E eu estou indo...

>> 23 de agosto de 2011

Estou indo ali tomar uma água de côco, beber yakult de litro e trazer um monte de calça jeans e Melissas de volta na mala.
Estou indo ali dar um abraço no meu pai que não vejo há mais de um ano, e brincar de pula pula com minha sobrinha até ficar de perna bamba.
Estou indo jogar conversa fora ao vivo e em português, sem ser pelo Skype.
Estou indo comer churrasco e passear na feira, e ainda balançar na rede depois de bater perna o dia inteiro.
Estou indo ali apresentar Isabella ao lado de lá da linha do Equador, já que quando vim, ela era só uma micro pancinha na barriga da mamãe.
Estou indo conhecer novos membros da família, ver amigos casando e reencontrar outros que voltam para casa depois de anos morando fora.
Estou indo encarar três aeroportos e 14 horas de vôo com uma bebê de seis meses só para rever todo mundo e matar a saudade da terrinha.
BraSil, here we go!

Read more...

Só para avisar que...

>> 17 de agosto de 2011

Estou com família por aqui. Minha irmã e o namorado chegaram há alguns dias e estamos naquele ritmo louco de quem tem visitas em casa e quer aproveitar tudo ao máximo... Uma delícia para matar a saudade e passear, mas não sobra muito tempo para mais nada! Em breve voltamos à nossa programação normal :-)

Read more...

Future Me

>> 12 de agosto de 2011

E se você pudesse escrever mensagens para você para serem entregues no futuro? Hoje eu recebi a minha primeira carta de várias que andei escrevendo para mim mesma. Essa data de dois anos atrás. Foi emocionante ler a mensagem e eu praticamente revivi aquela época não tão distante, mas em que ainda estava no Brasil e tinha muitos planos e sonhos de mudanças para o futuro. O serviço gratuito é oferecido pelo Future Me eu acho a ideia fantástica. Eu costumo escolher momentos marcantes, vou lá, escrevo uma mensagem e agendo a entrega para uma data qualquer. É muito interessante ver como mudamos, crescemos e aprendemos em tão pouco tempo.

Não estou recebendo nada para fazer propaganda, mas fica aí uma dica muito legal para quem gosta de escrever, gosta de registrar sua história ou simplesmente tem curiosidade em saber o que estava pensando há algum tempo atrás. E você, o que diria hoje para o seu eu no futuro?

Read more...

Bebellices

>> 11 de agosto de 2011

Bebellinda completou seis meses ontem. S-E-I-S!!! Isso é meio ano de vida e praticamente a adolescência da vida dos bebês. Eu nem acredito que aquela coisinha molinha e quentinha que eu segurava com um só braço está aí, cada dia mais esperta, mais ativa e mais linda! Nessa fase de dona Isabella...

- Adora música. Adora que cantemos para ela e eu fiquei fã desse CD do Helio Ziskind que me ajudou a resgatar da memória todas as cantigas de roda lá do fundo do baú. Mas apesar do cd lindo, a música campeã aqui é "O sapo não lava o pé". Sabe aquele que tem chulé? Pois é, ela resolve qualquer problema por aqui, sucesso garantido... O sapinho fedorento tem ajudado bastante!
- Seu brinquedo favorito é a Pucca. Para a Bebella, tudo o que a Pucca faz é engraçado, onde a Pucca está ela quer ir também, e se ouve as patinhas dela no chão já se contorce inteira para ver onde ela está. Espero que daqui algum tempo as duas possam brincar muito juntas e garantir um descanso para a mamãe também.
- Fica bastante tempo sentada sozinha brincando (bastante em tempo de bebês, lógico). De vez em quando é meio estabanada e acerta um dos brinquedinhos na cabeça e abre o berreiro... Mas faz parte do seu jeitinho, assim todo trabalhado no drama.
- Sorri de tudo e para todos. Ela nasceu meio bravinha, mas de uns tempos para cá se tornou a simpatia em pessoa. Aliás, tem coisa mais gostosa que gargalhada de bebês?
- Tem se mostrado uma pessoa de um bom-humor irresistível quando acorda de manhã. Não parece ter puxado ao papai nessa. Ainda bem, porque seu sorriso lindo me dá energia para começar o dia, mesmo que às vezes sejam cinco da manhã...
- Por falar em sorriso, ela sorri com os olhos. Lindo de ver!
- Adora passear, e não posso ir caminhando com ela para perto da porta que já faz a maior festa. O que é bom porque temos aproveitado muito o verão e ela praticamente não dá trabalho na rua. Gosta especialmente de atividades ao ar livre.
- Não pára quieta. Se estiver no colo precisa estar pulando, se está deitada fica rolando, se estiver sentada tem que estar mexendo em alguma coisa. É bem ativa e justamente por isso continua não gostando da cadeirinha do carro. Por isso ainda ando com ela no banco de trás, cantando (ai, o sapo...) e brincando. Se estamos só as duas aí é que eu viro cantora profissional mesmo e cada hora jogo um brinquedo diferente no banco de trás (não tentem isso em casa, e sim, continuo olhando para frente e com a mão no volante).
- Tem uma rotina muito bem estabelecida e dorme cedo, entre 18h30 e 19h. Acorda cedo também, por volta de 6h30. Suas sonecas é que durante muito tempo foram um mistério para mim, já que duram apenas 30 minutos (uma cat napper, como dizem por aqui). Mas depois de muito ler e pesquisar, li esse relato e fiquei em paz. Deixo o link, porque só quem tem um bebê que não dorme de dia sabe o que isso significa...
- É muito carinhosa e distribui muitos beijos babados na mamãe e no papai. Faz carinho quando está mamando e gosta muito de brincar com meu cabelo.

Filhotita, obrigada por tornar meus dias mais coloridos e trazer tanta alegria e emoção para a nossa casa. A mamãe está aqui para você e por você e ora todos os dias para que Deus a abençoe muito! Que você continue crescendo assim, cheia de energia, saúde e fofurice. Te amo!

Read more...

Clipping ::::: Previdência Social - Acordo Brasil/Canadá

>> 8 de agosto de 2011

Notícia fresquinha, de hoje, daqui. Será que agora a coisa anda?

INTERNACIONAL: Brasil e Canadá têm agora acordo previdenciário
O acordo irá beneficiar mais de 30 mil brasileiros que vivem no país
08/08/2011 - 14:49:00

Da Redação (Brasília) - O ministro de Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, e o ministro de Negócios Estrangeiros do Canadá, John Baird, assinaram acordo previdenciário entre e o Brasil e o Canadá, hoje (8), às 12h20, no Palácio do Planalto, em Brasília. A assinatura do acordo faz parte da visita oficial do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

O acordo irá beneficiar mais de 30 mil brasileiros que vivem no Canadá, assim como os nacionais canadenses que residem no Brasil. Após assinado, o acordo precisa passar por ratificação pelo Congresso Nacional, em conformidade com a exigência constitucional. Uma vez ratificado, o tratado segue para promulgação e publicação, procedimentos que darão vigência ao acordo nos planos doméstico e internacional.

O ajuste administrativo, documento que define a operacionalização das regras, será assinado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e pelo embaixador do Canadá no Brasil, Jamal A. Khokhar, em data a ser definida.

Histórico -O texto do acordo foi concluído em novembro de 2009, em Brasília. As duas rodadas de negociações para a elaboração do tratado foram iniciadas um ano antes. O ajuste administrativo foi pactuado em julho de 2011, em Ottawa, capital canadense.

Quebec – O Brasil e a província canadense com autonomia constitucional, única que tem apenas o francês como idioma oficial, também concluíram texto de acordo previdenciário. O acordo, sob pendência de assinatura, garantirá proteção social a mais de 10 mil brasileiros residentes na região.

Read more...

1 ano de Canadá - Maternidade

>> 3 de agosto de 2011

Mãe é mãe em qualquer lugar do mundo, mas no alto da minha (cof! cof!) vasta experiência de quase seis meses de maternidade, vamos a algumas vantagens que vejo nos assuntos maternais por aqui:

- Estilo de vida mais simples
Aqui ninguém está se importando que tipo de roupa seu filho (ou você) está usando, em que escola ele estuda ou onde vocês foram nas últimas férias. Em uma sociedade com mais igualdade social tenho a impressão que vive-se menos de aparência e dá-se valor a coisas mais importantes, como tempo de qualidade ao lado da família.

- Redes de apoio
Há ajuda para praticamente tudo que envolva assuntos de maternidade: amamentação, pré e pós-parto, bibliotecas de brinquedo, cursos para alimentação do bebê, playgroups, depressão pós-parto, full-time moms, mompreneurs, mães que trabalham fora, atividades físicas e educativas. Muitas dessas opções são gratuitas ou a um preço muito acessível. Então, não tem desculpa de dizer que não dá para achar auxílio.

- Paraíso dos brinquedos (e roupas também)
O preço é MUITO mais baixo que no Brasil. Na verdade o custo é tão baixo que é preciso pensar em consumo consciente e tomar cuidado para não entulhar a casa com objetos que têm um tempo de uso tão curto. Nessa linha aqui também não tem frescura: dá para comprar muitos brinquedos usados em excelente estado no Kijiji por um preço ainda mais baixo e depois vender na próxima venda de garagem ou doar para quem precisa.

- Valorização do handmade
A lógica aqui é o contrário, valoriza-se muito mais o que foi feito à mão, personalizado, artesanalmente, fora das linhas automatizadas de produção. Redes como a Etsy fazem bastante sucesso e fica bem mais simples (mas não necessariamente mais barato) fazer uma festinha de aniversário, decorar a casa e se vestir de uma forma totalmente original.

- Atividades muito além do circuito shopping center
Como geralmente as pessoas não tem nem babá nem empregada doméstica, aqui faz-se de tudo para incluir os filhos em todas as atividades e ninguém deixa de fazer quase nada por causa dos filhos. Isso não é necessariamente algo bom, mas pode ser positivo quando a criança tem muitas opções de desfrutar de atividades de lazer ao lado dos pais: ciclismo, canoagem, camping, viagens, festivais, família sempre unida!

Essas foram algumas vantagens que pude me lembrar. E vocês conseguem listar mais alguma? E desvantagens?

Read more...

1 ano de Canadá - Saúde

>> 2 de agosto de 2011

Quando planejávamos a mudança para o Canadá o tópico saúde era o assunto que mais me preocupava porque, apesar do sistema público de saúde funcionar relativamente bem, o Québec é conhecido como a província com mais deficiências nesse ponto. Aqui geralmente as pessoas tem um médico de família (generalista), que é quem tem o seu histórico de saúde e quem te encaminha para algum especialista de acordo com a necessidade. Só que o déficit do Québec é alto: de seus oito milhões de habitantes, dois milhões não têm médico de família. O assunto é tema constante na mídia e rendeu um documentário e até grupo no Facebook da Fédération des Médecins Omnipraticiens.

Pois bem, mas acontece que depois de um ano aqui, a única parte do sistema que precisamos usar foi refente ao pré-natal (ainda bem!). E nesse ponto, como já comentei várias vezes, não tenho do que reclamar. Só agora resolvemos procurar um médico de família. O primeiro passo foi fazer a nossa inscrição no guichet d'access, mas já sei que a ordem de chamada privilegia aqueles com histórico de saúde mais complicado. A outra opção é ir até Ottawa, já que o governo do Québec reembolsa parte do valor do atendimento se encontrarmos um médico de família por lá. Além disso, em casos de urgência há sempre a Appletree, uma rede de clínicas bem grande que também aceita pacientes do Québec. Aliás, falando em clínicas, deixo aqui uma relação das clínicas de Gatineau e de Ottawa. Muitas delas atendem sem hora marcada, é só ligar antes e confirmar.

E sobre Isabella? Bem, ela tem uma pediatra, e é nessa clínica que ela toma suas vacinas e faz seu acompanhamento médico. Só que aqui é preciso esquecer do modelo pediatra-psicólogo-amigo-companheiro que tem no Brasil. Aqui pediatra é para assuntos graves e as consultas são rápidas e restritas somente a problemas de saúde. Se a criança está saudável, não é o pediatra quem vai dar conselhos sobre sono, alimentação e comportamento. Na verdade, quando tivermos um médico de família, o mais provável é que ele assuma o histórico dela também, mas, como prefiro que ela continue sendo acompanhada lá por enquanto, vamos levando.
Felizmente esse é um assunto que vai ficar faltando continuação. Quando encontrarmos um médico de família, volto para contar minhas impressões!

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP