Notícias Aleatórias

>> 4 de setembro de 2010

Eu deveria ter feito um post na semana passada, quando fizemos um mês de Canadá. Mas o tempo passou, várias coisas foram acontecendo, e agora vou deixar minhas reflexões para o post de dois meses.

Vamos às últimas:
- Sobre a francisação: há muitos colombianos nas turmas e ficar ouvindo as pessoas falando espanhol o tempo inteiro não é uma boa. Das duas uma, ou eu vou inventar o englishfranspanish, ou então agora vou falar um idioma a mais, o que não seria má idéia... Continuo avaliando o curso como muito bom, mas ele não é muito focado na escrita. Por isso estou considerando a possibilidade de fazer um curso de francês escrito em tempo parcial mais para frente. Uma outra crítica é que também não estudamos mais profundamente as coisas mais chatas do francês. Por exemplo, revisamos preposições, mas superficialmente. Também há os temíveis pronomes complemento para objeto indireto, e vemos só o básico. Tavez eu esteja esperando algo que é mais para universidade, e de qualquer forma, preciso reconhecer que o curso cumpre bem o seu papel. Minha língua destravou legal, vemos muitas expressões quebecas, e a cabeça parece que vai explodir no fim do dia depois de tanto francês. Tem sempre uns avoados na turma que parece que caíram lá de para-quedas, mas no geral o nível da turma é bom.

- Sobre o francês e livros: vale a pena deixar para comprar tudo aqui. Eu ficava babando em algumas gramáticas e dicionários visuais da Livraria Cultura com os preços nas alturas... Para se ter uma idéia, aqui comprei um kit com 3 edições do Bescherelle em um supermercado por 40 dólares. Gramática, Ortografia e Conjugação. Muito bom!

- Clima: que calor absurdo é esse que tem feito por aqui? Essa semana foi impossível e tivemos sensação térmica de até 44 graus. Dizem que foi um mini canicule, e que foi bem atípico para o começo de setembro. Nosso apê infelizmente não tem ar condicionado e só me lembro de ter passado tão mal de calor assim no verão do Rio de Janeiro! Os canadenses adoraram a extensão do verão não programada mas eu não aprovei não... Os ventiladores esgotaram-se nas cinco (5!) lojas que fomos, e só achamos um de teto que tinha acabado de ser devolvido. Pegamos assim mesmo e está quebrando o galho. Agora no final de semana as temperaturas voltam ao normal. Assim espero!

- Gravidez: eu me sinto até um pouco insegura em admitir, mas pareeeeeeeece que os enjôos passaram. Pelo menos eu não tenho mais vomitado e me sinto um pouco mais disposta. Fiz a inscrição no pilates e na hidro para gestantes aqui, e acho que isso também vai dar uma ajudada. Hoje eu vejo a loucura que foi nos mudarmos para cá no começo da minha gestação, porque eu não fui uma dessas grávidas que não sentem nada. Desculpem a sinceridade, mas pelo contrário, no meu caso, não conseguia comer, a pressão caía, me sentia tonta, enjoava, vomitava e tudo mais. Não estou dizendo que gravidez seja doença, longe disso, mas é um outro momento, com muitas transformações para a mulher. E no meio disso tudo mudar de país foi meio demais, porque a correria aqui no começo é muito grande. Mas, tudo bem, não tínhamos outra escolha e nosso neném está vindo na hora que tinha que vir. Já fiz alguns exames do pré-natal e semana que vem temos outra consulta.

- Visitas: estou muito feliz porque já temos visitas confirmadas para esse ano! Minha mãe, uma das minhas irmãs e minha sogra já estão vendo os preparativos para o visto. O que um neném não faz, hein? Oba!

- Carteira de motorista: só conseguimos agendar a prova teórica para o começo de outubro, o que me dá medo porque não quero fazer a prova prática na neve. Mas vamos ficar ligando para saber se houve desistências e vamos tentar fazer o teste ainda em setembro. Vejamos.

- Rotina: depois de um mês e pouco, a cidade já se torna mais familiar e é uma delícia voltar para casa depois do curso. Conhecemos vários endereços, temos alguns lugares preferidos e aos poucos vamos conhecendo mais gente por aqui. Ainda temos um longo caminho pela frente e ainda precisamos resolver muitos detalhes para ajustar nossa vida por aqui, mas acho que o pior do furacão já passou.

C`est ça! Para os do Brasil e para os do Canadá, bom final de semana e bom feriado! Aqui no dia 6 e aí no dia 7...

------------

Ps1: deixei agendados posts diários com o guia de appliances e faltam 3.
Ps2: para os dezembrinos ainda na espera pelos exames médicos, estou na torcida para que o consulado se mexa e todo mundo chegue aqui no outono multicolor...

6 comentários:

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 4 de setembro de 2010 às 11:05  

Oi Pati!!! Que bom que tá tudo bem!! Estava pensando em vc esses dias pq vc sumiu!!rss Mas sei q é mto corrido!! Fiquem bem!!!
Bjo!!

Bea 4 de setembro de 2010 às 12:19  

Essa semana completamos 3 meses e a sensação é diferente a cada mês que passamos, pode acreditar. Mas é bom, é uma sensação de conquista e familiaridade com as coisas, vamos nos sentindo em casa!
Eu já me sinto totalmente à vontade, o francês também melhorou muito, também já conhecemos mais a cidade e os lugarzinhos preferidos começam a se definir. É assim mesmo :)
Que bom que vc melhorou dos enjôos, eu qdo fiquei grávida sofri até os 7 meses... nossa! Mas para cada uma é diferente e acho que aqui, depois que passou essa correria do 1 mês, vc vai aproveitar muito e vai ficar super bem, vc vai ver ;)
Bjos!!! Ótimo finde pra vc tb!

Fernanda 4 de setembro de 2010 às 13:55  

Oi Pati!
Que bom que tudo esta muito bem (exceto pelo calor). Não senti nada nos primeiros meses da minha primeira gravidez, e tbm não estou sentindo nada nessa por enquanto. É... tbm vamos ter visita da cegonha em breve!
Os proximos meses serão só curtição da barriguinha.

Bjs
Fernanda

Unknown 4 de setembro de 2010 às 16:48  

Já faz um mês de Canadá ? Passou rápido, não?
tudo de bom !
bom fim de semana !
abraço;
Catherine

ps.: aqui , depois de uma semana que chuva, o frio retornou.

César, Valéria, Lara e Anaclara 5 de setembro de 2010 às 03:48  

Você vai tirar tudo de letra minha amiga. Com certeza.

E a vida segue...

Paola 5 de setembro de 2010 às 05:16  

que post fofo, pati. que bom que vc se sente melhor! concordo com vc, gravidez nao e doenca, mas nem sempre a gente se sente disposta como se nao estivesse gravida. descanse e curta bastante a barriguinha, e um momento unico. adorei estar gravida das 3 vezes (e nao sei se fechei a fabrica), mas a primeira gravidez e magica! aproveite!
beijos, paola

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP