Clipping: The Decade when the face of Canada changed
>> 28 de dezembro de 2009
Este artigo do Ottawa Citizen analisa os impactos da imigração no Canadá, legalizada ou não, na última década. Apesar do tom pessimista em algumas ocasiões, o texto foca questões que certamente estarão na pauta das discussões políticas durante os próximos anos, como as cotas anuais de imigração, a categoria family class, a questão do multiculturalismo versus racismo, e o mercado de trabalho para os imigrantes. Read more...
Clipping: Picturing the Past 10 Years
Ok, é uma retrospectiva da década sobre a ótica norte americana, mas quem é que vai discordar de que o que acontece por lá nos impacta diretamente por aqui? Além disso, o diretor de arte realmente conseguiu exercitar o poder da concisão. Show! Read more...
Momento cute do dia
>> 27 de dezembro de 2009
Bentos são aquelas simpáticas caixinhas que os japoneses usam para transportar a refeição do dia. São as marmitas no nosso bom português. As caixinhas já são um mimo, mas o que dizer do estilo oriental de dispor os alimentos? Existe toda uma filosofia por trás do conteúdo e organização das bentos (saiba mais aqui e aqui), mas o que interessa ao nosso momento cute do dia são aquelas destinadas às crianças (mesmo àquelas que já cresceram faz tempo), no estilo Kyaraben. Que fofo!
2009: um ano e tanto
- No final janeiro engravidei, e em fevereiro eu tive um aborto espontâneo. Foi muito no comecinho e não tínhamos contado para quase ninguém. Sei que provavelmente tratava-se de uma gestação inviável, mas entendi que não era o nosso momento. Antes de darmos entrada no processo pensamos em engravidar e nos mudarmos com o bebê com 1 ano, ou algo assim. Bem, depois dessa suspendemos os planos de gravidez, e agora provavelmente o baby gracinha só virá no Canadá.
- Em fevereiro meu sogro faleceu. Depois de quase dois anos lutanto contra um câncer bastante agressivo no cérebro chegou a hora dele descansar. Foi o encerramento de um ciclo e no meio desse período de luto eu pude agradecer a Deus por termos tido tempo de dizer a ele o quanto era especial, e por termos a certeza de que ele está em um lugar muito melhor, longe de todo o sofrimento que passou.
- Em março começou o meu último semestre do mestrado na UnB. Foi a coisa mais biruta que já fiz na vida. Eu dava aula de uma matéria totalmente bizarra para o meu perfil (estágio obrigatório), estava encerrando as pesquisas e escrevendo a dissertação. No meio disso tudo tinha o meu trabalho com uma chefe psycho e as aulas de francês. Realmente foi intenso, aprendi bastante e graças a Deus no dia 31 de agosto defendi a dissertação e fui aprovada. Yay!!! Duro foi ouvir a pergunta de alguns desalmados logo depois da defesa: "E aí, quando vai começar o doutorado?"
- Logo depois intensificamos os estudos para o TCF-Q e começamos a preparar tudo para darmos entrada no nosso processo de imigração. Depois de dois anos de pesquisas e planejamento, finalmente mandamos a papelada. Um dia depois eu comecei este blog. Até agora tem sido uma experiência bem gratificante =)
- No fim desse segundo semestre a situação da saúde do meu pai começou a se complicar. Ele tem Alzheimer e já sabemos o que esperar do curso da doença, mas nem por isso o processo é mais fácil. É muito duro vê-lo nessa situação e saber que a cada dia resta um pouco menos dele por aqui.
- Em outubro viajamos de férias e quando voltamos a convocação para a entrevista estava na caixa de e-mail... Que sensação boa! Foi muito mais rápido do que imaginávamos. Por outro lado bateu um pequeno desespero. Na verdade contávamos em fazer o TCF-Q, mandamos o resultado para lá e de repente aumentarmos nossa pontuação e sermos liberados da entrevista. Mas com esse novo prazo talvez nem desse tempo do resultado sair. Pas de problème, focamos as aulas de francês na preparação para a entrevista e lá fomos nós! Correu tudo bem e o M. Daniel Leblanc ganhou uma nova fã (que fofinho!).
- Agora em dezembro recebemos a confirmação de que o processo federal foi aberto e estamos oficialmente na espera pelos exames médicos. Espero que venham logo!
Um excelente 2010 a todos! Read more...
Momento cute do dia
>> 23 de dezembro de 2009
Academic Earth
>> 22 de dezembro de 2009
Vejam alguns dos temas:
* Anthropology
* AP Test Prep
* Architecture
* Astronomy
* Biology
* Chemistry
* Computer Science
* Economics
* Engineering
* Entrepreneurship
* Environmental Studies
* History
* International Relations
* Law
* Literature
* Mathematics
* Media Studies
* Medicine
* Philosophy
* Physics
* Political Science
* Pre-Med
* Psychology
* Religious Studies Read more...
Feliz Natal!
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" Rom 11:39 Read more...
Diquinhas
>> 21 de dezembro de 2009
Aí vão alguns fóruns, ferramentas ou listas sobre o Canadá e o processo de imigração. Talvez alguns já conheçam essas indicações, mas, mais uma vez a ideia deste post é dar uma força para quem está começando o processo:
BINO - Brazilians in Ottawa
Comunidade de brasileiros em Ottawa e região. Acho a página meio abandonada, mas a lista é bem legal.
Grupo Fale
Outro grupo de Brasileiros em Ottawa-Gatineau, que organiza alguns encontros em português.
Sistema de Timelines
O Ultranol do The Great Escape teve a brilhante ideia de desenvolver um sisteminha de timelines para os ansiosos de plantão (quem, eu?!) poderem dar uma conferida em como vai o andamento dos processos. Seria perfeito se todos mantivessem os dados atualizados, mas de qualquer forma, dá para ver a quantas andam os passos do consulado e do BIQ e ter uma ideia de quanto tempo está demorando cada etapa.
Comunidade Brasil-Québec
Essa comunidade é voltada para aqueles que estão no processo via Québec. A melhor parte da página é o fórum.
Casa no Canadá
A Rosa da Silva é uma real state agent de Toronto que publica excelentes dicas sobre compra, venda e aluguel de casas. Ajuda bastante a entender o mercado canadense e alguns macetes de como as coisas funcionam por lá. Bem que ela podia abrir uma representação em Gatineau...
How to live in Canada / Vou para o Canadá
O Gean Oliveira vive em Toronto desde 2003. Estes blogs são recheados de informações e impressões de alguém que já tem um bom caminho de estrada. Sempre vale uma visita.
Brasil @ Gatineau
Blog de brasileiros em Gatineau.
Canadá Brasileiro
A página apresenta uma série de temas sobre o Canadá para quem vai passear, imigrar ou estudar, com informações sobre trabalho, cotidiano, visto e transporte aéreo.
Canada Immigration Brasil
Ahhhh, a famosa lista de imigração... Como rola de tudo por lá, minha estratégia é configurar a lista para me enviar somente os "digests", ou seja, as conversas agrupadas, daí abro de vez em quando e vejo se tem algum tópico que interessa. Ultimamente ando meio sem paciência com alguns temas repetitivos tipo "é ético fazer o processo por Québec e morar em outra província?", ou "e a panela de pressão?", mas assino porque de vez em quando tem coisas realmente muito úteis.
---
Oh, my! Será que essas indicações de leitura criaram um conflito com o último post aí embaixo?! Alguém aí tem algum bom livro sobre o Canadá para recomendar? Minha resolução de ano novo agradece ;-)
Surpresa na caixinha do correio
>> 17 de dezembro de 2009
Recebemos um presentinho de Natal adiantado... Duas semanas depois do envio da papelada recebemos a famosa cartinha de confirmação de abertua do processo federal!! Antes de me buscar o trabalho o marido me liga para contar que tinha uma supresa na caixa do correio. Fiquei tão feliz! Já estava achando que eles tinham entrado em clima de natal e esse negócio só ia chegar em janeiro. Quando entro no carro lá está ele com a cartinha fechada na mão... Esperando para abrir junto comigo (que bonitinho!).
O mais legal é que hoje na hora do almoço fui orar e pedi a Deus que, se possível, a nossa cartinha chegasse ainda esse ano... Ainda orei dizendo que nem era nada demais, mas que ficaria muito feliz se isso acontecesse. Deus é bom :-)
Pois bem, vamos ao resumo dos fatos: colocaram na carta que receberam a documentação no dia 04 (apesar de termos o aviso de recebimento de que foi entregue no dia 03), retiraram o comprovante de pagamento da taxa no dia 07 e todas as datas de prazo na cartinha foram contadas a partir do dia 15/12. Então acho que podemos entender que o processo federal foi aberto no dia 15, será que é isso?
Bem, agora, que venham os exames médicos!
---
Update: não é que fui verificar se o nosso processo aparecia no E-cas e ele já está lá? No status "in process" afirmam que o pedido começou a ser processado no dia 10/12. Iupiiii!!!
Páginas amarelas no Canadá
Calendário para monitor
Eu fiz um calendário de 2010 para o meu monitor e resolvi compartilhar com vocês. O modelo é parecido com esse dessa foto, só que vertical e mais fino, para monitor com tela LCD. Fiz em francês para já ir entrando no clima... Para quem quiser dar uma olhada, o arquivo pdf está aqui.
Ps: Como inicialmente fiz para mim, coloquei dois por folha porque um era para o monitor de casa e outro para o do trabalho, assim já aproveitava o papel. Read more...
Momento cute do dia
>> 16 de dezembro de 2009
Mary John de saída!
>> 15 de dezembro de 2009
Pois é, depois de todo burburinho sobre a saída da Maria João do Consulado, eis que aparece um blog com o email dela confirmando a informação. O post está aqui. Ela fica até o dia 22 de dezembro e depois vai trabalhar na sua própria consultoria para imigração. Aí vai o contato:
e-mail: guimaraes461@hotmail.com
Telefone: (011) 3331-3701
Website: http://www.mjconsultoria.com.br/ (ainda em construção)
Bem que antes de sair ela podia liberar a nossa cartinha de abertura do processo federal néam?!
Ainda sobre o HSBC
A Darla, gerente de relacionamento me respondeu algumas dúvidas sobre o HSBC e a conta do Canadá por escrito. Acontece que algumas coisas não são exatamente como conversamos no atendimento na agência. A cópia do email está aqui embaixo:
1 - Declarando saída definitiva do país ele pode permanecer com a conta no Brasil?
Não. Se o cliente entregar a saída perante a Receita Federal do Brasil, não poderá ter a conta Premier.
2 - A transferência de histórico de crédito só pode ser feita depois de 6 meses de abertura de conta?
Sim, o histórico de crédito somente é transferido depois que o cliente já possui 6 meses de relacionamento com o HSBC Brasil.
3 - Há possibilidade de conseguir cartão no Canadá antes da transferência do histórico de crédito?
O HSBC Canadá esta agora apenas fornecendo o cartão de crédito Mastercard Premier para quem já tem o endereço de residência e correspondência no Canadá. Caso contrário, mesmo tendo os 06 meses de conta, o cartão de crédito não é fornecido.
---
Meus comentários:
1. Sobre a declaração de saída definitiva não posso dizer muito já que ainda preciso pesquisar sobre essa questão. Pelo que vi não é obrigatório. Assim que tiver mais informações posto aqui.
2. Essa informação contradiz com o que ela tinha nos passado na conversa inicial. Em todo caso não há problema já que quando nos mudarmos já teremos 6 meses de conta.
3. Mandei uma mensagem perguntando se esse endereço pode ser provisório, já que teremos o do homestay. Assim que tiver resposta coloco um update aqui.
No fim das contas, considerando as possibilidades oferecidas pelo RBC, acho que os dois bancos estão com as mesmas vantagens para quem não vai ter muitas movimentações no Brasil. Em todo caso só posso emitir uma opinião definitiva meeesmo no ano que vem, depois que estivermos lá.
Para quem quiser acompanhar a novela dos bancos, os posts anteriores estão aqui, aqui e aqui.
Curtas sobre a Air canada
Nos últimos dias tenho feito umas pesquisas sobre a compra de passagens para o Canadá. Tenho focado na Air Canada ou na TAM por algumas razões: vamos levar a Pucca e por isso prefiro um voo direto, não temos visto dos EUA, e a Air Canada oferece a possibilidade de levar 3 bagagens de 32kg (ou seja, uma a mais) na compra de passagens só de ida. Então, aí vai o saldo da pesquisa:
- A passagem emitida com milhas da Aeroplan (programa de milhagens da Air Canada) "custa" 50 mil milhas e só trocam ida e volta.
- No preço promocional a passagem da Air Canada ida e volta sai mais barata que só a ida em determinadas datas fora do período de alta temporada (que vai de 18/06 a 25/07). É possível marcar a volta até 6 meses depois da ida, e mesmo que não tenhamos intenção de voltar em seis meses, talvez valha a pena deixar a passagem de "reserva".
- Para se ter uma ideia, o preço só de ida para o meio do ano que vem saindo por SP é US$ 1424 (sem taxas). A ida e a volta na mesma data sai por US$ 1069 (também sem taxas);
- Mesmo sem a possibilidade de levar uma terceira mala gratuitamente na compra da ida e da volta, ainda sai mais barato pagar a bagagem extra, que custa US$ 120. A passagem então sairia por 1189,00. São US$ 235 de diferença e para um casal isso conta bastante (numa conversão de hoje dariam mais ou menos uns 800 reais).
- A Air Canada parcela em até 10x sem juros nos cartões do Brasil (claro, essa gracinha de parcelar em cartão é só por aqui mesmo).
- Update em 16/11: há um período de embargo para o transporte de animais pela Air Canada na alta temporada. Os períodos vão de 18/12 a 7/01 e 20/06 a 10/09. Como bem me alertou a Ju do Aurora Borealis é bom ficar e olho já que não transportam animais nesses períodos. Tirei as informações daqui.
- Agora, uma coisa curiosidade: a passagem da TAM para o Canadá saindo de Brasília tem preço de gente grande (similar aos preços da Air Canada). Mas, sabe quanto custa uma passagem da TAM saindo de Santiado e indo para Ottawa, fazendo escala em SP? US$ 777!! Quase metade do preço!! Se não tivesse a Pucca eu ia pensar seriamente em tirar umas férias no Chile antes de viajar...
Para quem quiser ligar e tirar dúvidas, o telefone da Air Canada no Brasil é 11 3254 6600.
Estou cotando os preços de passagens aqui: http://www.decolar.com/
Momento cute do dia
>> 12 de dezembro de 2009
Onde comer em Gatineau
>> 10 de dezembro de 2009
Eu e o marido gostamos de comer bem. Não nos importamos muito em pagar um pouco mais caro por algo que possa ser definido como uma nova experiência gastronômica (hmmmm!). Vejam bem, tem gente que gosta de gastar dinheiro com carros, outros com roupas, outros com celulares da moda... Nós gostamos de descobrir novos restaurantes. Também gostamos de cozinhar e testar receitas práticas, mas isso é assunto para outro post. Aqui em Brasília temos o nosso "roteiro": quando experimentamos algum lugar diferente atribuímos "estrelinhas" e classificamos se ele entra no nosso "roteiro" ou não... E modéstia à parte, podemos indicar excelentes opções dos mais variados tipos de cozinha por aqui!
Pois bem, pensando nisso fui procurar algumas opções de restaurantes no Outaouais e achei algumas boas sugestões. Vou listar aqui para os que moram ou pretendem morar lá, e também para quem for fazer turismo na região. Espero resgatar essa listinha no ano que vem e ir visitando alguns desses lugares com tempo (leia-se $) para ver o que achamos... Até porque, em fase de emigração, estamos economizando tanto que nem temos visitado muitos novos restaurantes em Brasília...
Ps: Ei! Nem foi de propósito, mas esse post combinou com o último "Momento cute do dia"
Fondue et Raclettes
Restaurant Meule et Caquelon
Preço: 15 a 30$
74 boul. Gréber, Gatineau
contato: batman@bellnet.ca (que raio de e-mail é esse?!)
______________________________________________
Bistro Français / cuisine française
Restaurant L'Assiette
Preço: 15 a 30$
392 boul. Montée-Paiement
Gatineau (Québec)
contato: cantine@videotron.ca
Le St-Estèphe
711 boul. St-Joseph
Gatineau (Québec)
contato: stephane@st-estephe.ca
Les Fougères
Preço: 31 a 50$
783 route 105
Chelsea (Québec)
contato: info@fougeres.com
Maison La Crémaillère
Preço: 31 a 50$
24 ch. de la Montagne
Messines (Québec)
contato: la.cremaillere@ireseau.com
______________________________________________
Japonaise
Fuji Sushi
Preço: 15 a 30$
163 promenade Du Portage
Gatineau (Québec)
contato: info@fujisushiweb.com
Lyna Le Sushi
Preço: 15 a 30$
740, boulevard Maloney est,
Gatineau, (Québec)
______________________________________________
Grillades et Fruits de Mer
Sterling grillades et fruits de mer
Preço: acima de 50$
835 rue Jacques-Cartier
Gatineau (Québec)
contato: info@sterlingrestaurant.com
Arôme grillades et fruits de mer
Preço: acima de 50$
3 boul. du Casino
Gatineau (Québec)
contato: info@hiltonlacleamy.com
_______________________________________________
Italienne
Pacini
Preço: 15 a 30$
111 rue Bellehumeur
Gatineau (Québec)
contato: acinihull@hotmail.com
Ristorante Fiorentina
Preço: 31 a 50 $
189 boul. St-Joseph
Gatineau (Québec)
Piz ' za-za
Preço: 15 a 30 $
36 rue Laval
Gatineau (Québec)
Contato: info@pizzaza.ca
_______________________________________________
Thaïlandais et Vietnamienne
Restaurant Palais du Vietnam
Preço: 15 a 30 $
335 boul. Alexandre-Taché
Gatineau (Québec)
Prasat Thai
Preço: 15 a 30 $
460 boul. Gréber
Gatineau (Québec)
_______________________________________________
C'est ça! Para quem quiser aprofundar a pesquisa, tem muitas outras opções no Tourisme Outaouais e no caderno de restos do Le Droit, de onde tirei essas indicações. De repente depois preparo uma opção com restaurantes em Ottawa, cruzando a ponte...
Momento cute do dia
Mais informações sobre o RBC
>> 9 de dezembro de 2009
Ainda sobre a história dos bancos, hoje recebi uma mensagem do Sr. Magalhães, gerente de Montreal que se prontificou em fazer a ponte com uma agência do RBC em Gatineau. Aí vai:
-----
Prezada Sra.Patricia,
Escrevo-lhe do Royal Bank of Canada em Montreal, Quebec, referente ao seu contato com a nossa unidade no Brasil. Em principio ha sim a possibilidades de abrirmos uma conta antes de sua chegada efetiva. Nos, da area Internacional (IWM), podemos intermediar o seu contato com a Agencia do RBC em Gatineau. Por gentileza me confirme, voce e seu esposo ja possuem um numero de referencia da imigracao de Quebec?
Desde ja agradeco seu contato.
Atenciosamente,
Paulo Magalhaes
Private Banker, RBC Wealth Management
Royal Bank of Canada
1 Place Ville-Marie, Suite 512, 5th Floor, North Wing
Montreal, QC
H3C 3A9
-----------------
Legal né? O sistema deles funciona mesmo... Pelo que entendi o número de referência é o do CSQ, mas para quem está indo pelo processo federal pode ser que eles peçam algum outro tipo de identificação... Fica a dica para quem não se interessar ou não puder abrir conta no HSBC Premier. Qualquer dúvida também dá para ligar direto no toll free deles para o Brasil: 0800 891-6893. Esse número cai em Toronto, mas como disse aqui, eles direcionam o seu cadastro para qualquer agência no Canadá.
Um comparativo entre HSBC, Scotiabank e RBC
Agora que a entrevista passou, voltamos a pesquisar quais as melhores opções em abertura de conta / transferência de recursos para o Canadá. Enviei um email aos escritórios de representação no Brasil do Scotiabank e do RBC. Além disso ontem fomos à uma agência do HSBC Premier em Brasília. Nossas principais dúvidas para os três bancos eram:
- É possível abrir a conta lá ainda estando aqui?
- Conseguiríamos um cartão de crédito de lá?
- Como fazemos a transferência de recursos?
RBC - Royal Bank of Canada
O RBC me respondeu o e-mail com um telefone de um 0800 pedindo para que eu informasse a cidade onde pretendíamos morar. Liguei no número e, ao contrário do que imaginei, o número cai numa central do RBC em Toronto, e sou transferida para um brasileiro, que imagino que cuide da parte de representação do Brasil. Ele me explicou que sim, é possível abrir a conta a partir daqui, e que ele enviaria os nossos dados para uma agência em Gatineau e que de acordo com o nosso perfil o gerente de lá sugeriria a melhor opção de conta. Daí era possível transferir o dinheiro daqui do Brasil para lá como uma transferência entre bancos. Sobre o cartão de crédito ele me disse que tudo dependeria do nosso perfil mas que provavelmente teríamos que fazer um depósito pelo período de um ano para termos o cartão.
Para nós as vantagens do RBC são que trata-se de um grande banco, com muitas agências. Ele disse que o processo de abertura de conta é simples, que precisamos enviar cópias de alguns documentos, preencher uns formulários na internet e só. Receberíamos tudo em casa, sem muito stress. Outra informação útil que ele me passou é que existem agências e gerentes especializado no atendimento à imigrantes. Para quem se interessou pelo RBC e quiser dar uma pesquisada sobre esse assunto o telefone é 0800 891-6893 (Renan Torres). Em tempo, ainda não recebi o email que ficaram de me passar com os dados sobre Gatineau.
Scotiabank
Segue cópia da resposta que me passaram por e-mail:
"Prezada Sra. Patricia,
O Scotiabank no Brasil tem somente um escritório de representação, o que nos impede portanto de oferecer serviços bancários. A senhora poderá entretanto, ver qual agencia do Scotiabank a melhor atenderá no Canadá e enviar os seus recursos atraves do seu banco brasileiro atual. Quanto à tarifas e valores de investimentos será um assunto a ser tratado diretamente na agencia que a senhora selecionar.
Também ficamos à disposição para informações via telefone.
Atenciosamente,
Fernanda Leite
Tel. 11 31684737 "
Então, nesse caso pelo que entendi acredito que até seja possível sim abrir a conta a partir do Brasil, mas tenho que entrar em contato diretamente com a agência que escolher a partir daqui. Não liguei no número que ela informou, mas deixo aí caso alguém queria ser correntista do Scotia.
HSBC Premier
Fomos na agência da 502 sul, conversamos com uma gerente chamada Darla (ela disse que podíamos passar o contato dela aqui...). Ela nos explicou que podemos abrir uma conta Premier aqui e uma conta lá no Canadá a partir daqui. Para abrir a conta é preciso que o titular tenha renda bruta acima de R$ 5 mil. A taxa de manutenção de conta é de R$ 45,00, mas há como diminuir esse valor de acordo com os investimentos que você tenha no banco, se tem conta em débito automático, etc. Nos três primeiros meses há uma carência e não se paga essa tarifa de manutenção. A tarifa é paga somente em uma das contas (então não pagamos nada no CA). Aqui temos direito a um cartão mastercard que pontua 1.5 por dólar gasto, isento de anuidade. Temos direito a um seguro viagem, mas que imagino que não cubra os três primeiros meses. Como a conta do Canadá também será Premier, de cara temos acesso a todas as vantagens de um cliente Premier por lá também. Sobre a transferência de recursos podemos transferir por câmbio (globalview). Se for pela agência leva dois dias úteis, pela internet cai na hora. Tem o limite de U$ 9950,00 por mês. Podemos fazer até 6 TED/DOC sem taxação, a apartir disso tem uma taxa de R$ 8,00, mas entre as duas contas HSBC não há taxa nenhuma. Nos disse que apesar de só terem duas agências em Gatineau podemos sacar $$ de qualquer ATM que seja Visa Plus, seja BMO, RBC ou até Scotia, sem cobrança de taxa.
Ainda sobre a abertura de conta lá e os cartões de crédito... A abertura pode ser imediata, mas ela aconselhou a deixarmos para solicitar os cartões de crédito depois de uns três quatro meses para que o nosso histórico de crédito esteja melhor... A agência do Canadá vai importar o histórico de crédito que tivermos aqui no Brasil (veja bem, estou falando de histórico de banco, não confundir com o histórico de crédito no país). No mais, ela se colocou à disposição para prestar todo atendimento até mesmo quando tivermos lá, por email ou por telefone. O atendimento foi muito bom e o banco nos conquistou. Vamos abrir uma conta lá mesmo... Só ficou uma coisa pendente: quando mudarmos temos que fazer uma declaração de saída definitiva para não sermos taxados aqui sobre os nossos ganhos de lá. Ok, mas podemos fazer essa declaração com uma conta aberta aqui? Podemos ter dinheiro ou investimentos nessa conta daqui? Eu acredito que não e esse ponto foi o que ficou faltando ser explicado. A Darla disse que ia se informar e voltava a entrar em contato. Alguém aí tem alguma luz sobre esse ponto?
Para quem quiser acompanhar um pouco mais sobre o HSBC, há algum tempo atrás fiz este outro post. Vale a pena dar uma olhada também nos comentários.
----
Update - 20/02/2010: para quem quiser ver outros posts sobre os bancos no Canadá e como foi nosso processo de abertura de conta no HSBC Premier tem mais informações aqui, aqui, aqui e aqui. Ou se preferir, basta digitar HSBC, RBC ou Scotiabank no campo de pesquisa aí do lado direito.
Momento cute do dia
Jana Magalhães é uma ilustradora carioca que desenvolve um trabalho belíssimo e cheio de estilo. Dentre suas criações estão os tênis All Star ilustrados (agora são Converse?!):
Clipping ::::: La nouvelle vague des brésiliens
>> 6 de dezembro de 2009
A Rádio Canadá apresentou um programa no dia 03 de dezembro sobre a nova comunidade de brasileiros em Gatineau. Eles entrevistaram três brasileiros e teve até música da Ivete Sangalo no final (há quem goste...).
Aí vai o link: http://www.radio-canada.ca/regions/ottawa/emissions/emission_Chron.asp?pk_region=5&id=71&IDEmissionFR=403&IDCat=21&leMois1=2009/12&sub=../../
Fiquei sabendo pelo Brasil@Gatineau
Eu ri ::::: Ahhh, as crianças...
Ontem saímos com algumas pessoas da família para comemorar a obtenção do CSQ. Eis que no meio do papo sobre o Canadá tenho o seguinte diálogo com minha sobrinha, de quase quatro anos, que vem a ser a fã nº 1 da Barbie e que nesta semana vai passar uns dias nas piscinas de Caldas Novas-GO:
- Tia, onde os "Canadás" nadam?
- Anh? Não, Nic, o Canadá não é uma pessoa, é um país, assim como o Brasil...
- Ahhh... Mas nós moramos no Brasil!
- Exatamente, e a tia está indo morar no Canadá, um outro país.
- E lá tem piscinas?
- Tem sim!
- E lá tem sapatos?
- Tem...
- E lá tem sapatos da Barbie?
- Eu imagino que sim...
- Ah! Então eu quero ir morar lá também!
=) Como é que o BIQ não tinha pensado nisso para atrair imigrantes?
Sobre o nosso projeto para a entrevista
>> 5 de dezembro de 2009
1. Por que Québec e por que Gatineau
Aqui justificamos em uma página as qualidades e os atrativos de Québec e de Gatineau. Além de tiramos informações do site, colocamos algumas coisas pessoais, como a ideia de criar filhos em Gatineau. Não achamos necessário colocar justificativas de "por que Canadá" porque vi que dificilmente o entrevistador focava a conversa no Canadá, era mais o Québec mesmo.
2. Primeiros passos
Também em uma folha listamos providências iniciais após a chegada. Colocamos uma listagem dos documentos que precisamos tirar, nossa ideia de Homestay para os primeiros dias, contato do CEGEP de lá e nome e endereço de duas associações de apoio ao imigrante do Outaouais que também oferecem ajuda para inserção no mercado de trabalho canadense (SITO e Réseau Outaouais).
3. Orçamentos e ofertas de emprego
Preparamos 3 orçamentos mensais familiares: o primeiro, do chamado Plano A, era seguido por vagas de empregos que julgamos ser semelhantes ao nosso perfil, e que tem bons salários. Na real, sabemos que as chances de ocuparmos essas vagas logo de cara são baixas, já que não teremos a tal "experiência canadense". Depois vinha o orçamento B, seguido de vagas ainda na nossa área de formação, mas com exigências um pouco mais baixas do que as do nosso perfil profissional. Por fim, um orçamento C, mais enxuto, uma opção para o caso de nenhum dos dois conseguirmos bons empregos, seguidos por vagas que pagavam salário mínimo. Colocamos duas vagas para mim e para o marido por plano.
4. Moradia em Gatineau
Colocamos aqui um mapa de Gatineau seguidos por mapas dos setores que temos interesse em morar. Depois do mapa de cada setor colocamos algumas ofertas de aluguel com preços diferentes, que exemplificavam os valores dos budgets A, B e C.
Tudo isso deu aproximadamente umas trinta páginas. No fim das contas, durante a entrevista o M. Leblanc só se interessou mesmo pela terceira parte. Examinou cuidadosamente as ofertas de emprego e passou os olhos pelos orçamentos. Mas como sei que isso depende um pouco do entrevistador e da situação, sou do partido de que quanto mais preparados estivermos melhor...
Depois da entrevista veio a maravilhosa sensação de alívio. Aproveitamos para agradecer a Deus e depois comemorar e relaxar com um bom vinho... Delícia!
Santa Rita 120
Carmenère,
super recomendo!! Read more...
Eu ri ::::: Beagle canadense?
>> 4 de dezembro de 2009
Relato da entrevista - 02/12/2009
Para os próximos a serem entrevistados, ou para quem quiser acompanhar como foi a nossa saga até aqui, aí vai um relato da entrevista de ontem com o M. Daniel C. Leblanc.
Chegamos em SP um dia antes, ficamos no hotel The Othon Time, ridiculamente perto dos dois prédios, tanto do Escritório de Imigração, quanto do Consulado Geral do Canadá. Sobre o hotel, é meio antigo, mas está bem conservado. Minha única reclamação era o carpete que não tinha um cheirinho muito bom e não deu para trocar de quarto. A diária ficou em R$ 180,00. Aproveitamos que tínhamos tempo e fomos fazer um reconhecimento, saber onde ficava cada coisa, fomos ao tal shopping D&D, passamos pela agência do HSBC e vimos onde ficava o Banco do Brasil mais próximo. Coisa de gente meio bitolada... No final do dia ainda aproveitamos para encontrar outro casal de amigos nossos que tinha feito a entrevista no dia 1/12. Eles nos tranquilizaram bastante e nos passaram todo o relato.
No dia da entrevista, que estava marcada para 10h, eu acordei às 5h20 e não consegui mais pregar o olho... Esperei passar um tempo, acordei o marido, tomamos banho com calma, tomamos café e chegamos ao prédio do Escritório por volta de umas 9h10. Subimos e ficamos lá esperando... A cada porta que abria um susto! Ficamos conversando em francês para ir entrando no clima e por volta de umas 10h05 eis que sai um rapaz todo sorrisos (deve ter sido aprovado) e então o M. Daniel Leblanc nos chama. Ele se apresentou, nos indicou as cadeiras onde deveríamos sentar e a entrevista começou.
Antes devo dizer que ele é realmente muito educado, gentil e atencioso. O francês dele é pausado e bastante compreensível. Durante toda a entrevista nos deu conselhos e estava bem tranquilo. Ele foi pedindo os documentos na ordem que estavam listados no email de convocação: certidão de nascimento, casamento, passaporte, comprovação de trabalho, de idiomas... Conferiu atenciosamente cada documento e cada data. Na parte da experiência de trabalho ele comentou que gostou muito do nosso perfil profissional e foi nos dando umas dicas de validar os diplomas daqui (apesar de não ser obrigatório é recomendável), nos deu umas estratégias para buscar emprego (compartilho no próximo post) e observou nossas ofertas de emprego e o nosso planejamento nessa área. Sobre o resto do projeto ele nem olhou. Sério, tanto tempo preparando o projeto e ele nem deu bola... Mas, acho melhor ter mais preparao do que ficar faltando alguma coisa!!
Depois disso ele já foi entregando o guia "Aprendre le Québec", e foi imprimindo o CSQ... No fim soltou o tal "Félicitacions, vous êtes acceptés", explicou um pouco sobre as vias do CSQ (do consulado e a nossa) e nos conduziu até a porta. Como último conselho nos disse para organizarmos ao máximo nossa vida profissional aqui, com bastante planejamento e já ir enviando o currículo (nos padrões de Québec) para empresas lá. Ele disse que quando chegamos temos tanta coisa para resolver e é tanta informação nova que é melhor deixar essa parte adiantada daqui mesmo. Toda a entrevista durou pouco mais de uma hora.
No fim saímos de lá leves como uma pluma e fomos correndo para o HSBC para pagar a taxa do federal. Já tínhamos confirmado o valor antes da entrevista, então foi só fazer o depósito e correr para ver se conseguíamos entregar a papelada no Consulado. Mas infelizmente a Maura não quis aceitar, disse que só a partir das 15h mesmo. Como nosso vôo de volta era às 15h50, ficamos com medo de esperar e não conseguirmos chegar a tempo no aeroporto... Aí optamos por postar a papelada nos Correios do aeroporto de Congonhas (obrigada pela dica Reijane!). No fim, tanta correria não adiantou nada porque o nosso vôo foi cancelado e só saímos de SP depois das 17h... Mas enfim, postamos por SEDEX e a essa altura já foi entregue lá. Agora entramos em uma nova fase de espera... Pelos exames médicos! Pelo menos a parte mais complicada já passou!! Deus é bom!! Estamos muto felizes e extremamente aliviados...
--
Ps: aproveito para registrar aqui um agradecimento a Taís e a Bianca e ao Josafá que nos deram uma força com o nosso projeto. Valeu!!
Passamos!!
>> 2 de dezembro de 2009
Post rápido só para dizer que passamos na entrevista! Graças a Deus deu tudo certo e fiquei fã do M. Daniel Leblanc. Só chegamos em casa agora, então amanhã volto com um relato da entrevista. Estamos 250kg mais leves!!
Read more...