Da saga do nome - parte II

>> 29 de maio de 2011

Continuando o post anterior, tentem acompanhar: a mamãe do nome complicado engravidou e o casal passou um bom tempo pensando em como seria o sobrenome da filhota, já pensando em simplificar a vida da criança aqui. Se estivéssemos no Brasil era fácil, o último sobrenome da mãe, mais o último sobrenome do pai. Mas lembrando, a mamãe aqui chama-se Patricia Fulana de Tal. Papai chama-se Flávio Beltrano Sicrano. Escolhemos Isabella Tal Sicrana para a filha. Só que aqui no Québec, para colocar dois sobrenomes é preciso uni-los com um hífen. Então, acompanhem, o nome dela ficaria Isabella Tal-Sicrana. Seria simples, teria um pedaço da mamãe e do papai e estaria seguindo a convenção local, certo? Não mesmo! Quando recebemos a papelada e os primeiros documentos da filhotinha, o nome dela aparece Isabella De Tal-Sicrana. Assim mesmo, com o DE como sobrenome, com maiúscula e tudo. De onde veio isso? Depois de algumas ligações conseguimos descobrir que para o Québec não é possível tirar o "de" do sobrenome da mamãe. E que sim, ele é escrito De, como se a pequena Isabella tivesse criando toda uma nova dinastia e fizesse parte da família dos De. Long story short, depois de muita reclamação, para mudar isso, só entrando com um processo, aguardando uns quatro meses e pagando uns quatrocentos dólares. E nem é certeza que autorizariam.

Por fim, também fiquei sabendo que pelas bandas de cá, quando é o caso de colocar dois sobrenomes, pegam o primeiro e não o último. Então no caso dela o normal seria Isabella Fulana-Beltrana. Bem, agora já foi... Eu estou programando uma viagem para o Brasil e não daria tempo de pensar nisso, já que ela mesmo tão pequenininha tem dois passaportes para tirar e mais um monte de papelada para organizar. Agora a dúvida fica é quando for o segundo (caaaaaaaaaalma que ainda demora)... Preservamos a dinastia dos De ou colocamos um sobrenome diferente?

Read more...

Da saga do nome - parte I

Meu nome é Patricia Fulana de Tal. Já o marido é Flávio Beltrano Sicrano. Seguindo as convenções brasileiras, quando me casei meu nome passou a ser Patricia Fulana de Tal Sicrana. Eu sei, um nome enorme, mas é o que acontece por lá. Pois bem, processo de imigração rolando, mudança, hora de solicitar aquela leva enorme de documentos que os recém-chegados conhecem bem. O problema é que aqui as pessoas tem UM sobrenome ou no máximo DOIS. E cada orgão do governo (federal e provincial) lidou com meu freak name de um jeito diferente. É lindo de ver, porque em cada cartão sou uma pessoa diferente, já que o nome completo é longo demais para caber em qualquer opção de espaço padrão. Claro que isso vai dar algum problema alguma hora e eu vou ter que reunir muita paciência para escolher um nome e padronizar tudo, mas, qual? Para Québec o que vale é o nome de solteira da minha mãe. Para o lado federal tanto faz. Mas para nenhum dos dois o sobrenome do marido conta muito, pois para eles vale mais o nome de registro no nascimento. Aliás, aqui no Québec não é mais possível mudar o sobrenome por causa do casamento.

Quando fizemos o imposto de renda daqui a contadora nos disse que o ideal seria escolher um dos sobrenomes, ir até um Service Canada, justificar e solicitar a mudança. Depois, para a parte de Québec, abrir um processo e fazer o mesmo. Não estarei mudando meu registro, passaporte, nem nada assim, mas será um jeito de garantir que em todos os documentos meu nome tenha uma versão curta que seja sempre idêntica. Então, para quem vem, fique atento. Existe uma janela mágica de oportunidade para evitar esse drama: quando vamos fazer todos os registros podemos pedir para perguntar como vai ficar o nosso nome. Sugestão? Mantenham o nome de solteira da mãe e esqueçam o de casada (sugestão válida principalmente para quem mora em Québec). Vai simplificar muito a vida, vai por mim!

Read more...

Momento cute do dia

>> 17 de maio de 2011

Tenho pensado nisso enquanto decido o que fazer da minha vida profissional quando voltar a trabalhar... No que será que isso vai dar?

Art print de Letterhappy (adorei a loja inteira!)

Read more...

Li em um blog

>> 10 de maio de 2011

Nossa, quanto tempo não separava uns links para publicar aqui! Bem, aí vai minha seleção do que andei lendo por aí nos últimos tempos:

Guia Ottawa - a Mirella do Mikix preparou uma série de posts excelentes sobre as atrações da região. Para ler, guardar e programar a viagem!
Canadá - o paraíso dos programas de fidelidade - mais um ótimo post informativo da Lu Patinadora sobre um aspecto importante da cultura local. Minha carteira já está cheia desses cartões mas eu nem me importo - os benefícios compensam!
Café au Lait - para quem mora em Québec, principalmente na região de Montréal, essa é uma boa alternativa para ficar informado sobre promoções, lugares, lojas e mais para se fazer e aproveitar por aqui.
Smart Canucks - acho que já falei sobre esse assunto, mas não custa repetir: esse é um dos sites que juntam milhares de informações sobre descontos, cupons, amostras grátis e promoções em todo o Canadá. Gosto muito dele e do Bargain Moose. Boas compras!
Chiots Nordiques - o Alexandre do J'arrive Québec divulga uma iniciativa interessante em Montréal, para resgatar e promover a adoção de cães abandonados nas reservas indígenas do norte do Québec.
Escolhendo a escola dos pequenos antes de chegar no Canadá - vale a pena passar no blog da Paola para conhecer um site que apresenta rankings com todas as escolas do país, de acordo com cidades, bairros e regiões.
Chegar com os pés no chao: Saude - o Nelson escreveu um texto com uma visão bem realista sobre o que esperar do sistema público de saúde aqui. Leitura obrigatória!
Ma Garderie / Daycare Bear- uma boa ferramenta para quem está procurando vagas nas garderies ou daycare providers no Canadá. Eles publicam informações detalhadas sobre os estabelecimentos, divulgam vagas disponíveis e tem também um fórum para os pais trocarem informações e experiências.

---------
Esta seção é uma seleção de posts e dicas úteis que leio por aí. Para ver os links anteriores é só dar uma conferida neste marcador.

Read more...

Bebellices

Hoje Isabella completa três meses. Uau! Minha bebezinha está crescendo rápido e no alto de sua extensa vidinha, cada dia nos mostra mais de sua personalidade e cada dia mostra novas conquistas!

- É extremamente curiosa. Sempre foi. É sempre o primeiro comentário que recebemos dos amigos canadenses aqui (She's so alert!), seguido pela observação quanto ao cabelinho (wow, she has a lot of hair!). Gosta de olhar tudo, vira para descobrir de onde vem o som que ouve e faz uma cara de indagação muto engraçada quando não entende o que está acontecendo (que acontece muito, já que tudo é novidade).
- Descobriu as mãos e tenta descoordenadamente pegar aquilo que interessa para levar na boca.
- Está babando bastante e adora comer tecidos. Qualquer um... Seja do babador, da manta, da fralda, e até da minha blusa se eu der bobeira. Seriam sinais de dentes?
- Não gosta de ficar deitada muito tempo se estiver acordada. Prefere o colo de alguém  ou a cadeirinha para ter uma visão melhor das coisas (curiosa, lembram?).
- Está conversando bastante do jeitinho dela. Já fala todas as vogais e um monte de sons que só ela sabe fazer.
- É também uma menininha bem sensível e expressiva. Chora sentida quando não entendemos o que ela quer e olha diretamente nos nossos olhos quanto está tentando mostrar alguma necessidade. Ainda bem que a cada dia que passa eu fico mais expert em entender que choro significa o quê...
- Gosta tanto do banho que diante de tanta agitação acabei desistindo dos banhos no quarto, já que estávamos tendo uns episódios de inundação. Ela balança os bracinhos e perninhas e joga água para todo o canto! Ri e dá gritinhos de satisfação. Só não gosta do que vem depois: sempre protesta na hora de vestir a roupa e é choro na certa!
- Colocamos o brinquinho nesse final de semana. Uma amiga indicou um lugar bacana que usam materiais próprios para bebês e fazem os dois furos ao mesmo tempo. Ela ficou ainda mais fofa!
- Todos os dias ganha um monte de beijos, cafuné no pescocinho cheiroso e abraços apertados da mamãe... E o amor só cresce e cresce!

Read more...

Feliz dia das mães!

>> 8 de maio de 2011


O dia está quase acabando, mas não poderia deixar passar em branco... Consigo me lembrar perfeitamente do dia das mães do ano passado: ainda nem estava grávida e fiquei pensando, meio melancólica, no quanto gostaria de ter um filho e como gostaria que a hora de celebrar essa data já tivesse chegado para mim também. Bem, o resto da história todo mundo sabe: algumas semanas depois acabei engravidando acidentalmente (isso existe?!) um pouco antes da mudança e viemos para cá assim mesmo, com Isabella na barriga. Foi fácil? De jeito nenhum! Valeu a pena? Com certeza!

Então deixo aqui meu FELIZ DIA DAS MÃES...
- Para quem é mãe e sabe o preço que pagamos e o lucro que temos com essa missão todos os dias,
- Para quem quer ser mãe e já pensa e sonha com a vidinha do seu filho,
- Para quem é filho e sabe reconhecer o valor da sua mãe,
- Para quem já é mãe e avó, porque essas são mães duas vezes,
- E acima de tudo, para a minha mãe (que nem lê esse blog), porque depois que Isabella nasceu, meu amor por ela aumentou ainda mais!

[imagem daqui]

Read more...

Censo no Canadá

>> 5 de maio de 2011

Hoje recebemos uma correspondência da Statistique Canada / Statistics Canada para respondermos ao Censo 2011. E como é que isso funciona por aqui? Simples, a carta traz um código de segurança para ser inserido na página de recenseamento. O questionário, simples e curto, deve ser respondido no prazo de dez dias. Nada de ninguém batendo na sua porta, nada de milhões de perguntas. Mas para quem preferir também dá para solicitar que o questionário seja enviado em papel pelo correio. Ah, e responder é obrigatrório por lei.

A pergunta mais curiosa para mim foi a última: "você autoriza tornar disponíveis suas informações do Censo de 2011 em 2103 (92 anos depois desse Censo)?" Hmmm... Quase um século depois!? Tudo bem!

Read more...

The Age of Persuasion

>> 3 de maio de 2011

Um amigo canadense, ao saber que sou área de comunicação, me recomendou um programa da CBC Radio chamado The Age of Persuasion. Ele me disse que além de gostar muito do apresentador, Terry O'Rilley, o programa ia me ajudar a entender um pouco a cultura local e como a área de marketing funciona por aqui. Então repasso a dica para quem é da área ou para quem tem um pouco de curiosidade sobre o tema. Vale a pena! O programa é descrito como uma análise das inúmeras formas que o marketing faz parte das nossas vidas, nos meios de comunicação, arte, linguagem, política, religião e moda.

Read more...

Este ano eu vou!

Só para lembrar que no próximo domingo (6) começa o Festival de Tulipas aqui em Ottawa, com o tema Kaleidoscope of Spring. Eu já tinha falado sobre a origem da festa das flores aqui, quando ainda estávamos no Brasil. Tulipas são umas das minhas flores favoritas e estou achando lindo ver os jardins que já estão despontando por aqui. A programação me parece bem interessante e estou bem curiosa, então, aguardem as fotos!
[imagem daqui]

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP