieram passar o natal conosco e apesar do pouquinho tempo que ficaram, acho que conseguimos aproveitar bastante, mesmo com o meu barrigão. Já estou me aproximando do final da gestação e o clima agora é de ansiedade. O quarto da Isabella está praticamente pronto e minha mãe e minha sogra voltam no final de janeiro para esperarmos pela chegada da mais nova gatinoise do pedaço!

Que venha 2011! Deixo aqui meus votos de um Feliz Ano Novo a todos!

Read more...

Serviços odontológicos no Cegep de l'Outaouais

Os serviços odontológicos no Canadá são bem caros e não são cobertos pelo sistema público de saúde. A Marden até preparou um post bacana que dá para ter uma ideia dos preços aqui. Algumas empresas oferecem planos dentários aos funcionários como benefício, mas este ainda não é o caso do trabalho do Flávio e eu ainda não estou trabalhando. Mas a questão é que não dá para ficar sem fazer limpeza e profilaxia regularmente na temida cadeira do dentista né? E daí que o Cegep de l'Outaouais oferece diversos serviços odontológicos simples por um preço bem bacana. O esquema é o mesmo de qualquer escola, os alunos do final do curso são acompanhados por profissionais e fazem um estágio na boca dos pacientes. Bem, como eu pretendo passar por lá só para ficar na limpeza semestral, acho que não deve ter muito erro. No primeiro semestre eles atendem crianças e adolescentes (10 dólares) e no segundo semestre atendem adultos (25 dólares). Para tratar alguma eventual cárie eles cobram algo entre 5 e 20 dólares.

A Clinique d'hygiène dentaire fica na sala 1.001 do campus Gabrielle-Roy 333, boul. de la Cité-des-Jeunes. Para marcar um rendez-vous o telefone é  819-770-4012 ramal 2298 (de 8h às 15h30). Eu devo ir lá para testar o serviço esse ano (ano que vem?) e depois conto o que achei.

Read more...

Mais visitas!

>> 20 de dezembro de 2010

Minha irmã e meu sobrinho chegaram no sábado para passar o Natal conosco (yay!). Ficam pouco tempo, mas estamos tentando aproveitar os dias que temos ao máximo. Por isso estarei meio ausente pelos próximos dias, mas volto depois do Natal. Aliás, um Feliz Natal a todos! Para mim este Natal tem um sabor todo especial... É o primeiro Natal no Canadá, primeiro Natal com neve, primeiro Natal grávida e último Natal antes da Isabella chegar!

"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco". Mateus 1:23

Read more...

Casal devidamente carteirado

>> 16 de dezembro de 2010

Depois de mais de quatro meses aqui, finalmente finalizamos nossos processos para obtenção da carteira de motorista! Nós reprovamos na primeira prova prática no mês passado e repetimos o exame essa semana, na neve! Agora, uma novidade importante: quando o Flávio foi fazer a prova hoje, a atendente informou que desde ontem carteiras de habilitação de novos residentes no Québec valem SEIS MESES, e não três. A informação pode ser confirmada aqui na página do SAAQ. Isso significa que os recém-chegados têm o dobro do tempo para conseguir a habilitação daqui... Um alívio! No nosso caso, como estávamos com nossas carteiras brasileiras expiradas, estávamos evitando ficar cirulando de carro por aí desnecessariamente. É uma sensação muito desagradável!

Há vários relatos de como se obter a habilitação aqui no Québec, mas só para não passar em branco, deixo também as minhas dicas:

  • Antes de mais nada é preciso traduzir a carteira do Brasil na embaixada brasileira, para que a habilitação seja válida aqui. Custa uns 20 dólares e daí é só dirigir com a original e a tradução. 
  • Mesmo tendo seis meses pela frente, o melhor é tirar a carteira logo, junto com todas as mil e uma pendências que precisamos resolver na chegada. Quando alguém reprova na parte prática, é preciso esperar 28 dias para refazer o exame e o processo pode enrolar...
  • Fora do inverno, as vagas são bastante concorridas. Mas mesmo que você não consiga marcar em uma data próxima, vale a pena ficar ligando para ver se houve desistências, que aparecem sempre em cima da hora.
  • Para o teste teórico, a prova é bem tranquila e o teste online ajuda bastante. Mas também acho que é uma boa ler os dois livrinhos da prova, já que a sinalização é um pouco diferente. Se não quiser comprar, dá para pegar na biblioteca. Há opção de fazer o teste em vários idiomas, incluindo português (de Portugal), mas dizem que o melhor é ficar entre o francês e o inglês.
  • Para o exame prático, as principais diferenças são: parar em TODAS as placas de Arrêt, SEMPRE dar preferência aos pedestres, mesmo que eles estejam errados, e verificar o ângulo morto a cada virada ou mudança de faixa. Isso significa virar a cabeça e olhar para o vidro do passageiro do lado que você for virar.
  • Ainda no exame prático, eles pedem para estacionar o carro de ré entre dois carros. Você pode tirar o cinto para isso e não deve estacionar olhando apenas no retrovisor. Tem que virar o corpo e olhar para o vidro traseiro também.
  • Ainda há a opção de pegar uma aula com um instrutor daqui e fazer o provável percurso da prova (60 dólares por uma hora). Se estiver inseguro, recomendo. As reprovações aqui são muitíssimo comuns, mesmo para quem tem muito tempo de carteira.
  • Aqui vai um contato de uma auto-escola que aluga carros e oferece aulas de direção: École de Conduite Lauzon.
Ufa, que alívio... Essa era a última pendência burocrática de recém-chegados que tínhamos por aqui. Assunto encerrado!

Read more...

Compras imaginárias

>> 15 de dezembro de 2010

Essa é uma compra imaginária com potencial para virar compra real... Assistam o vídeo e vejam porque!


Solução para a bagagem de mão dos pequenos nos aeroportos... Vende aqui e aqui ainda dá um descontinho...

Read more...

Mais sobre gravidez e maternidade

>> 13 de dezembro de 2010

Ultimamente eu só ando tendo um assunto para falar e estou lutando para não transformar esse espaço em um blog de mães, já que tudo agora tem foco na Isabella... O quartinho, as roupinhas, o clima de inverno quando ela chegar... Acho que não tem outro jeito, certo? Por aqui tudo segue bem com a gravidez e já estou no último trimestre. Estou mais lenta e pesada, mas agora que o final da gestação se aproxima estou em clima de contagem regressiva!

Como alguns assuntos relativos à maternidade funcionam de um jeito um pouco diferente por aqui, tenho feito muitas pesquisas e deixo alguns links que descobri nos últimos dias que podem ser úteis para futuras mamães ou para quem vem com filhos para cá. Ah, como de costume, as páginas costumam ter a opção para serem lidas em inglês ou francês.

  • Naître et Grandir - uma excelente fonte de informação recomendada pelos hospitais aqui sobre saúde e desenvolvimento das crianças até os 5 anos.
  • Yoopa - este é um portal da Canoe de referência para pais québécois. Os assuntos são os mais variados, tem até lista com os nomes mais populares dos bebês por aqui no lado francês. Yoopa também é revista e um canal de TV, resta pesquisar aqui na TV de casa para ver se é bom!
  • ACPEO / Berso - o assunto creche (garderies) aqui no Québec é bem delicado, já que as filas de espera são longas e a qualidade do serviço nem sempre é das melhores. Esta é a página do governo para cadastrar as crianças (que já nasceram) e saber mais sobre os locais disponíveis.
  • Devenir Parent - página do governo com todas as informações sobre documentação do bebê, auxílios sociais, licenças, adoção e direitos e deveres dos pais e crianças.
  • Savvy Mom - boas dicas e soluções para a realidade canadense em assuntos como compras, alimentação, saúde, lazer, finanças e sustentabilidade.
  • Movies for Mommies -  quem mora nas províncias de Ontario, Quebec, British Columbia, Saskatchewan e Alberta tem a opção de poder desfrutar de uma sessão semanal de cinema em um ambiente totalmente baby-friendly, algo semelhante ao Cine Materna no Brasil. Eu vou querer experimentar!
  • La Leche League Canada - presente em várias partes do mundo, aqui a função da Leche League é oferecer todo o suporte necessário para mães que querem amamentar, com aconselhamento, técnicas e até visitas gratuitas de consultoras em lactação. Aqui para a região do Québec.
  • Naissance-Renaissance Outaouais - este é só para quem mora em Gatineau e região. O serviço é oferecer apoio, não só em aleitamento, mas em acompanhamento durante a gravidez e trabalho de parto. Durante as reuniões semanais, além de trocar experiências com outras mães, há um espaço para pesar e medir os bebês, sob a supervisão de uma madrinha de amamentação. Quem me passou essa dica foi a Carol do Nelson, e achei bem útil já que as visitas ao pediatra são bimestrais.

Read more...

Clipping ::::: Multiculturalismo no Canadá

>> 9 de dezembro de 2010

Há algum tempo atrás o The Globe and mail começou a publicar um especial sobre multiculturalismo no Canadá dividido em seis partes além de vídeos para debate. Agora que a série está completa, eles reuniram os principais artigos e vídeos em uma página que dá um material interessantíssimo e de leitura obrigatória para imigrantes. É tanto assunto que eu mesma ainda não terminei de ler tudo, mas já adianto alguns tópicos bem interessantes para entender melhor como o Canadá enxerga a complexa questão da imigração:
Quando o multiculturalismo não funciona
Quais imigrantes deveriam entrar no Canadá
Como a religião dos imigrantes está mudando o Canadá
Cinco casos sobre adaptação no Québec
Algumas palavras francas sobre imigração

Read more...

Momento cute do dia

Thought of you - linda animação em 2D, por Ryan Woodward. A música é "World Spins Madly On", do The Weepies.


Para conhecer melhor o trabalho do Ryan, veja também o behind the scenes.

Read more...

Procurando emprego na região do Outaouais

>> 4 de dezembro de 2010

Em Gatineau existem várias organizações que prestam suporte gratuito àqueles que estão em busca de um emprego, sejam imigrantes ou não. Este suporte pode vir em forma de treinamento, consultoria, cursos de idiomas, ajuda na preparação do currículo, estágios e por aí vai. Percebam que, mesmo que o trabalhador já tenha um dossier aberto no Emploi Québec, não há impedimento em buscar auxílio em outros lugares, basta escolher a organização que tenha o programa mais adequado ao seu perfil. Aí vai uma relação dos principais órgãos aqui da região:

  • SITO - Service Intégration Travail Outaouais: é uma das principais por aqui, e tem uma boa variedade de programas, inclusive de estágios remunerados com possibilidade de contratação. Quando fiz uma visita com a turma da francisação me informaram sobre um programa bem interessante que está em fase experimental e não está divulgado no site, sobre estágios no Governo Federal.
  • GEO - Guide Emploi Outaouais: esta é uma organização que ajuda o trabalhador a encontrar uma instituição que ofereça o programa mais adequado ao seu perfil. O site deles tem um questionário para indicar as melhores opções e uns links bem interessantes.
  • Carrefour Jeunesse-Emploi: outra grande organização com uma boa variedade de programas e estágios (mais curtos que os do SITO), para pessoas de 16 a 35 anos.
  • La Relance Outaouais: também tem uma boa variedade de ações e programas e o site lista inclusive algumas vagas abertas. Eles também oferecem uns encontros abertos para empregadores e trabalhadores nas primeiras terças-feiras de cada mês.
  • O'bois International: esta é uma empresa de treinamento, que simula todas as atividades e funções administrativas de uma empresa real de porte internacional, para dar aos trabalhadores experiência profissional local.
  • Option Femmes Emploi: exclusivamente para mulheres, oferece orientação para aquelas que desejam trabalhar ou abrir uma empresa.
  • AFIO - l'Association des Femmes Immigrantes de l'Otaouais: esta associação não é somente para quem procura emprego, mas ajuda as mulheres imigrantes com dificuldade de adaptação na sociedade local.

Para quem está chegando ou pensa em se mudar para a região, vale relembrar que emprego aqui em Gatineau depende muito do domínio dos DOIS IDIOMAS, francês e inglês. Em Ottawa, além do inlgês, o francês é desejável e um bom diferencial, mas do lado de cá do rio, quase todas as vagas mais especializadas pressupõem domínio das duas línguas.

Read more...

A árvore

>> 2 de dezembro de 2010

Respondendo ao comentário do César no post anterior, aí vão as informações sobre a decoração:
- A árvore compramos por 21 dólares em promoção do Loblaws, com 1.80m,
- As fitas saíram por 1 dólar cada rolo no Jean Coutu,
- As bolas escolhi um pacote com um montão de várias cores e tamanhos também no Loblaws por 19 dólares,
- As flores comprei um alguns ramos para girlanda no Wal-mart por 1.45 cada e cortei os caules.
- Os flocos de neve e os laços também tiveram preço camarada, entre 2 e 5 dólares, no Loblaws e Wal-Mart.
- O resto da decoração da casa veio de Dollaramas e afins!


E o resultado da árvore foi esse aqui:
Ps: Pucca disse que não cobrou cachê por essa participação, mas na próxima não vai deixar passar :-)




Read more...

Notícias Aleatórias

>> 1 de dezembro de 2010

- Realmente nem estou acreditando que já é dezembro... Apesar de ser um dos meus meses preferidos, eu sempre fico meio pensativa e costumo fazer um balanço do ano que está acabando. Este foi um ano memorável e para não perder o costume, já estou preparando minha retrospectiva e minha listinha de metas para 2011.
- A gravidez segue evoluindo bem, exceto por uma condição da minha placenta. Não é nada que coloque em risco a nossa pequenininha, mas o acompanhamento médico tem sido mais criterioso. Como tudo sempre tem um lado bom, tenho feito muitas ecografias por aqui e eu adoro!
- Estamos na fase de arrumar o quartinho e finalizar o enxoval. Ainda faltam vários pequenos detalhes e eu estou me afogando em tantas listas. Mas acho que o tempo vai ser mais que suficiente, até porque minha irmã está vindo aí este mês e deve me dar uma força na reta final da arrumação.
- Por falar em gravidez, tenho tido uns sonhos bem surreais... Cada dia sonho com um parto e um bebê diferente. Dizem que é normal nessa fase né? Mas também deve ser reflexo da minha expectativa. No alto dos meus sete meses, me pego o tempo todo pensando em como será o rostinho da minha bonequinha :-)
- Os dias aqui tem sido cada vez mais curtos, e é preciso tomar cuidado porque isso costuma deixar as pessoas meio blues. Mas, por outro lado, tenho achado o clima de outono daqui (sinônimo de inverno em muitos outros lugares) bem agradável, desde que estejamos usando as roupas certas. Me lembro de ficar passando muito mal de calor no Brasil nessa época do ano, e confesso que prefiro esse clima aqui! Ainda tem a neve... Ainda estamos em lua-de-mel com ela, então cada dia que neva (ainda foram poucos) ficamos só admirando!
- A Pucca já foi apresentada à neve, mas ela estranhou um bocado. Aliás, ela tem sentido muito frio aqui e já até compramos um casaco para ela...
- Esses dias aqui tivemos verglas e para evitar quedas (gelo escorrega pacas), compramos sal para a calçada e escadas daqui de casa. Escolhemos algo desse tipo, que é seguro para crianças e animais. Para quem não sabe, o sal comum pode machucar a pata de cães e gatos e é até por isso que vendem umas botas para bichos aqui.
- Tenho pensado muito no meu pai por esses dias. A situação dele está até bem estável considerando o que ele passou esse ano, mas me pego pensando em tudo o que gostaria de dizer se ele conseguisse me entender :-(
- Deve ter mais ou menos uma semana que terminamos a arrumação de Natal aqui de casa, com direito a guirlanda na porta e tudo. Enfeitar a casa nessa época é uma delícia, não só pela variedade de produtos, mas pelo preço! Com um pouco de criatividade e imaginação, nossos gastos totais com essa parte ficaram em menos de 80 dólares, algo que imagino não dar nem para a árvore no Brasil...

Read more...

Freebie ::::: tags para o Natal

Etiquetas para os presentes de Natal, via I love to Illustrate. Aliás, vale a pena visitar todo o site, que tem vários outros freebies fofos. Por aqui já estou em total clima de fim de ano e em contagem regressiva para as próximas visitas aqui na casinha: vêm aí minha irmã e meu sobrinho!


Read more...

Calendário do mês ::::: Dezembro

Então é isso, já estamos em dezembro e 2010 já começa a se despedir! O desktop calendar que escolhi para este mês é da Crosscards e o download para vários formatos está disponível aqui.

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP