Uma semana!

>> 31 de julho de 2010

Hoje completamos uma semana aqui e acho que provavelmente esses foram os setes dias mais intensos da minha vida. Conseguimos adiantar bastante coisa, mas sei que ainda temos um longo caminho pela frente. Em uma rápida avaliação, eu diria que fomos bem-sucedidos, e cada dia foi uma pequena vitória. Devo reconhecer que também percebi o cuidado de Deus com as nossas vidas aqui em tudo, até mesmo em pequenos detalhes, e isso é muito reconfortante.

Conseguimos solicitar os documentos que um recém-chegado precisa: o SIN (social insurance number) e o NAS (numero de assurance maladie). Também dei entrada na francisação e agora aguardo a data para o teste de nível. Pegamos as traduções das carteiras de motorista na embaixada, compramos celulares e agora estamos atrás de um endereço fixo. Visitamos algumas grandes lojas, como a Ikea, e já compramos algumas coisas para a nossa futura casa.

Para andar aqui, como não temos o mapa da cidade na cabeça, o gps do celular ajuda muito. Dependendo da distância vamos de taxi, ônibus ou à pé mesmo. O clima de verão ajuda, mas os enjôos e vômitos ainda têm atrapalhado, e por isso a cada dia conheço alguns banheiros diferentes na cidade... Já deu para perceber que Gatineau sem carro é mesmo complicado, então depois que tivermos casa, vamos atrás do nosso.

Mais para frente vou preparar um post com o passo a passo para solicitação dos documentos, mas agora é hora de ir. O sábado está lindo e apesar de ser um final de semana, hoje há muito o que fazer por aqui. Espero voltar logo com mais notícias! Mais uma vez, obrigada pelas dicas, comentários e recomendações, todas tem sido de grande ajuda.

Read more...

A saga da chegada

>> 26 de julho de 2010

Chegamos aqui no sábado e as primeiras impressões da cidade não poderiam ser melhores. Mas quem disse que ia ser fácil? Quase ficamos no Brasil! Aí vai um resumo da nossa odisséia e da nossa experiência até aqui:

O embarque
Chegamos com uma antecedência maior ao aeroporto em Brasília porque tínhamos que pagar a taxa de embarque da Pucca. Foi aí que tivemos a feliz surpresa de sermos informados que nossa passagem tinha sido emitida para o dia 23 de JUNHO e não JULHO. Imaginem o pânico... Liguei para a agência que fechamos a viagem para saber o que tinha acontecido e a atendente foi tentar emitir outro bilhete às pressas. Ela não achava vaga, não conseguia confirmar a Pucca... Um desespero! Achei que o marido fosse ter um ataque cardíaco de stress, mas no fim tudo funcionou. Foi mesmo um milagre, porque atrasamos o vôo inteiro para SP, foi uma mega correria e nem conseguimos abraçar a família e os amigos no aeroporto. Mas embarcamos e chegamos em SP a tempo do check-in para a Air Canada. Como as nossas passagens foram emitidas minutos antes de irmos, os assentos eram sempre os piores possíveis. Em SP eram separados e no vôo para Toronto, eram na última fileira, logo do lado do banheiro. Bem, o que importa é que no fim das contas viemos. Fui conferir meus emails para a agência e vi que o erro foi deles, mas nosso tb. Desde o começo eu pedi a cotação de passagens para JULHO, e nas primeiras mensagens ela mandou a cotação com a data certa, mas quando resolvemos a data do dia 23 ela mandou a cotação com data de JUNHO e nem prestamos atenção... Tivemos que pagar uma taxa extra no dia, mas na hora do aperto nem nos preocupamos. Agora vamos ter que correr atrás daqui para tentar resolver a situação.

Air Canada
Realmente confirmei o que tinha lido sobre a companhia. Eles são bem simples, o vôo é apertado e cansativo mesmo. A comida não é nenhuma beleza, mas tem sempre aquelas telinhas que ajudam a passar o tempo com filmes e outras distrações. Estávamos meio tensos com a situação e com a Pucca, então não deu para dormirmos muito. No fim chegamos à Toronto com folga e o vôo para Ottawa atrasou um pouco. Esta parte final foi mais tranquila e o vôo estava mais vazio.

Pucca
Ela foi uma fofa e me surpreendeu. Deu para notar que o vôo foi extremamente cansativo para ela, mas ela só se inquietou no final... Nós levamos ela para a grama em SP e depois no meio do vôo para Toronto levei a caixinha para o banheiro para ver se ela fazia mais xixi. Não funcionou porque ela esava meio assustada, mas bebeu um pouco de água. Antes de passarmos pela imigração demos um pouquinho de água e uns grãozinhos de ração e já na espera pelo vôo para Ottawa levei ela para usar o tapete... Mas ela tb não quis. Daí quando chegamos aqui, aí sim, de volta na graminha ela se aliviou. Já no hotel ela dormiu praticamente o dia inteiro, mas agora já está inteira de novo. Se eu encaro outra viagem dessas com ela? De jeito nenhum, agora ela fica velhinha no Canadá mesmo! Não vale a pena o estresse para ela.

A imigração
Chegamos umas 6h da manhã e todo o processo levoou no máximo uns dez minutos. Só fornecemos algumas informações, o oficial conferiu os documentos, assinamos os formulários da residência permanente e nem "bem-vindos ao Canadá" teve. O nosso oficial estava meio sonolento, mas em nenhum momento foi mal educado ou nada do tipo.

Chegada
Temos muito o que agradecer aos nossos amigos Rodrigo e Ilsa que, mesmo tendo chegado aqui a tão pouco tempo, nos ofereceram toda a ajuda possível. Nos buscaram no aeroporto, prepararam um ótimo almoço e ainda nos apresentaram o tudo o que sabiam da cidade. Não vou me esquecer dessa acolhida tão importante e sugiro aos que cheguem que tenham pelo menos alguém para esperar no aeroporto... Porque chegar assim de mala, cuia, cachorro e neném na barriga sem ver nem um sorriso amigo seria muito mais pesado.

Acomodações
Inicialmente ficaríamos em um homestay de um casal de brasileiros e depois na casa de amigos. Mas no fim nada disso funcionou por imprevistos diversos e acabamos fechando um hotel que aceita animais para a primeira semana. Conseguimos uma boa tarifa e a localização é excelente. Eu estava chateada em gastar um pouco mais nesse começo, mas chegamos tão exaustos que no fim acho que valeu a pena. Deu para vermos alguma coisa no sábado mas aproveitamos o domingo para dormir. Ainda visitamos uma igreja em Ottawa com o Rodrigo e a Ilsa e gostamos muito.

Gatineau
A minha primeira impressão é de que a cidade é muito mais bonita que nas fotos... Tudo é bem espalhado por conta da união dos cinco distritos que formam a cidade e gostei da região de Hull. Há muitos parques e como chegamos no verão, todas as paisagens são lindas. Visitamos a região do Plateau no sábado e o bairro é muito bonito e agradável. Inicialmente estamos procurando um apartamento por lá. Não deu para conhecer muito Ottawa, só a região mais perto do Parlamento e nos disseram que o centro de Ottawa não é uma das melhores regiões. Mas mesmo assim achamos essa parte bonita e gostei da parte do comércio. Depois preciso dar umas voltas por lá com mais calma.

Idioma
Até agora o inglês não tem sido problema e usamos bastante, até mesmo em Gatineau. Já o francês... Ainda não deu para acostumar. O sotaque é mesmo bem diferente. Já dei entrada na francisação, mas acho difícil conseguir turma na vaga de agosto. Vamos tentar!

Gravidez
Viajar grávida e andar por aqui nessa correria tem seus inconvenientes... Eu ainda estou naquela fase de enjoar e vomitar então não tenho a mesma disposição de antes, por isso preciso respeitar meu tempo. Até onde experimentei, a comida aqui é bem temperada e não é tudo que consigo comer por conta do enjôo. Mas vamos levando, um dia de cada vez. E eu sigo torcendo para que essa fase passe logo e eu seja úma grávida que consegue comer bem! Ainda não tive muitas informações sobre o meu pré-natal aqui, mas espero tirar algumas dúvidas ao longo da semana.

---

Ainda há muito para contar e não vai faltar assunto por aqui. Amanhã temos um rendez-vous no MICC e também vamos tentar comprar celulares e ver mais apartamentos. Já demos entrada na tradução das nossas carteiras de motorista na embaixada e fica pronta em três dias. Aos poucos vamos nos ajeitando.

Mais uma vez obrigada pelos comentários no post anterior, vou tentar ir respondendo à medida que o tempo der, porque quando chegamos tudo o que queremos e resolver a vida e o dia é mesmo bem corrido. Espero que possa voltar contando que já achamos um canto para chamar de nosso!

Read more...

Despedidas e recomeços

>> 22 de julho de 2010

Então é amanhã... Partimos amanhã rumo a Gatineau. É o fim de um processo e o início de outro! Eu ando bem pensativa nesses últimos dias de despedidas e preciso me lembrar o tempo todo o que nos motivou a emigrar para que os sentimentos não baguncem a razão. Eu não imaginava que iríamos fazer essa mudança grávidos, e acho que isso contribui para a mistura de emoções. Fico pensando no preço alto que é deixar a família aqui, mas por outro lado me lembro que o que estamos oferecendo para o nosso neném também é muito precioso...

Ontem fui encerrar uma conta que abri quando cheguei a Brasília, há onze anos atrás, como universitária... Fiquei me lembrando como cresci, mudei e quantas coisas aconteceram desde que cheguei aqui ainda adolescente: passei anos maravilhosos na universidade, fiz amigos para uma vida toda, conheci meu marido, me casei, construí uma carreira... Foi ali que tive a certeza de que este é o fim de um capítulo e agora nossa vida entra em uma fase nova, em um novo país e com um bebê à caminho! Estou com borboletas no estômago, mas sei que Deus é conosco e sei que o intenso planejamento que fizemos nesses últimos tempos vai dar resultado.

Enfim, esse é um post desabafo que ficou confuso porque hoje minha cabeça está assim, totalmente desconexa! Mas a conclusão é que estou bem feliz pela viagem e por finalmente estamos concretizando nosso sonho. Estou animada por voltar a termos a nossa casa e imensamente feliz pela nova vidinha que está chegando para aumentar nossa família. Este é o último post aqui do Brasil. Volto a escrever quando estivermos por lá. Obrigada a todos pelos comentários e pela torcida!

Read more...

Viajando com animais na cabine

>> 16 de julho de 2010

A data da viagem se aproxima e é preciso acertar os últimos detalhes para o embarque da Pucca. Vou deixar algumas informações aqui que podem ser úteis para outros que estão fazendo viagens internacionais com animais. A informação sobre caixas de transporte vale apenas para os bichinhos que vão viajar dentro da cabine, mas o resto vale para cães e gatos viajando no compartimento de carga também.

Caixas de Transporte
Nós estamos indo com a Air Canada, mas o trecho Brasília-Guarulhos é feito pela TAM. O pepino é que a medida máxima das caixas de transporte para dentro da cabine são incompatíveis:

TAM: 36x33x25cm (comprimento, largura e altura)
Air Canada: 55x40x23cm (comprimento, largura e altura)

As medidas da TAM mudaram recentemente eu não podia imaginar que comprando o bilhete pela Air Canada elas não seriam aceitas pela TAM. E daí que já tínhamos encomendado a caixa da Pucca sob medida aqui (super recomendo!) e tivemos que comprar outra só para o trecho da TAM. A medida da TAM é bem menor e se não conseguirmos colocar a caixa na nossa bagagem de mão, infelizmente ela vai ser deixada em Guarulhos... Ainda bem que consegui uma dica da Alessandra daqui de Brasília e comprei em um lugar bem em conta. Um detalhe, as duas caixas de transporte são em material flexível. Quando me informei com a atendente da Air Canada ela disse que a altura de 23 cm poderia ser de uns 26 ou 27 cm no material flexível porque na hora de colocar embaixo do banco da aeronave a caixinha pode ser "amassada" e acomodada lá embaixo. A nossa é parecida com essa aqui e acho que no caso de animais que viajam dentro da cabine o kennel de material rígido é contra-indicado justamente por conta do pequeno espaço dentro dos aviões.

Taxas para o animal
Bem, com a novela das caixas de transporte resolvida, é preciso acrescentar que os dois trechos têm que ser reservados separadamente no momento da compra dos bilhetes. Assim, é preciso reservar o transporte do animal no trecho da Air Canada diretamente com eles informando o peso do animal mais o kennel, e o mesmo deve ser feito na TAM. Tudo pode ser feito por telefone: AC (11) 3254-6630 e TAM 4002-5700. O pagamento é feito somente no dia da viagem por dois motivos: o animal precisa ter uma documentação específica que só é obtida faltando alguns dias para a viagem, e há limite de animais transportados por vôo. Por conta disso, só fechamos o bilhete quando tivemos a confirmação de que esse limite não tinha sito atingido. Por fim, vale lembrar que a Air Canada tem um embargo na alta temporada para o transporte de animais no compartimento de carga (veja aqui), mas, dentro da cabine eles podem ir o ano todo (ufa!).

Documentação
Para viagens internacionais, é preciso emitir o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), que vale apenas por dez dias e é gratuito. Esse documento é emitido na cidade de embarque do animal, mesmo que a saída do país seja em outro local. Assim, o da Pucca será emitido na unidade UVAGRO do Aeroporto aqui em Brasília (61 3364-9521), mesmo que o embarque internacional seja apenas em São Paulo. Aqui nesta página do Ministério da Agricultura tem tudo sobre o CZI e sua solicitação, então deixo apenas o link porque o post já está meio gigante...

Nós vamos pedir ao veterinário dela um atestado de saúde e de vacinação contra raiva e no começo da semana iremos ao aeroporto com a carteira de vacinação, esse atestado e o formulário XXIX da Vigiagro que pode ser retirado daqui. Eu também pedi ao veterinário para assinar um atestado de saúde e vacinação em inglês para o caso de ser preciso na imigração lá em Toronto, ou por qualquer outra razão. Essa dica quem me deu foi a Michelli que também viajou com uma pequena yorkie, e achei bastante útil. Atenção às datas, porque o atestado para solicitação do CZI vale apenas por 72 horas (três dias corridos).

A viagem
Não pretendemos sedar a Pucca, já que foi contra-indicado pelo veterinário. Provavelmente ela estará em jejum para evitar o número 2 e colocaremos um tapete higiênico na base das caixas para o xixi se precisar. Também colocaremos nela uma coleira com a medalha de identificação que ela já usa para passear e as caixas irão com o nosso contato (nome, vôo e nossos dados pessoais). Teremos um tempo curto em SP, mas vamos retirá-la da caixa e dar uma volta com ela para reduzir o stress e para ela beber água e usar o banheiro. Eu não sei se poderemos abrir a caixinha no vôo da AC, mas vou dar água para ela por lá também. Outra coisa que fizemos foi castrá-la aqui, que era algo que pensávamos em fazer para não ter esse stress por lá.

É isso. Apesar de imenso, o post fica incompleto porque a viagem ainda não aconteceu e não posso dizer o que funcionou ou não e como foi. Depois complemento e coloco os modelos de atestado se eles forem aprovados.

Acho que este deve ser o último post do tipo informativo que escrevo estando ainda aqui no Brasil. Falta uma semana para a viagem e agora estamos no clima de despedidas. Além disso ainda temos muitas pequenas coisas para resolver até sexta que vem, então tudo continua corrido. Mas está quase! Estou com muita vontade que chegue logo o dia de escrever o primeiro post em terras canadenses...

Read more...

Processo finalizado e outras surpresas mais

>> 9 de julho de 2010

Recebemos hoje os passaportes pelo correio. Eles vieram acompanhados do recibo bancário de pagamento da taxa final do processo, dos formulários para darmos entrada no PR card na imigração canadense e de uma carta falando sobre a conclusão do processo com uma descrição dos próximos passos. Agradeço a Deus por ter nos conduzido até aqui porque pude perceber a sua mão nos guiando durante toda essa etapa. Obrigada Jesus!

Então é isso, processo finalizado! Hoje faltam exatamente duas semanas para a viagem e tudo o que planejamos durante os últimos dois anos está finalmente acontecendo. É hora de partir! Agora que a ficha vai caindo vou percebendo cada vez mais o quanto sentirei falta da família e dos amigos aqui. Dos meus pais, das minhas irmãs, dos meus sobrinhos, da minha sogra... Por outro lado, fico pensando que é hora de começarmos uma nova fase e estou bem curiosa para saber o que nos aguarda por lá. Oba! Uma folha em branco para escrevermos o que quisermos...

Nessa fase de grandes mudanças também temos outra enorme novidade. Estamos grávidos! Não planejamos e  no começo foi um grande susto, mas claro que foi uma surpresa muito boa. Reajustamos um pouco o nosso planejamento, mas no fim está tudo certo. A gravidez ainda está no começo e faremos o pré-natal por lá. O blog agora vai contar um pouco da experiência de ter um filho no Canadá e é natural que o assunto maternidade apareça com mais frequência por aqui. Mas não se preocupem, criei um outro blog para falar só das coisas cuti-cuti, então o tema principal do Patitando continua sendo um pouco sobre tudo e tudo sobre o nada...

Vamos passar este final de semana fora para recarregarmos as baterias e nos prepararmos para a viagem. Faltam 14 dias! Gatineau que nos aguarde!

Read more...

Passaportes prontos!

>> 6 de julho de 2010

Hoje recebemos aquela maravilhosa ligação do consulado para avisar que os passaportes estão prontos com os vistos emitidos. A voz da Maura soou como música nos ouvidos... Por alguma razão ela ligou no meu celular e não no do marido. Optamos por receber os passaportes pelo correio mesmo, então devem chegar na semana que vem. Graças a Deus! A ficha ainda não caiu direito, mas estou feliz porque faltam 17 dias para a viagem e os passaportes vão chegar no prazo... Que bom que o processo está pertinho do fim! Nove meses, praticamente um filho!

Agora a fase é de correria e estamos ajeitando muitas coisinhas pequenas que ainda precisam ser resolvidas. Sei que estou devendo um post sobre a Pucca e a viagem, mas como estou sem computador, tenho vivido dias semi-offline por aqui. Repararam nos posts espaçados? Bem, com a mudança e a casa nova as coisas lentamente vão voltar ao normal... Ainda tenho outras novidades que conto em alguns dias. Aguardem!

----
Ps: peço mais uma vez aos que deixarem comentários com perguntas que deixem também algum e-mail para resposta ou habilitem o perfil do blogger para exibição de algum contato. Fica difícil responder algumas pessoas que não têm blog nem e-mail...

Read more...

Compras Imaginárias

>> 1 de julho de 2010

Ímãs de apps. Ohhh, iam ficar lindos na nossa nova geladeira canadense... Sim, eu tenho um lado kitsch e gosto de ímãs de geladeira ;-)
[via objetos de desejo]

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP