1 ano de blog!

>> 30 de setembro de 2010


Este blog nasceu há exatamente um ano atrás, com o objetivo de relatar minhas impressões sobre uma fase única que estava começando na nossa família, o nosso processo de imigração. Eu também queria um espaço pessoal para arquivar e organizar minhas pesquisas sobre o Canadá e compartilhar o que mais me desse na telha. No começo não sabia muito bem no que isso ia dar, mas o melhor presente que ganhei foi a oportunidade de não apenas escrever, mas de conhecer alguns bons amigos. Só isso já teria feito com que esse projeto valesse a pena, mas o espaço cresceu muito mais do que eu poderia imaginar: foram quase 300 posts, mais de 22 mil visitas e uns 250 assinantes. Acho que até aqui o propósito deste blog não mudou muito. Para deixar o espaço organizado, criei categorias bem específicas: sobre imigração, sobre as fofurices que encontro pela web (adoro!), sobre Canadá e Gatineau, sobre idiomas e por aí vai. Mas, se por um lado a temática do blog continuou mais ou menos a mesma, muita coisa aconteceu conosco neste período. Neste um ano nosso processo de imigração foi finalizado, nós deixamos nossa vida como conhecíamos no Brasil, viemos para o Canadá, e, a principal mudança de todas, eu engravidei e agora seremos pais pela primeira vez. Foi um ano e tanto, mas eu sei que muito mais está por vir. Cada dia aqui tem sido um aprendizado e ainda estamos engatinhando na nossa adaptação por essas bandas. Além disso, nossa pequenina está chegando em mais alguns meses e sei que em breve nossas vidas serão transformadas para sempre. Então, que venha o próximo ano de blog, com todas as mudanças e surpresas inevitáveis pelo caminho!
[imagem daqui]

Read more...

Publisac

>> 29 de setembro de 2010

Eu já me mudei para o Canadá sabendo que aqui é preciso ficar de olho nas promoções. Alguns produtos tem muita variação de preço, outros tem o preço meio tabelado, mas o fato é que eventualmente, algum dia, aquele produto que você quer vai entrar em promoção. Os canadenses já aprenderam faz tempo e sabem aproveitar as ofertas para fazer o dinheiro render. Então é por isso que aqui vale a pena ficar de olho em sites como o Bargain Moose, e outros que já tinha comentado aqui. Mas quando nos mudamos, eu comecei a reparar que todos as casas recebiam de uma a duas vezes por semana o Publisac, que é um conjunto de flyers das principais lojas da região. Só que aqui ninguém nunca deixava nada... Daí decidi ligar lá e foi só fazer um cadastro rapidinho e estava tudo resolvido. Essa semana já recebemos o primeiro pacote na nossa porta e já valeu a pena para planejar o supermercado do final de semana, por exemplo. Sei que para alguns pode parecer uma besteira receber propaganda em casa mas ajuda muito no planejamento saber onde comprar o quê. Fica a dica!

Read more...

It's a girl! / C'est une fille!

>> 24 de setembro de 2010

Ontem fizemos uma ecografia e nossas suspeitas se confirmaram... Vem aí uma menininha! Pelo exame ela está bem e em perfeita saúde. Estamos muito felizes e a cada dia que passa o nosso amor pela nossa pequenina só aumenta!
---
Para não deixar de passar informações sobre o sistema de saúde: este exame deveria ter sido feito no Hospital de Gatineau. Como lá não tinham vagas na radiologia para os próximos dias, fui encaminhada para uma clínica particular que fez o exame (pago pelo governo, obviamente). Ressalto que ainda estamos no período de carência para a RAMQ e portanto ainda não estamos cobertos pelo sistema de saúde daqui. Todo o atendimento que venho tendo é por conta da exceção que eles fazem para gestantes. Para saber mais sobre a Assurance Maladie no Québec, está tudo aqui.
---
CLSC de Gatineau oferece alguns cursos gratuitos para os pais durante o pré-natal. O primeiro é sobre alimentação na gestação, mas há também sobre amamentação e trabalho de parto, por exemplo. Nos CLSC também é possível retirar o guia Mieux Vivre Avec Notre Enfant, uma publicação com muitas informações sobre o período da gravidez até o segundo ano de vida da criança. Para quem quiser saber mais, eu já tinha falado brevemente sobre este material aqui, e lá coloquei o link para downlod do pdf (em inglês e francês).
---
Hoje completamos dois meses de Canadá. Parece que o tempo passou devagar e rápido ao mesmo tempo. Devagar porque temos a sensação de que estamos aqui há muito mais tempo, já que esses dias de recém-chegados foram uma verdadeira montanha-russa. E rápido porque não acredito que já fazem dois meses que partimos do Brasil!
---
Imagem: esse sapatinho fofo é daqui.

Read more...

Dentro das malas da mudança

>> 22 de setembro de 2010

Como qualquer imigrante, nós passamos um bom tempo pensando no que trazer na mala e no que deixar no Brasil ou vender no Garage Sale. Bem, aí vai um resumo do que acho que valeu a pena e do que não nos fez falta. Boa parte da minha avaliação aí embaixo está baseada em dois pontos:

1. Sim, aqui tem tudo e teoricamente não seria preciso trazer nada, mas os itens listados abaixo poupam a dor de cabeça de ficar escolhendo e avaliando as melhores opções em uma época que com certeza você vai ter muito mais o que fazer.
2. O dinheiro escorre pelo ralo nos primeiros meses, e trazendo algumas coisas já dá para evitar alguns gastos que podem ser desnecessários.

- Pelo menos um jogo de roupas de cama e banho: sim, aqui tem, lógico, mas quando nos mudamos para a casa nova há simplesmente tudo para arrumar. Então ter pelo menos um jogo de cama e de toalhas que você sabe que gosta traz o mínimo de conforto e evita ter que sair para comprar.
- Itens de higiene pessoal das marcas que você já usa: chegar cansado depois de mais de 10 horas de viagem e ainda ter que achar uma farmácia para comprar shampoo, sabonete e hidratante para tomar banho... Não, né? Sem falar que vai levar um tempo até descobrir quais as marcas que gosta para cada coisa, já que nem tudo é igual. Claro que isso faz parte do show, mas, mais uma vez, nos primeiros dias é muita informação de uma vez só, então melhor simplificar.
- Presentes ou artigos do coração: isso é bem pessoal, mas eu acho que vale a pena trazer algumas coisas de valor sentimental ou que você acha que deixam seu cantinho com cara de seu. Claro que é preciso limitar a quantidade, mas nós escolhemos algumas coisinhas que compramos na nossa lua de mel, presentinhos de pessoas muito queridas, e alguns artigos das nossas viagens que nos lembram da nossa história.
- Livros em português: tem alguns livros que vai ser difícil comprar aqui... Então melhor separar os favoritos. Podem ser um problema porque pesam muito, por isso, nas nossas malas vieram pouquíssimos, mas deixamos vários na casa da minha sogra para trazermos de lá na nossa próxima visita, ou para ela trazer quando vier nos visitar.
- Guarda-chuva e mochila: chove bastante aqui em Gatineau e no começo, para providenciar todos os documentos, anda-se bastante à pé com pasta, garrafa de água e uma porção de documentos... A mochila facilita muito a vida.
- Notebook e máquina fotográfica: aqui é bem barato, mas, mais uma vez, para que gastar dinheiro com isso se você já tem? Não vale a pena vender a preço de banana no Brasil para depois ter que gastar aqui. E com certeza serão bastante úteis. Aproveite a máquina fotográfica para tirar uma foto de todos os documentos que trouxer do Brasil e dos que tirar quando chegar aqui e grave em local seguro. É bom ter esses dados para referências futuras ou no caso de alguma emergência. Só não recomendo fazer isso com o SIN, porque é bem confidencial.
- Adaptador universal para tomada: dá para comprar até no freeshop. Se deixar para comprar aqui, o preço é em média uns 10 dólares. O modelo de plug e tomada canadense é esse aqui.
- Para as mulheres que precisam, kit manicure. Aqui tem uma variedade imensa de esmaltes, mais caros que no Brasil, é verdade, mas mesmo assim não é preciso trazer muitos. Também tem acetona, mas alicate é mais complicado e o algodão é meio estranho. Vale a pena trazer um kit pequeno para manter as mãos em ordem. Duro é só achar tempo para isso na correria que é o começo de vida aqui!
- Pequenos artigos de cozinha de uso diário: aqui no Canadá eletrônicos são muito baratos, mas bons itens de casa e cozinha não. Eu me arrependi de ter vendido algumas coisas que poderiam caber na mala, porque até que dá para comprar quase tudo bem barato no Dollarama ou no Wal-Mart, mas vale o quanto se paga. Para ter coisas com boa qualidade o preço é bem mais alto.
- Farmacinha: aqui há alguns medicamentos que são vendidos livremente sem receita, como analgésicos, vitaminas, antiinflamatórios e anti-histamínicos, mas o restante, só com consulta médica, inclusive anticoncepcional. Então, se já tem algum medicamento de uso contínuo ou algo que foi prescrito por algum médico aí, é bom trazer.

- O que acho que não vale a pena trazer: roupas em excesso, já que são bem baratas por aqui, artigos de papelaria e muita coisa de maquiagem (aqui é o paraíso).

Que eu esteja me lembrando agora é isso... Qualquer coisa volto depois para fazer um update. Está tarde aqui e amanhã tem aula, então é hora de ir para a cama!

Read more...

Compras imaginárias

>> 21 de setembro de 2010

Passeando por este blog, achei este colar feito com flores de papel texturizado... Um sonho! Aliás, o Allthingspaper vale muito a pena uma visita... Tudo lindo!

Read more...

Notícias Aleatórias

>> 15 de setembro de 2010

- O outono começa a dar as caras por aqui. As árvores parecem pintadas a mão e eu fico babando... Lindo demais! Mas, com isso a temperatura cai um pouco e acho que já não teremos mais nada acima dos 18 graus daqui para frente. Ontem na sala um dos alunos comentou que esse ano a primeira neve cai já em outubro! Como não tenho fontes oficiais, optei por ignorar a informação, porque ainda não descobri como uma grávida pode se vestir graciosamente no inverno com aqueles casacões sem ficar parecendo um iglu ambulante...

- Acabo de voltar de um tour pela cidade que fizemos com a turma da francisação. O passeio rende um post futuro, mas posso adiantar que valeu muito a pena e foi muito bom conhecer melhor as regiões de Gatineau.

- Ontem comecei o pilates que estou fazendo com a Carte Accès Gatineau. Em mais alguns dias começo a hidroginástica para gestantes e com isso fecho o meu pacote de mommy fitness. Aqui tem muitas opções bem baratas para esportes e atividades físicas, então só fica parado quem quer!

- Por falar em gravidez, a gestação segue bem e os enjôos chegaram mesmo ao fim. O nenem mexe o tempo todo e agora é fase de curtir a barriga e me preparar para a chegada do bebê. De vez em quando bate um pânico por não estar trabalhando e nem procurando emprego aqui, mas estou tentando entender que essa é minha fase mãe e vou ter que adiar os planos profissionais por um tempo.

- Peço desculpas porque estou super atrasada com a resposta de alguns comentários, mas apesar de quase dois meses aqui, ainda não entrei totalmente em uma rotina. Quando tenho tempo prefiro checar os emails, o reader e postar alguma coisa no blog... Por isso, se for algo urgente, acho que o melhor é mandar um email: patitando arroba gmail ponto com.

- O post da Fernanda me lembrou que no fim do mês o blog também fará um ano. Uau! Quanta coisa aconteceu em tão pouco tempo! Uma coisa que percebi neste período é que depois que nos mudamos os posts estão mudando também: menos pesquisas e mais impressões pessoais por aqui. Natural né? Eu nunca tive a pretensão de fazer deste espaço algo exclusivo sobre imigração, e aos poucos os interesses vão mudando...

- Nossos cartões de residência permanente chegaram nessa semana. Que bom! Agora falta chegar a carta do seguro saúde e conseguirmos tirar a carteira de motorista.

- Nessa viagem que fizemos no final de semana conhecemos alguns brasileiros que estão no Canadá entre 6 e 15 anos. Foi muito interessante conversar com cada um deles e ouvir a visão sobre o país e sobre o Brasil. Para nós que acabamos de chegar foi como que um renovo e deu para ver que depois de um tempo há um retorno para tanto investimento. E assim vamos indo, um dia de cada vez!

Read more...

Momento cute do dia

Aparentemente só eu não conhecia essa música tão fofinha do Coeur de Pirate. Mas não podia deixar de publicar aqui... Linda!



O nome é Comme des enfants e o clipe oficial é este aqui (sem a letra).

Read more...

Impressões sobre Gatineau

>> 9 de setembro de 2010

Não são muitos imigrantes brasileiros que escolhem a cidade de Gatineau como opção em Québec e por isso não há muitas opiniões sobre a cidade. No ano passado, quando intensificamos nossas pesquisas sobre a região, eu publiquei este post com algumas informações e com a visão de quem ainda não tinha colocado os pés aqui. O que escrevi não estava errado, mas acho que agora já posso acrescentar mais algumas impressões a partir do lado de cá.

Clima: por enquanto só posso falar do verão e do quase outono. Aqui chove bastante (eu venho de Brasília que está a mais de 100 dias sem chuva) e o clima é bastante úmido. Como há muitos parques e lagos, a impressão que tenho é que respira-se muito melhor. Deixo minhas impressões sobre o inverno no post de um ano de Canadá.

Emprego: Gatineau é conhecida como uma cidade de funcionários do governo (municipal, provincial ou federal). Também é fato que muita gente mora aqui mas trabalha em Ottawa. Eu vejo as duas coisas. Vejo québecoises que mal falam inglês e trabalham aqui mesmo na cidade, e vejo gente que cruza a ponte todos os dias. As duas cidades são separadas pelo rio Outaouais, que é belíssimo, por sinal. Então distância não é muito problema, principalmente para quem mora em Hull. Por outro lado, Gatineau é completamente independente de Ottawa. Tem uma estrutura própria e bem completa, então, para quem ama o francês, não há necessidade de ir para o outro lado do rio se não quiser. Mas, para nós, a proximidade com Ottawa é uma imensa vantagem.

O governo municipal tem um ambicioso projeto de trazer 2750 novas empresas para a cidade nos próximos quatro anos para promover mais empregos e transformar a região em um grande centro de negócios. O tempo dirá se essa meta poderá ser alcançada, mas acho interessante notar que a gestão está preocupada em mudar a imagem da cidade e fortalecer a economia local. Aqui tem uma matéria do Le Droit (jornal local) sobre o assunto.

Lazer: acho o calendário cultural aqui bem intenso. Tem sempre alguma coisa acontecendo na cidade e muitas atividades voltadas principalmentepara famílias, mas para quem mora em São Paulo, por exemplo, com certeza vai achar a cidade muito pacata. Como há muitos parques e lagos, a região também é uma boa opção para os amantes da natureza. Pelo pouco que conheci do comércio até agora, eu prefiro o lado de Ottawa. Aqui não há shopping centers como os que vemos no Brasil, mas acho que lá há mais variedade e às vezes até melhores preços. Cinema há vários e alguns tem a opção de filmes em inglês. O resto é dublado em francês e em raras opções, com legendas. Sobre restaurantes ainda estamos sofrendo... Gostávamos muito de conhecer cantinhos legais para comer no Brasil, mas no geral ainda não gostamos muito do tipo de comida que tem aqui. Mas como ainda não tivemos muito tempo para sair e descobrir novos lugares, ainda não posso dizer com certeza que aqui seja um caso perdido.

Trânsito: Gatineau é formada a partir da união de cinco antigas cidades e por conta disso tudo é bastante espalhado de um setor para o outro. No geral o trânsito é muito tranquilo, mas nos horários de pico (8h-9h e 15h30 / 17h) alguns pontos ficam engarrafados. Também tenho notado que as regiões tem características próprias. Por exemplo, no setor de Gatineau fala se muito menos inglês que em Hull ou Aylmer, por exemplo.

Custo de vida: com certeza o custo de vida em Gatineau é mais baixo que Ottawa ou Montréal, por exemplo. O aluguel é mais barato, o preço da gasolina também. Sobre supermercado, algumas coisas são mais baratas e outras são mais caras que no Brasil. Olhando aqui dá para ter uma noção dos preços.

Idioma: vou dizer o óbvio... Sem falar inglês ou francês a vida aqui fica muito mais complicada. No meu caso, ainda bem que vim com o inglês praticamente fluente. Assisto tv e filmes sem problemas, converso com qualquer pessoa e não tenho problemas em entender o que é dito mesmo com os sotaques de outros imigrantes. Claro que há alguns regionalismos e gírias e sempre é tempo de aumentar o vocabulário, mas pelo menos esse idioma veio garantido. O bom é que, mais uma vez, por conta da proximidade com Ottawa, muita gente fala os dois idiomas por aqui e quase sempre dá para usar o inglês quando o francês falha. Sobre o francês, na minha opinião, saí do Brasil com algo entre o intermediário e o avançado. Aqui é suficiente para muita coisa, mas isso é muito distante de uma fluência na língua, principalmente por conta do sotaque québécois. Quando conversamos com os quebecas eles dizem que o nosso francês é ótimo, mas eu sei que ainda está bem longe disso. Só agora começo a entender melhor os jovens falando na rua por exemplo. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente e para o meu francês chegar perto do meu inglês ainda falta um bocado.

Opinião geral: até agora, temos gostado muito daqui, mas vejam, ainda não conheço quase nada de Canadá então não tenho muitos parâmetros de comparação. Algumas regiões em Ottawa e Gatineau são lindíssimas, mas obviamente há partes feias nas duas cidades também. No geral acho os québécoises muito educados e solícitos e considero que fomos muito bem recebidos por aqui. Só que ainda estamos naquela fase de adaptação e isso leva tempo. Tudo ainda é muito recente e cada dia aprendemos um pouco mais para, pouco a pouco, irmos construindo nossa vida do lado de cá.

---
Amanhã vamos sair cedo para fazer uma viagem e provavelmente passaremos por Niagara Falls. Bom final de semana a todos e até segunda!

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte V)

>> 7 de setembro de 2010

Esta é a última parte da série do Guia de Appliances, que originalmente tinha sido publicada pela Ju no dia 10 de janeiro deste ano, sobre lavadoras e secadoras.

Para a Máquina de lavar roupas existem 2 tipos básicos: Top loading e front loading. Abaixo as vantagens e desvantagens de cada tipo:

Top Loading
É o modelo clássico, velho conhecido do Brasil. É o que tem a tampa na parte de cima da máquina. Geralmente é preferido por idosos que se opoem a tecnologia e acreditam piamente que é o modelo que lava melhor, mas não é.
Vantagens:
- É o modelo mais barato
- Apresenta problemas com frequência bem menor que uma front loading
- É possível adicionar roupas no meio do ciclo (No caso das front loading isso até é possível tb, mas geralmente só nos 10 primeiros minutos de funcionamento da máquina)
- Manutenção mais barata e mais simples caso quebre
- Pode-se usar qualquer tipo de sabão em pó
- Durabilidade maior.

Desvantagens:
- Por ser considerado um modelo ultrapassado possui poucos features, e não tem grandes investimentos em termos de tecnologia e economia de energia.
- Gasta mais energia, mais água, mais sabão, mais amaciante e lava pior que uma front loading.
- Foi comprovado que quando lavadas por esse tipo de máquina as roupas tem durabilidade menor e cores mais desgastadas do que se lavadas em uma front loading.
- Costuma ser mais barulhenta que a maioria das front loading e por vibrar demais não é um modelo recomendado para se colocar numa lavanderia localizada no segundo ou primeiro andar de uma casa (como várias construções novas por aqui já tem), pois com o passar dos anos pode até causar danos na estrutura da casa. É o tipo de máquina pra se ter no basement.

Marcas boas: Whirlpool e Maytag
Marcas não recomendadas: Rooper e GE

Front Loading
É basicamente o tipo de máquina que possui a porta na frente da máquina. Tem tantos features que é o sonho de qualquer Amélia.
Vantagens
- Lava melhor e desgasta menos as roupas do que uma top-loading.
- Gasta menos energia, menos água, menos sabão em pó e menos amaciante.
- A maioria dos modelos é bem mais silencioso que uma top loading.
- Features, features e mais features. A maioria dos modelos já vem com modos de lavagem específico para cada tipo de roupa, basta girar o botão e escolher. Nos modelos mais recentes da Samsung vc encontra Silver care, basicamente mata 99% das bactérias usando água fria o que reduz e muito o gasto de energia pra quem usa com frequência tb não agride tanto as roupas, já que o modo tradicional praticamente ferve as roupas dentro da máquina. Pode parecer exagero, mas para quem tem criança pequena é bem útil, já que vc precisa desinfetar as roupinhas com vômito ou até com xixi e cocô que vazaram da fralda, se vc não desinfetar lavando a roupa em temperatura alta ou com silver care as bactérias continuam se proliferando no meio do tecido e podem causar doenças.
- A maioria dos modelos possuem aparatos para que a secadora possa ser colocada em cima da máquina de lavar roupa, uma boa ajuda pra quem tem pouco espaço.
- Ao contrário do que muita gente pensa, é possível deixar a roupa de molho dentro dessas máquinas, a maiora tem essa opção.
- É a melhor escolha pra quem tem lavanderia que não fica no basement, para quem pretende colocar a máquina num andar que não seja o basement é melhor escolher os modelos da Samsung com VRT, que é a máquina mais silenciosa e com menos vibração. LG e Whirlpool tb são recomendadas.
Desvantagens
- É o tipo de eletrodoméstico que mais dá problemas. Segundo os dados do Future Shop, 53% das pessoas que compram a garantia extendida para esse tipo de máquina precisa de assistência técnica.
- É o modelo mais caro.
- Assistência técnica é bem cara, por isso é altamente recomendável que se compre a garantia extendida.
- A máquina pode ficar com cheiro ruim depois de um tempo, mas isso pode ser facilmente evitado. Existem pastilhas Affresh, é só usar uma vez por mês com a máquina vazia em um ciclo de curta duração, assim a máquina fica limpinha e não adquire mau cheiro depois de alguns anos de uso. Tb é bom dar uma limpada com a mão mesmo por dentro da borracha que fica na abertura da máquina.
- Para que a lavagem seja superior é necessário comprar um sabão diferente, o sabão em pó comum pode danificar algumas máquinas além de deixar resíduos na roupa quando utilizado por essas máquinas. O melhor é utilizar o detergente líquido mesmo. Se a sua máquina possuir o selo HE (High Efficient), que geralmente fica próximo da gavetinha onde se coloca o sabão e o amaciante, vc deve usar detergentes com o mesmo selo, isso melhora consideravelmente a lavagem. Eu já testei alguns e meu eleito preferido é o Gain de Apple Tango, compro o detergente e o amaciante, acho que lava um pouco melhor que o Tide e deixa a roupa muito cheirosa! Chega até a espalhar o cheiro pela casa depois que eu lavo roupa! Adoro! Mas é claro que esse tipo de sabão é mais caro que o sabão comum.
- A manutenção é bem complicada, já tive clientes que se recusaram a comprar esse tipo de máquina pq diziam que com top loading eles próprios arrumavam quando quebrava.

Marcas boas: Samsung, LG,Whirlpool e Maytag

Marcas não recomendadas: GE (com exceção da linha Profile, mas mesmo assim as outras marcas tem custo-benefício melhor)
O que considerar na hora de comprar uma máquina nova:
- O local onde a máquina será colocada. Caso seja no basement qualquer máquina serve, se for em outros andares é melhor considerar uma front loading que não vibre muito para evitar danos na estrutura da casa daqui a uns anos.
- O tamanho da família. Se vc lava muita roupa e tem crianças certamente precisará de uma máquina com capacidade maior e features como Silver Care para desinfetar as roupas. Caso seja para um casal é possível considerar uma máquina com capacidade menor, maaaaas se vc tem uma cama king size e pretende lavar edredon na máquina, já adianto que não vai caber em uma muito pequena. Ah, só pra informar, já lavei edredon brasileiro mais de uma vez na máquina e deixei secar na secadora e ficou exatamente do mesmo jeito, no Brasil quando eu lava e pendurava no varal nunca ficava igual novo, sempre ficava meio pesado, na minha máquina aqui fica exatamente igual e bem cheiroso.
- Para quem tem problemas de coluna e usa a máquina com frequência, vale a pena considerar o pedestal (aquele gavetão que fica embaixo da máquina na loja), ele não serve apenas como storage, serve tb pra deixar a máquina e a secadora mais altas e evitar que vc precise se abaixar muito. Mas o preço é bem salgado, por volta de Ca$200.00. Cada um! Se vc quiser muito chore para o vendedor, quase ninguém compra o pedestal, tanto que o gerente deixava a gente vender pedestal a preço de custo só pra ser vendido, o preço de custo sai por volta de Ca$150.00.
- Features. Antes de ir até a loja, vale a pena pesquisar online pra ver o que vc precisa realmente e o que nunca vai usar.
- Espaço disponível. O tamanho externo não costuma variar muito, mas mesmo assim é importante medir o espaço e a máquina que vc tem interesse. Caso o espaço seja pequeno é bom considerar colocar a secadora em cima da máquina de lavar. É bom ficar atento tb a posição da gavetinha de amaciante e detergente, pois alguns espaços acabam limitando a abertura dessa gavetinha, e com isso a máquina se torna inutil, já vi bastante devolução por parte disso. É importante ver o espaço pra abertura da porta da máquina de lavar e da secadora.

Secadora
Pra secadora não tem muito segredo, já que o mais provável é que vc compre a secadora que faça par com a sua máquina de lavar. O único modelo diferente, mas que é bem difícil de ser encontrado é a secadora a gas que acaba gastando bem menos energia, mas a escolha de modelos é tão pequena pelo fato de muitas lavanderias não terem a conexão de gas, que até desanima. É bom ficar atento nos features, existem secadora com steam, que são bem mais caras. O steam serve pra dar um "refresh" nas roupas que exigem lavagem a seco, prolongando um pouco o tempo de uso antes de levar a peça pra lavanderia, tb ajuda a soltar o amassado das roupas. Outro feature bacana que tem nos modelos mais modernos é um tipo de sensor que desliga a máquina automaticamente quando a roupa está seca. Existem outros que tb ajudam a roupa a não ficar tão amassada. E vale lembrar que quanto maior a secadora e quanto menos roupa vc coloca dentro, menos a roupa amassa.
Acho que é isso! Caso eu lembre de alguma coisa eu vou adicionando. Caso alguém tenha alguma pergunta é só deixar nos comentários que eu respondo aqui no post mesmo."

Read more...

Freebie ::::: Papéis de carta vintage

>> 6 de setembro de 2010


Achei a ideia genial. São papéis de carta vintage, criados pela Amy Moss, do EatDrinkChic. A sugestão é de usá-los em casamentos, para recados para os noivos, mas eu já pensei em várias outras utilidades, ainda mais com a nova impressora à laser que acabamos de comprar por uma pechincha #tirandoonda. Os pdfs, gratuitos para uso não comercial, estão aqui.

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte IV)

Este é o penúltimo post da série de guia de eletrodomésticos que a Ju gentilmente cedeu para publicar aqui. Neste, do dia 23 de abril o assunto é lava-louças. Para entender melhor o que é essa série de posts, vale a pena dar uma olhada aqui.

"Ok. Voltando com o infinito guia de appliances que eu vou tentar acabar antes de começar a trabalhar senão acho que não acabo mais. Hoje o assunto é geladeira. Existem 4 tipos diferentes: French Doors (aquele que possui duas portas para a geladeira e uma porta ou gaveta embaixo para o freezer), Side by Side (o freezer fica ao lado da geladeira, possui 2 portas), Bottom Mount Freezers (O freezer fica na parte de baixo da geladeira) e o mais comum no Brasil: Top Mount Freezer(aquele que tem o freezer na parte de cima). A diferença entre os modelos geralmente está na localização do freezer e nos tamanhos, que aliás são os mais variados. Ao contrário do fogão e da lava-louças que possuem tamanhos padrão para todas as marcas a geladeira vai ao infinito, tamanha é a diferença, aliás esse é o maior motivo de devolução de geladeiras, o sujeito chega na loja sem saber as medidas direito, acha que vai caber compra, vê que não cabe e devolve. Se você tem interesse em comprar algo open box essa é uma vantagem pra vc, pois geladeira open box é coisa que não falta em nenhuma loja, mas vale a pena examinar bem pra ver se não tem riscos ou marcas que ficarão a vista, coisa bem comum tb, afinal transportar geladeira é algo meio complicado e como a maioria fica bastante tempo "esquecida" na loja está sujeita a acidentes já que esta é constantemente mudada de posição.
PSP: é recomendável para todo os modelos, principalmente para aquelas que tem o controle de temperatura digital. Aliás mesmo o controle de temperatura analógico quebra que é uma beleza. Agora, se você pensa em comprar uma geladeira que tem filtro de água, daqueles que também fazem gelo e que você pega na porta da geladeira com ela fechada, é praticamente loucura não pagar pelo PSP, esse é o tipo de geladeira que mais dá problema, aliás acho que eu já comentei aqui que todos os eletrodomésticos que envolvem água tem mais problemas, né? Isso vale também para as geladeiras.
Marcas: Samsumg e KitchenAid são as marcas que possuem melhor qualidade e durabilidade. LG, Whirlpool e Frigidaire as duas últimas pertencem a Electrolux, mas dificilmente vc vai achar algo com essa marca, a Electrolux é dona de várias marcas, incluindo a Inglis que é a marca mais barata, porém você paga pelo o quê leva, um produto simples sem grandes tecnologias, porém de qualidade razoável. Ah, quase me esqueci, a LG tem uma fama bem ruim quando o assunto é geladeiras, o que gerou a má fama foi um único caso de uma geladeira que pegou fogo 7 anos atrás por um defeito de fábrica, a LG possui uma linha de geladeiras bem bacanas, mas se você pensa em comprar uma LG e não quer de jeito nenhum comprar o PSP é bom reconsiderar, dos muitos casos em que o cliente pagou pelo PSP e teve direito a um produto novo a grande maioria era da LG. Eu diria que são poucos os casos de problema com produtos LG, porém, quando isso acontece uma vez em 90% dos casos acontece a segunda e a terceira vez, até o cliente conseguir um eletrodoméstico novo, e esses cliente nunca pegam LG de novo. Ge é considerada a marca que vem atrás de todas as outras quando o assunto é geladeira. Mais uma vez fuja da marca Rooper!

Gasto com energia: A geladeira é o eletrodoméstico que mais gasta energia pois precisa estar ligada 24 horas por dia, então fique de olho no energy rate antes mesmo de comprar. É possível ver qual será o seu gasto anual com a geladeira, a maioria das lojas deixa o energy rate bem evidente, mas se não tiver, peça para o vendedor checar. Não existe um modelo específico que gaste mais ou menos energia, em geral as geladeiras maiores consomem mais energia por motivos óbvios.

Vamos aos modelos e aos prós e contras.

French Door
Prós
- É o modelo considerado mais moderno e o preferido daqueles que primam pelo design.
- Geralmente é o modelo que possui mais espaço para a parte da geladeira
- Se você usa mais a parte da geladeira do que a parte do freezer os alimentos ficarão mais a mão, vc não vai precisar abaixar pra pegar a salada lá na última gaveta por exemplo.
- Muitos modelos possuem opções de mudança de pratileiras e até mesmo pratileiras retráteis.
- O Freezer geralmente é maior que nos modelos Bottom Mount Freezer
- Pelo fato de ter duas portas que são mais curtas é indicado para cozinhas pequenas
- Recomendada para casais com filhos que precisem de espaço extra na parte da geladeira.

Contras
- O freezer na parte de baixo quando é de gaveta, algumas vezes possuem só grades e muitas gavetas são "vazadas", como consequência disso quase sempre quando vc abre acaba caindo um pouco de gelo no chão.
- Quando o Freezer possui porta no lugar de gavetas dificilmente consegue acomodar bem os alimentos.
- É o modelo mais caro.
- É um pouco mais largo, por isso se a cozinha for um pouco mais velha dificilmente conseguirá acomodar esse modelo.
Side by Side
Prós
- É o modelo que possui maior espaço para o Freezer, portanto ideal para quem compra congelados ou gosta de congelar alimentos.
- Possui portas menores, por isso também é recomendado para cozinhas mais apertadas.

Contras
- Possui menos espaço para a parte da geladeira, tendo prateleiras apertadas, muitas não conseguem acomodar por exemplo uma caixa de pizza.
- Apesar de o espaço do freezer ser maior que em certos modelos, pode haver certa dificuldade para acomodar alguns alimentos por não ser tão largo.

Bottom-Mount
- É parecido com o modelo mais comum no Brasil, a única diferença é que o freezer fica na parte de baixo. A desvantagem é a mesma do French Door, se o freezer tiver gaveta de grades ou vazado vai acabar caindo gelo no chão. Fora isso é praticamente a mesma coisa que o nosso velho conhecido. É considerado com espaço mais limitado que os modelos acima, e por causa disso as vezes não é recomendado para famílias grandes.

Top Mount
- Nosso velho conhecido. A única desvantagem é o tamanho que nem sempre é ideal para famílias grandes. Dentre todos os modelos é o mais barato.
Bom gente, acho que é isso, o mais importante no caso das geladeiras é medir não só altura, mas também largura e profundidade e estar atento para o consumo de energia. E se escolher um modelo com filtro de água lembre-se que é preciso ter uma linha de água para conectar a geladeira, e nesse caso é altamente recomendável que vc pague um pouco a mais pelo PSP.

Abraços,
Ju"

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte III)

>> 5 de setembro de 2010

Mais um post para a série do guia de eletrodomésticos que tinha sido publicado pela Ju, do antigo blog Paulistanos numa Fria. Neste, do dia 7 de abril de 2009 ela fala sobre o fogão. Não entendeu? Dê uma olhada aqui.

"Voltando ao infinito guia de appliances:
- Quanto ao microondas eu esqueci de falar da importância do PSP, então vamos lá: para microondas pequenos acho que não vale a pena pois o valor acaba sendo muito alto, porém para os OTR (Over the Range) que possuem um valor mais elevado é bom considerar melhor. Microondas não costuma quebrar muito, mas nunca se sabe. Diria que o grau de necessidade de PSP é baixo.

Fogão
Basicamente existem 3 tipos de fogão o mais comum é o com coil, depois vem o smoth top e o tradicional a gás que nós conhecemos e que está ganhando vários adeptos por aqui pois os fogões elétricos consomem energia absurdamente, mesmo não estando ligados 24 horas por dia, tem fogão elétrico que gasta mais energia que geladeira. Ter um fogão a gas faz muita diferença na hora de pagar as utilities, mas para isso vc precisa ter a saída de gas disponível na cozinha, algo que é raro por aqui, porém em construções novas já está aparecendo com mais frequência. Mas vamos as vantagens e desvantagens de cada modelo:

Coil -É o clássico encontrado por quem aluga apartamento ou casa, pelo simples fato de ser o modelo mais barato e que menos dá problema.

Prós
- É o tipo mais barato
- A manutenção é tão simples que em 90% dos casos vc mesmo resolve o problema
- Comparado com o Smoth Top tem a durabilidade bem maior.
- Você pode usar qualquer panela ou frigideira sem problemas
- Ideal para quem cozinha pouco

Contras
- Comparado com os outros modelos é o que demora mais para esquentar.
- O forno é bem ruim de limpar devido aos elemento visíveis, mas esse tb é um problema de alguns modelos smoth top que não são auto-limpantes, mas existem opções auto limpantes que acabam com esse problema.
- Para quem cozinha muito, faz bolos e tortas é o modelo menos ideal, a não ser que vc encontrem algum modelo que tenha "convection" (não sei o nome em português, na verdade são as ventuinhas que fazem o ar quente circular pelo forno), o que é um pouco raro de encontrar.
- É o modelo menos moderno e considerado feio por muita gente.

Dicas
- Quanto mais voltas a "coil" tem (aquele caracolzinho de metal no topo do fogão), mais rápido o fogão irá esquentar.
- Para quem tem crianças pequenas e quer ter um fogão auto-limpante é bom escolher um com trava automática, as travas manuais são facilmente abertas e você não vai querer seu filho abrindo um forno enquanto ele está no modo auto-limpante.
- Para quem não sabe, eu não sabia, o forno auto-limpante funciona assim: ele se superaquece de tal maneira que qualquer respingo ou resíduo que tenha espirrado dentro do forno é incinerado e vira pó. O processo demora aproximadamente 4 horas e consome muita, muita energia.

Marcas
As melhores marcas para esse modelo de fogão são Whirlpool, Frigidaire e GE. Fuja da marca Rooper.

PSP
A necessidade de PSP nesse caso é baixa, já que dificilmente esse modelo tem problemas.

Smoth Top - é o modelo mais chique e o sonho de toda dona de casa, pena que muitas vezes vira pesadelo.

Prós
- Possui modelos modernos com diversas opções e facilidades
- É fácil de limpar (quando novo)
- Muitos possuem gavetas com aquecimento para que ninguém precise comer comida fria
- Opções de comando digital
- Aquece mais rápido que o modelo de coil
- Alguns modelos possuem elementos expandíveis, ou seja, dependendo do tamanho da panela vc pode aumentar ou diminuir a área a ser aquecida economizando energia.

Contras
- É bem mais caro que o modelo coil, chegando facilmente ao dobro do preço.
- Dá muito problema, e não é fácil de resolver, tem que chamar o técnico. O de coil, na maioria das vezes é só trocar o elemento (caracol) que é vendido em qualquer lugar e vc mesmo coloca no lugar, como nesse caso os elementos ficam por baixo da superfície, só chamando técnico.
- É preciso usar panelas especiais para esse tipo de fogão, que são bem carinhas por sinal, e mesmo assim a superfície vai acabar arranhada.
- Se vc espera ter um fogão bonito, esqueça. Mesmo com todo cuidado do mundo ele risca muito fácil, tem gente que devolve com um mês de uso pq já ficou todo riscado e feio, e depois que isso acontece a sujeira fica presa nos riscos, e não existe nada que tire de lá. Esse é sem dúvida um dos eletrodomésticos mais devolvidos justamente por isso. Tive uma cliente que teve um desses por 5 meses, ela doou e comprou um de coil pq disse que não aguentava mais esfregar tanto e não conseguir limpar, falou que o fogão estava tão feio que estragava a cozinha. E isso não é questão de marca ou material, acontece com todos de superfície lisa e preta.
- Se vc cozinha muito e gosta de utilizar frigideiras, esse não é o melhor modelo para vc.

Dicas
- Veja a posição e tamanho dos elementos, se lembre da hora em que vc cozinha se utiliza panelas maiores ou menores.
- Existem muitos modelos "convection" que são mais caros, se vc prepara poucas coisas no forno ou quase não cozinha, convection é dispensável.
- Veja sempre o gasto de energia de cada modelo, algumas vezes a diferença é gritante.
- Alguns modelos da Samsung possuem além da função auto-limpante normal, uma auto limpante com vapor. Funciona assim: vc despeja um copo de água dentro do forno e aperta a função "steam clean", o forno se aquece o suficiente para evaporar a água que acaba tornando a remoção de sujeira bem mais fácil e consome bem menos energia.
- Muitos vendedores gostam de ressaltar apenas as qualidades desses modelos (afinal quanto mais caro melhor a comissão) e omitem o fato de que a superfície não vai ser a mesma depois de algum tempo de uso. Realmente, existem muitas vantagens, porém se estética é importante para vc evite esse modelo.

Marcas
Samsung é a que possui mais opções e os modelos mais versáteis e tem boa durabilidade. LG tb tem modelos bons, mas tem tendência de ter mais problemas, tem gente que ama e tem gente que odeia. KitchenAid é top, consequentemente mais cara, e é a única marca que coloca os botões para ligar o fogão na frente do fogão e não na parte de trás, portanto vc não precisa passar seu braço por cima de uma panela de água fervendo para abaixar a temperatura, e acredito que seja a de melhor qualidade. Whirlpool e Frigidaire também são boas marcas para esse tipo de fogão.
PSP
Extremamente recomendável.

Gas Range - É o nosso velho conhecido do Brasil. Os canadenses estão descobrindo esse modelo agora e tem muita gente renovando a casa para ter um fogão a gas. O modelo de 6 bocas não é muito comum por aqui, a maioria tem 4 ou 5.
Prós
- Nada aquece algo mais rápido que o fogo em si.
- A economia na conta de luz é absurda, os folhetos promocionais diziam que era possível economizar até Ca$1600.00 anuais nas utilities de quem usa o fogão em média 45 minutos por dia comparado aos modelos elétricos. Ou seja, mesmo sendo o modelo mais caro ele "se paga" em menos de um ano devido a economia na conta de luz. Nisso está incluso o custo para que o técnico especializado coloque o fornecimento de gas para o fogão. Acaba sendo um investimento.
- Controlar a temperatura é muito mais fácil que nos fogões elétricos, quando vc precisa "abaixar o fogo" principalmente, se algo ferve e começa a espumar, no fogão elétrico vc precisa muitas vezes mover a panela, no fogão a gas é só "abaixar"o fogo.
- Principalmente pra gente acostumado com fogão a gas a vida inteira é muito mais fácil de cozinhar. E cá entre nós, acho que a comida fica até mais gostosa no fogão a gas, e não sou a única a dizer.
- Quando a energia acaba você pode continuar cozinhando normalmente, no elétrico se vc está assando um bolo e a energia acaba por muito tempo, já era.
- O fogo ajuda a reter a humidade natural dos alimentos, por isso assados no forno a gas tendem a ficar mais suculentos, enquanto no forno elétrico fica mais ressecado.
- É a melhor opção para quem adora cozinhar, pq vcs acham que nenhum chefe de restaurante possui fogão elétrico?

Contras
- A maioria das casas não está equipada para ter um fogão a gás
- A renovação para que a casa passe a ter fogão a gas precisa de um técnico especializado e em alguns raros casos é impossível de ser feito sem que a cozinha seja reformada.
- É o modelo mais caro
- Existem poucos modelos disponíveis
- Maior perigo de incêndio (isso era frisado pelos vendedores, mas com 26 anos morando no Brasil nunca tive nenhum conhecido que teve a cozinha incendiada por causa do fogão, pelo contrário a cozinha lá de casa pegou fogo por causa de um curto na torneira elétrica, mas enfim, como o pessoal não usa muito esse tipo de fogão é bem capaz que vc escute isso de um vendedor).

Dicas
- Antes de optar por esse modelo veja os custo que vc teria para ter o fornecimento de gas para o fogão. Na maior parte dos casos é simples e não sai tão caro, mas depende muito do tipo de residência.

- Antes de optar por um modelo visite várias lojas, a maioria tem poucos modelos expostos, andando mais vc consegue ver melhor os modelos.

- Existe um modelo da Frigidaire que é muito bacana, tem 4 bocas e no meio tem uma grande chapa, dá pra fazer grelhados e até um pão na chapa com manteiga.

Marcas
KitchenAid, Frigidaire, Whirlpool e GE são as marcas que fabricam fogão a gas a mais tempo por aqui, não tem muita diferença entre as marcas a não ser o design, todas possuem qualidade similar.

PSP
Recomendável. Não pelo fato do fogão a gas quebrar fácil, não é isso, mas sim pelo fato de que se algo der errado são poucos os técnicos que sabem lidar com esse tipo de fogão, consequentemente o conserto pode acabar saindo mais caro que o valor do PSP.

Para concluir todos os modelos tem suas vantagens e desvantagens, por isso é sempre bom ler reviews antes de optar por qualquer tipo de eletrodoméstico. Não existe melhor ou pior modelo, tudo depende do seu estilo de vida. Se vc cozinha pouco e não faz muita coisa no forno um coil está de bom tamanho, se vc tb cozinha pouco e tem preferência pelo design o smoth top é uma opção, só tenha consciência de que ele não será brilhante e lisinho por muito tempo mesmo que vc tenha cuidado. Agora se vc tem um lado gourmet, cozinha bastante e quer economizar nas utilities a sua melhor opção é o gas range.

E vou ficando por aqui! Hoje escrevi sobre fogão pq a Jeanne fez uma pergunta que eu acabei não respondendo, mas a série ainda vai longe....quem tiver alguma dúvida é só deixar comentário que eu respondo no próximo post.

Abraços,

Ju"

Read more...

Notícias Aleatórias

>> 4 de setembro de 2010

Eu deveria ter feito um post na semana passada, quando fizemos um mês de Canadá. Mas o tempo passou, várias coisas foram acontecendo, e agora vou deixar minhas reflexões para o post de dois meses.

Vamos às últimas:
- Sobre a francisação: há muitos colombianos nas turmas e ficar ouvindo as pessoas falando espanhol o tempo inteiro não é uma boa. Das duas uma, ou eu vou inventar o englishfranspanish, ou então agora vou falar um idioma a mais, o que não seria má idéia... Continuo avaliando o curso como muito bom, mas ele não é muito focado na escrita. Por isso estou considerando a possibilidade de fazer um curso de francês escrito em tempo parcial mais para frente. Uma outra crítica é que também não estudamos mais profundamente as coisas mais chatas do francês. Por exemplo, revisamos preposições, mas superficialmente. Também há os temíveis pronomes complemento para objeto indireto, e vemos só o básico. Tavez eu esteja esperando algo que é mais para universidade, e de qualquer forma, preciso reconhecer que o curso cumpre bem o seu papel. Minha língua destravou legal, vemos muitas expressões quebecas, e a cabeça parece que vai explodir no fim do dia depois de tanto francês. Tem sempre uns avoados na turma que parece que caíram lá de para-quedas, mas no geral o nível da turma é bom.

- Sobre o francês e livros: vale a pena deixar para comprar tudo aqui. Eu ficava babando em algumas gramáticas e dicionários visuais da Livraria Cultura com os preços nas alturas... Para se ter uma idéia, aqui comprei um kit com 3 edições do Bescherelle em um supermercado por 40 dólares. Gramática, Ortografia e Conjugação. Muito bom!

- Clima: que calor absurdo é esse que tem feito por aqui? Essa semana foi impossível e tivemos sensação térmica de até 44 graus. Dizem que foi um mini canicule, e que foi bem atípico para o começo de setembro. Nosso apê infelizmente não tem ar condicionado e só me lembro de ter passado tão mal de calor assim no verão do Rio de Janeiro! Os canadenses adoraram a extensão do verão não programada mas eu não aprovei não... Os ventiladores esgotaram-se nas cinco (5!) lojas que fomos, e só achamos um de teto que tinha acabado de ser devolvido. Pegamos assim mesmo e está quebrando o galho. Agora no final de semana as temperaturas voltam ao normal. Assim espero!

- Gravidez: eu me sinto até um pouco insegura em admitir, mas pareeeeeeeece que os enjôos passaram. Pelo menos eu não tenho mais vomitado e me sinto um pouco mais disposta. Fiz a inscrição no pilates e na hidro para gestantes aqui, e acho que isso também vai dar uma ajudada. Hoje eu vejo a loucura que foi nos mudarmos para cá no começo da minha gestação, porque eu não fui uma dessas grávidas que não sentem nada. Desculpem a sinceridade, mas pelo contrário, no meu caso, não conseguia comer, a pressão caía, me sentia tonta, enjoava, vomitava e tudo mais. Não estou dizendo que gravidez seja doença, longe disso, mas é um outro momento, com muitas transformações para a mulher. E no meio disso tudo mudar de país foi meio demais, porque a correria aqui no começo é muito grande. Mas, tudo bem, não tínhamos outra escolha e nosso neném está vindo na hora que tinha que vir. Já fiz alguns exames do pré-natal e semana que vem temos outra consulta.

- Visitas: estou muito feliz porque já temos visitas confirmadas para esse ano! Minha mãe, uma das minhas irmãs e minha sogra já estão vendo os preparativos para o visto. O que um neném não faz, hein? Oba!

- Carteira de motorista: só conseguimos agendar a prova teórica para o começo de outubro, o que me dá medo porque não quero fazer a prova prática na neve. Mas vamos ficar ligando para saber se houve desistências e vamos tentar fazer o teste ainda em setembro. Vejamos.

- Rotina: depois de um mês e pouco, a cidade já se torna mais familiar e é uma delícia voltar para casa depois do curso. Conhecemos vários endereços, temos alguns lugares preferidos e aos poucos vamos conhecendo mais gente por aqui. Ainda temos um longo caminho pela frente e ainda precisamos resolver muitos detalhes para ajustar nossa vida por aqui, mas acho que o pior do furacão já passou.

C`est ça! Para os do Brasil e para os do Canadá, bom final de semana e bom feriado! Aqui no dia 6 e aí no dia 7...

------------

Ps1: deixei agendados posts diários com o guia de appliances e faltam 3.
Ps2: para os dezembrinos ainda na espera pelos exames médicos, estou na torcida para que o consulado se mexa e todo mundo chegue aqui no outono multicolor...

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte II)

Continuando a recuperação do Guia de Appliances do antigo blog Paulistanos numa Fria, segue a segunda parte, que originalmente tinha sido publicada pela Ju no dia 26 de março de 2009.

"Ih, esse guia vai longe ainda....rs

No post anterior esqueci de falar das cores. Basicamente são 3: Branco, Preto e Stainless Steel (não sei como é chamado no brasil, mas é "prateado"). Ah, com exceção das máquinas de lavar e secadoras, onde as cores vão desde vermelho berrante até verde cocô de neném, além de outras opções de cores. Tudo o que é branco costuma ser mais barato, preto geralmente tem o mesmo preço do branco, mas as vezes é um pouco mais caro, stainless por ser a cor "coqueluche do momento" no mundo de appliances aqui no Canadá é sempre mais caro, em média Ca$100.00 a mais que o mesmo produto em branco. Sinceramente não sei o que o povo vê no tal do Stainless, eu particularmente não acho tão bonito e tem algumas desvantagens:

- Se vc quiser uma cozinha toda em stainless vai acabar desembolsando em média Ca$500.00 a mais do que se comprasse tudo branco ou preto

- Digitais. Vc mal pode relar em qualquer coisa stainless que fica logo aquela impressão digital lustrosa que dá orgulho a qualquer perito criminal.

- É um pé no saco para limpar. Existem produtos especiais (que vc vai precisar com certa frequência se escolher stainless), lencinhos umedecidos com um produto próprio para isso, mas não adianta, por mais que vc passe o tal lencinho na mesma direção cuidadosamente sempre fica marcado e com aspecto de sujo. Palavra de quem tinha que passar o tal lencinho para as geladeiras ficarem com boa aparência, já que muitos clientes desistiam de comprar em stainless por causa das marcas de dedo.

- Mesmo sendo da mesma marca, existem diferenças gritantes entre os materiais, logo as cores mudam visivelmente. Muita gente acaba devolvendo tudo quando vê que não combina.

- Também esqueci de falar sobre devolução. O produto chegou, mas não era o que vc queria? A geladeira não coube no espaço que deveria? Devolva. Vc pode trocar por outro produto ou simplesmente dizer que quer seu dinheiro de volta. E pronto, acabou o problema. Caso o produto chegue danificado ou riscado e vc não se importe é só chegar na loja com as fotos do estrago que eles te dão uma parte do dinheiro de volta, já que sai mais barato para a loja do que vender como open box.

- Open Box
- outra coisa que esqueci de citar. O canadense devolve tudo. Comprou um iPod, e depois de 10 dias se arrependeu, vai lá, devolve e pega seu dinheiro de volta. O que a loja faz com o produto usado? Dá um desconto de 10% em cima do preço original e vende como open box. O mesmo acontece com appliances, só que nem sempre os produtos foram usados, na maioria dos casos quando é geladeira é problema de medida, em outros a pessoa simplesmente recusou a entrega por arrependimento ou devolveu por algum risco ou dano estético na hora da entrega, nesse último caso dá pra conseguir um desconto a mais além dos 10% de open box. Aliás, a coisa mais fácil que existe é conseguir desconto em appliances que são open box devido ao espaço que a mercadoria acaba ocupando, é comum ter mercadoria open box sendo vendida por metade do preço original quando fica encalhada na loja por muito tempo.

Gasto de energia - Taí algo importante pra averiguar antes de comprar qualquer appliance, nas lojas a maioria dos produtos já tem uma etiqueta mostrando o gasto anual de energia, se não tiver é só perguntar para o vendedor que ele tem como checar, é bom comparar antes de comprar já que esse eletrodoméstico vai ficar sugando sua energia por um bom tempo!
Como o post já está ficando grande hoje vou falar só sobre microondas, no próximo post eu começo a falar do resto.

Microondas

Não tem muito o que falar. Quando o assunto é microondas a melhor marca é Panasonic, o preço está na média do mercado comparado com outras marcas e a tecnologia da Panasonic é anos luz a frente dos outros. Só tenha certeza de que vc pegue um com a tecnologia "inverter". O que o tal do inverter faz? Com o microondas comum vc não tem o aquecimento em 100% do tempo, o alimento recebe pulsos de calor, ou seja se for ciclo de 1 minuto, 5 segundos o alimento recebe aquecimento, 5 segundos não e por aí vai até que o ciclo se complete. A grande vantagem do inverter é que se vc coloca o alimento num ciclo de 1 minuto, durante esse 1 minuto o alimento vai receber aquecimento constante. Mas o que isso muda na sua vida? Sabe quando vc usa o microondas para reaquecer ou fazer aquele prato pronto congelado e acaba ficando gelado no meio? Com o inverter isso não acontece. Pipoca tb estoura muito mais que nos microondas normais. Alguns modelos mais caros da Panasonic mesmo tem a tecnologia Genius, que basicamente tem um sensor que mede a humidade do alimento calcula qual o tempo de aquecimento ideal. Existem tb opções de Microondas "Over the Range", vc coloca com um suporte especial acima do fogão e ele funciona como exaustor tb, é uma opção bastante usada por aqui, esse tipo de microondas costuma ser um pouco mais caro, mas na maioria das vezes sai mais barato do que comprar um microondas e um exaustor."

Read more...

Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte I)

>> 3 de setembro de 2010

Há algum tempo atrás, a Ju, do antigo blog Paulistanos numa Fria, publicou uma série de cinco posts com informações sobre a compra de eletrodomésticos no Canadá. Ela trabalhou na Future Shop em Ottawa exatamente nessa área e os posts dela me foram muito úteis para resolver a saga da nossa geladeira. Bem, por razões pessoais o blog dela não existe mais, mas ela me autorizou a colocar os textos dela aqui. Então, a partir de hoje vou publicar o que ela tinha escrito para que possa ser útil para outras pessoas também. Enjoy!

Esta primeira parte tinha sido publicada em 23 de março de 2009:

"Prometi que ia fazer isso quase 3 meses atrás e fui enrolando...bom demorou mas vai sair em capítulos, mas sai! Vou colocar meus conhecimentos de appliances que aprendi no Future Shop aqui, em especial para ajudar os novos amigos Adri e Diego que estão prestes a comprar uma casa por aqui! Se precisarem já tem uma consultora pessoal! =)

Vamos lá:
- Em primeiro lugar vou falar sobre o PSP (Product Service Plan), ele existe praticamente para todos eletrodomésticos e eletrônicos, no Best Buy e no Future Shop. A Sears tb possui um serviço similar. Ok. Mas o que é o tal do PSP? Por um valor a mais baseado no preço do produto você compra uma série de serviços além de uma garantia estendida por determinado tempo, os mais comuns são planos de 3,4 ou 5 anos. Muita gente acha bobeira, eu mesma achava, mas a verdade é que para o consumidor vale muito a pena (para o vendedor tb pq a comissão é boa, e falando que vc quer o PSP vc tem chances de ter mais descontos em cima do produto, mas as táticas de negociação ficam mais pra baixo), principalmente se tratando de eletrodomésticos ou algum eletrônico mais caro. A garantia da Apple por exemplo é uma das piores existentes no mercado, é cheio de pequenas restrições e arrumar qq pecinha "queimada" muitas vezes sai mais caro do que pagar o PSP, isso vale para muitos eletrodomésticos também, por uma visita de um técnico em média se desembolsa Ca$60.00, só para o técnico chegar, dar uma olhada e falar, "olha é a rebimboca da parafuseta que tá quebrada e precisa trocar", aí vai mais o custo da rebimboca da parafuseta que tem que trocar mais o serviço do técnico. Tudo em média costuma sair uns Ca$250.00 dependendo do eletrodoméstico, para o técnico fazer o serviço na sua casa é um pouco mais caro, como ninguém vai sair por aí carregando máquina de lavar roupa, já pode contar com esse custinho a mais. A vantagem do PSP é justamente esse, na maioria das vezes sai mais barato pagar pelo PSP do que pagar o conserto da primeira visita do técnico. Com o PSP, vc não desembolsa nada além da taxa na hora da compra. Quando algo quebra é só ligar para o número da assistência fornecido na hora da compra, um técnico é mandado até a sua casa (para quase todos eletrodomésticos de grande porte ou tvs acima de 32 polegadas, de resto é preciso levar o produto até um determinado local). Se o conserto demorar mais de 60 dias ou se o produto quebrar por mais de 3 vezes e precisar de grandes reparos você recebe um produto novo, de valor aproximado ao que vc comprou (muitas vezes um pouco mais caro). É mais ou menos como pagar um seguro, conforme for citando cada eletrodoméstico eu coloco se o PSP é dispensável ou não. Segundo dados do Future Shop, o produto número 1 com problemas e que mais utilizam o PSP são ccomputadores, 57% dos clientes que pagam pelo o PSP usam os serviços com computadores ou notebooks, o segundo produto que mais dá problema é a máquina de lavar roupa, 52% dos clientes que compram o PSP para máquina de lavar-roupas acabam usando. O resto da lista eu não lembro e vou ficar devendo, mas no geral eletrodomésticos que envolvem "água" quebram com maior frequência: Máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça e até geladeira que tem filtro de água e faz gelo (do tipo que vc pega sem precisar abrir a porta, não sei como se chama no Brasil)

- Qual o melhor lugar para comprar eletrodomésticos? O melhor é comprar de qualquer loja com vendedores comissionados, comprar no Best Buy é furada por causa disso. Que diferença vai fazer o sujeito conseguir vender ou não se ele não vai ganhar nada com isso? E também tem o fator de que o empregado ganha um pouco a mais para compensar o fato de não ter comissão. Assim a negociação é mais complicada e a chance de conseguir algum desconto é quase nula. O menor preço costuma ser do Future Shop, justamente por ser relativamente novo na área de eletrodomésticos oferece a garantia de preço mais baixo e por comprar em grande quantidade dos fabricantes. Se você encontrar preço mais barato anunciado ou algum vendedor te oferecer uma proposta melhor é só pegar o anúncio ou um cartão do vendedor anotar os preços falados e levar até o Future Shop que eles igualam o preço e ainda te dão mais 10% de desconto em cima da diferença. É difícil achar preço mais barato que no Future Shop pq a loja está constantemente de olho na concorrência, existem inclusive "empregados espiões" que rodam por outras lojas anotando preços e vendo até que preço os vendedores da concorrência chegam. A Sears é bem cara, mas isso se vc não negociar, os vendedores da Sears são os mais agressivos do mercado e são capazes de baixar ridiculamente os preços para conseguir a venda, e usam a tática do "essa oferta é válida só agora, se vc sair da loja sem comprar não vou mais fazer esse preço". Por isso pesquise bem os preços e deixe para ir na Sears por último com uma oferta de outra loja em punho. Se vc tem interesse no PSP, vai ter que comprar na Sears ou no Future Shop que tem os melhores serviços oferecidos e o melhor custo benefício, a Sears como de costume oferece o PSP mais caro do mercado. Corbeil, The Brick e Leons tb possuem PSP, mas não é tão vantajoso quanto o do Future Shop e da Sears e costumam ter preços mais baixos que a Sears, mas não tão baixos quanto o do Future Shop. Mesmo assim não deixe de pesquisar em várias lojas, e não faça a besteira de comprar eletrodoméstico algum pela internet. O grande problema disso é não poder agendar o dia da entrega, nisso vão entregar num dia qualquer e se vc não estiver em casa o produto é devolvido pra loja, e tem mais, vc perde a chance de negociar um preço melhor, coisa que dá pra fazer com facilidade, salvo algumas exceções como boxing day em que os preços já estão tão baixos que realmente o vendedor não pode abaixar mais.

- Vale a pena deixar para comprar eletrodomésticos no boxing day? Depende. Dá sim pra fazer uma economia absurda, mas a maioria dos produtos oferecidos a preço de banana não são lá muito bons, ou tem reviews ruins ou o fabricante está tentando se livrar de modelos que serão tirados de linha e vende a preço de custo menor. Tem sim ofertas ótimas, mas é possível conseguir descontos similares fazendo "pacotes" e negociando com os vendedores.

- Dá pra parcelar? Dá! Só sei detalhes do cartão do future shop, mas acredito que outras lojas possuem algo parecido. É um pouco diferente das parcelas que a gente tem no Brasil, no caso Do Future Shop Card, vc faz a solicitação na loja que checa seu crédito e já dá o número do cartão e limite na hora. Para fazer o cartão não se paga nada. Existem planos de pagamento de 3 meses (geralmente sem taxas), 6 meses (com uma taxa fixa de ca$29.00), 1 ano (taxa fixa de Ca$69.00) e 2 anos (com taxa fixa de Ca$99.00), lembrando que os valores podem mudar e que algumas vezes eles liberam a taxa para 6 meses. Enfim, o plano que vc escolher é o tempo que vc tem para pagar pelas compras, não existe parcela fixa, por exemplo se vc fizer uma compra de Ca$1.000.00 e optar pelo plano de 1 ano vc paga a taxa de Ca$69.00 e tem um ano pra pagar, não importa quando, vc pode ir pagando um pouquinho por mês, a quantia que bem entender, se quiser pode pagar tudo de uma vez só um dia antes do prazo vencer. O único diferente é o plano de 2 anos, aí sim vc paga parcelas fixas por mês. Se o prazo for ultrapassado e vc não pagar sua dívida aí a coisa fica feia, a taxa de juros é muito alta e nisso vc se afunda numa dívida monstruosa fácil, fácil.

- Negociação - Se vc vai comprar vários eletrodomésticos ou até mesmo uma TV junto com tudo o melhor é comprar tudo no mesmo lugar para conseguir um bom desconto. Não tenha medo de ser sem noção pedindo desconto (principalmente na Sears), e nunca aceite a primeira proposta. Insista até o vendedor dizer que não tem mais como dar desconto, alguns dão a desculpa de que precisam falar com o gerente para conseguir autorização para um desconto maior, isso é balela, no máximo o vendedor vai dar uma voltinha e fazer contas para saber até quanto pode baixar o preço, o limite costuma ser 10% acima do preço de custo mas para garantir a venda é possível abaixar até 7 % do preço de custo. Peça também para ter a entrega gratuita, como muitos lugares oferecem entrega gratuita é só usar essa argumento que vc consegue. Quando o vendedor falar que não pode mais baixar o preço peça para falar diretamente com o gerente, a grande maioria abaixa mais um pouco o preço na hora pq ter que chamar o gerente para conversar com o cliente não fica bem para o vendedor, outros de fato chamam o gerente e você conseguirá com certeza um desconto a mais pq o gerente tem obrigação de ser simpático e atender os desejos do cliente, já vi gerente vender itens abaixo do preço de custo, dando prejuízo pra loja só pra fazer cliente feliz. Pesquise bem sobre o produto que quer comprar, leia reviews e se informe, o melhor é já chegar na loja sabendo o que vai querer e bem informado.

- Energy Star - Muita gente não sabe, mas aqui em Ontário por lei se paga apenas o GST de taxa, ou seja 5% por produtos Energy Star. Você não paga o PST (8%) como estímulo para comprar eletrodomésticos que economizem energia. Tem vendedor espertinho que fala que é promoção da loja pra ganhar a venda, mas isso vale na província de Ontário em todas as lojas. Por causa disso muita gente do Quebec deixa para comprar os eletrodomésticos em Ontário, e não tem problema, sendo comprado aqui se paga apenas 5% em taxas, mesmo que você peça para ser entregue no Quebec. Tive clientes que vieram de Montreal para comprar aqui em Ottawa e tiveram tudo entregue em Montreal sem problema algum.

- Ah, lembrei de uma coisa que muita gente não sabe, o preço da energia elétrica aqui em Ontário (não sei como funciona em outras províncias)varia conforme a hora do dia, durante o dia é mais caro, depois da meia noite custa quase metade do preço do horário de pico. Ou seja, se der pra utilizar eletrodomésticos que gastam mais energia como lava-louças ou máquina de lavar e secadora depois da meia noite vc economiza na conta de Luz. Depois que soube disso aqui em casa a lava-louças só é ligada quando está cheia e depois da meia-noite, deu pra notar uma diferença no valor da conta. Por causa disso, alguns eletrodomésticos já vem com timer (na maioria lava-louças) assim vc pode programar o eletrodoméstico para ligar sozinho depois da meia noite.
Como o post já ficou bem grande, depois escrevo outro comentando sobre melhores marcas e modelos de cada eletrodoméstico.
Beijos,
Ju"

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP