4 meses de Canadá

>> 24 de novembro de 2010

Eu poderia escrever um monte sobre as vantagens e desvantagens de estar aqui nesse curto-longo período, mas tudo que eu poderia listar está de certa forma relacionado à minha gravidez, já que eu já cheguei aqui grávida. Como imigração e maternidade estão acontecendo ao mesmo tempo, tudo até aqui foi mais intenso, mais colorido, mais dramático... Foram meses de grandes mudanças, não só porque estamos em outro país, mas porque a cada dia minha vida é transformada pela presença deste pequeno serzinho aqui dentro da minha barriga. Por mais clichê que isso possa parecer, meu foco mais do que nunca tem sido a maternidade e por isso, ultimamente minhas experiências canadenses tem sido permeadas por toda essa coisa "mãe".

Claro que não me arrependo de termos vindo assim, e acho que Deus mandou nossa menininha na hora que ela deveria vir, mas as coisas certamente foram mais emocionantes, principalmente no começo. De qualquer forma, eu continuo acreditando que a história de cada um aqui é única e, no nosso caso, se for para dar um veredito, digo que tem valido a pena sim, e até agora estamos mais que satisfeitos com a nossa decisão. Que venham todos os outros dias e meses da nossa história, já com a nossa pequenina ao nosso lado!

Read more...

Ça m'a fait sourire


Retirado do Stuff No-one told me, site que descobri por conta de algum link que a Ju postou no facebook :-)

Read more...

Li em um blog

>> 22 de novembro de 2010

Esta seção é uma seleção de posts e dicas úteis que leio por aí sobre imigração ou Canadá. Para ver os links anteriores é só dar uma conferida neste marcador.

----------

Carteira de motorista em Ontario - A Lu preparou uma série de posts sobre o processo na província vizinha. Tirar carteira aqui não é tão mole quanto parece (eu que o diga, ainda não consegui a minha), e acho que nessa hora, informação e umas aulinhas práticas ajudam bastante!
Documentos Canadá e Québec - o Jorge publicou um post bem completo que eu já deveria ter feito a tempos, com uma relação dos principais documentos que precisamos providenciar no Canadá / Québec. Os endereços que ele cita são de Montréal, mas fora isso, as informações servem para todos.
Busca de emprego no Canadá - uma relação enorme e bem detalhada sobre sites de busca de emprego, pelo Diário Canadá Brasil.
Entrevista de emprego - ainda sobre trabalho, uma relação de perguntas padrão nos processos seletivos por aqui, pelo Dream on Canada.
Relato de entrevista -  quando estávamos preparando nosso processo eu adorava ler os relatos de quem já tinha passado por essa fase. Este é o da Pat e do Du, que assim como nós, também foram entrevistados pelo M. Daniel LeBlanc. Para quem está na fase de pesquisas, aqui também tem o relato da Aline, entrevistada pela Mlle. Isabelle Augustin.
Indo ao zoísta - quem precisa de uma receita para óculos por estas bandas vai ao optometrista, já que oftalmologista é só para cirurgias e casos bem graves... A Lapin-Mère preparou um ótimo relato sobre a experiência dela, com o toque bem humorado de sempre.
CESG ou SCEE  - Canada Education Savings Grant ou Subvention Canadienne pour l’Épargne-Études é um programa de auxílio do governo para pais que abrem uma conta poupança para educação dos filhos. Para entender melhor como funciona este financiamento, veja a experiência do PR aquiaqui.

Read more...

Gestação e maternidade - diferenças entre Brasil e Canadá

>> 18 de novembro de 2010

Este é meu primeiro bebê e por isso não sou exatamente doutora no assunto. Mas nestes meses já deu para perceber que algumas coisas são bem diferentes por aqui. Vamos a alguns exemplos:

Ah, para quem não tem e nem planeja ter filhos, pode pular este post :-)

- Aqui não usam colônia em bebês. Vejo óleos, cremes, sabonetes variados, mas nada de um perfuminho. Então aquele Mamãe&Bebê Natura ou colônia Granado, só vindo do Brasil mesmo. Também acho as bolas de algodão aqui meio estranhas, parecem sintéticas, e essas também pedi de lá. Mas reconheço que isso talvez seja mais frescura minha.
- Umbigo: o que ensinam aqui é limpar o coto só com água, nada de álcool, sem faixa, sem gaze. O interessante é que as fraldinhas para recém-nascidos já vêm com uma abertura para proteger o umbigo.
- Não costumam dar banho no bebê antes dos dez primeiros dias ou duas semanas. Aliás, até lá os banhos são de esponja e só.
- A maioria das mães prefere não saber o sexo do bebê durante a gestação. E sim, é possível criar um enxoval totalmente neutro, opções não faltam. Mas eu, no alto da minha imensa curiosidade e ansiedade, quis saber o mais cedo possível! Obviamente, ninguém aqui nunca ouviu falar em exame de sexagem fetal.
- Parto normal aqui é padrão e cesárea é emergência. Durante o curso pré-natal a instrutora até citou os números alarmantes de cesárea no Brasil como exemplo, e a turma soltou um "ohhhh" de susto. As mulheres têm muito medo de precisar passar por uma cesárea.
- Parto humanizado também é acessível para qualquer mulher. É possível ter o bebê nas casas de parto, com a assistência de uma doula (midwife ou sage-femme) e mesmo no hospital, com o plano de parto, a mulher escolhe as intervenções que quer e a posição que deseja parir. Só para constar, episiotomia aqui também é exceção.
- Você vai ter o mesmo obstetra te acompanhando durante todo o pré-natal, mas na hora do parto, quem vai estar lá vai ser o médico que estiver de plantão. Ele vai estar consciente do seu histórico e provavelmente será da mesma equipe do seu médico, mas não será necessariamente o seu. Perceberam porque parto normal é regra?
- O Calendário de vacinação também é diferente e a primeira vacina é dada somente aos dois meses, pelo pediatra ou em um CLSC. Algumas vacinas são dadas somente na rede particular, como a do Rotavírus, por exemplo. Para comparar, o calendário brasileiro está aqui.
- No geral o atendimento pré-natal é impecável, mas para encontrar um pediatra os pais podem ter trabalho por conta da crise no sistema de saúde. Então tem que começar a pesquisar cedo.
- Aqui não tem nada de ecografias 3D, 4D ou sei lá mais o que (só pagando), a não ser que alguma condição médica do feto justifique o pedido. Aliás, em uma gestação normal, ecografias só umas duas no máximo.
- Muitas mães são adeptas das fraldas de pano. Não só pela questão ambiental, mas pelo custo mesmo. As da BumGenius fazem muito sucesso por aqui.
- Os artigos para bebês são infinitamente mais baratos que no Brasil e as opções são bastante variadas. Mas vejo muita buginganga então tem que separar o que é exagero. É preciso tomar cuidado para não sair comprando coisa demais e transformar a casa num eterno parque de diversões.
- Quando a família está toda junta, geralmente é o pai e não a mãe que carrega o bebê nos passeios. Lembro de ter observado o mesmo em alguns países na Europa e concordo totalmente!

Vejam, na maioria dos exemplos não estou dizendo que as coisas sejam melhores ou piores, são apenas diferenças culturais e no fim o resultado acaba sendo bem parecido: bebês fofos, saudáveis e felizes. À medida que for me lembrando de mais exemplos faço um update por aqui!


[imagem daqui]

Read more...

Boas vindas aos recém-chegados a Gatineau

>> 12 de novembro de 2010

A prefeitura de Gatineau organiza algumas vezes por ano dois tipos de eventos para os novos moradores da cidade. A proposta é apresentar os setores e serviços daqui e também informar sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Durante a francisação acabei participando dos dois e gostei muito da experiência:

- Tour de ônibus pela cidade
Neste passeio passamos pelos diversos setores de Gatineau usando um ônibus da STO. Além de conhecer um pouco mais sobre a estrutura e pontos turísticos da cidade, há uma visita ao novo Centro Esportivo, a uma delegacia de polícia, um Centro de Serviços e à prefeitura.
Próximos datas: 17/11/2010, 23/03/2011 e 11/05/2011 - De 8h30 às 15h

- Iniciação à vida local
Este evento envolve uma série de palestras na prefeitura (Mayson du citoyen, 25, Rue Laurier), que aqui assemelha-se a uma casa do cidadão mesmo. Lá tem biblioteca, galeria de arte, salas para eventos e até academia. Na primeira parte do dia são apresentados os serviços e orientações sobre o funcionamento da cidade e depois do almoço uma agente de polícia (Julie Durand) fala sobre prevenção de acidentes, proteção, segurança, leis e responsabilidades dos cidadãos.
Próximas datas: 08/12/2010, 09/02/2011, 13/04/2011 e 08/06/2011 - De 9h às 15h30

Para quem está chegando, as inscrições podem ser feitas até cinco dias antes de cada evento pelo telefone 819 243-2345 (ramal 2544). As vagas são limitadas. A participação é gratuita, e eles oferecem um almoço e lanche aos participantes.

Read more...

Momento cute do dia


Para uma pessoa que adora miniaturas como eu, foi difícil não ficar babando pelo trabalho da artista plástica Stéphanie Kilgast. Fiquei um tempão namorando as imagens do blog dela. Que fofura!

Read more...

Comendo em Gatineau e Ottawa

>> 11 de novembro de 2010

Eu já tinha comentado algumas vezes da nossa dificuldade de achar restaurantes preferidos por aqui. Bem, em parte porque fazíamos tudo correndo e comíamos onde dava, e em parte porque eu gosto de comidinhas menos industrializadas, com menos gordura e não tão apimentadas... Mas conversando com outros moradores que nos passaram algumas dicas e passeando com as mães, já temos alguns lugares para chamar de queridos:
- Scores: este é um restaurante com um menu bem canadense, mas com a diferença de que lá eu acho os pratos bem mais bem feitos e apetitosos. Traduza-se: menos gordura e pimenta. Eles contam também com um buffet de saladas e frutas que inclui duas sopas do dia. Dá para ficar só no buffet (amo!) ou acrescentar esse extra aos pratos por uns 3 dólares e alguma coisa. Aliás, o preço do resto do cardápio lá também é bastante convidativo.
- East Side Mario's: bastante comidinha italiana, mas com algumas opções de outros cantos do mundo. Já provamos o peixe, o filé à parmegiana, a pasta à bolonhesa. Tudo bem gostoso! Destaque para o pãozinho de alho servido como entrada: bem fresquinho e com um quê de pão francês. Ah, também tem um preço bom.
- Maison Chaloin: esta é uma pequena chocolateria francesa artesanal que tem também oferece cafés, crepes e pizzas. As sobremesas lá são de comer chorando de emoção de tão boas! Apesar de ser feito com trigo sarraceno, o crepe também é muito bom, mas ainda falta provar as pizzas. Lá o preço é um pouco mais salgado, mas vale a pena! Fica em Gatineau e recomendo a visita.
- Richtree: em uma mistura de padaria, mercado e restaurante, a proposta do Richtree é oferecer diferentes tipos de culinária separados por "ilhas". Assim, tem uma ilha de massas, pizzas, assados, cozinha asiática, sanduíches, sucos (naturais!), sobremesas e por aí vai. Tem um bom preço, tudo parece bem fresquinho e sempre saímos com alguma coisa da padaria (recomendo o bolo de banana com nozes). Em Ottawa fica no Rideau Centre.
- Booster Juice: esse não é um restaurante, mas sim uma casa de sucos e smoothies. Só que estou listando aqui porque eu simplesmente amo sucos naturais de frutas e é meio difícil passar só com os sucos industrializados de garrafa. Então mato minha vontade por lá!
- Laura Secord: quando saímos dos restaurantes e passamos para a parte de sobremesas, não tenho o que reclamar do Canadá, porque não faltam boas opções. Mas eu gosto muito do sorvete de lá, principalmente quando servido nas casquinhas artesanais. Delícia! Ah, a verdadeira Laura Secord teve um papel importante na história canadense. Tem uma estátua dela em frente ao Parlamento no Valiants Memorial em Ottawa.

Além desses, também recebemos boas recomendações do Pacini e do Red Lobster. Eu volto para contar nossas impressões quando passarmos por lá. Para quem não é de Gatineau ou Ottawa, a maioria desses restaurantes são de grandes redes espalhadas pelo Canadá inteiro, então a dica também é válida (os endereços estão nos links). Aliás, se alguém tiver mais boas indicações, pode por favor deixar aí nos comentários?

Read more...

De volta!

- As mães voltaram para o Brasil e chegaram lá ontem. A casa ficou tão vazia! Até a Pucca ficou meio blues e nem queria saber de brincar... Foram dias bem intensos, passeamos bastante e nossa pequenina ganhou um monte de presentes! Obrigada vovós!
- Falando em pequena, o enxoval dela está quase todo pronto. Ainda faltam detalhes, principalmente para o inverno, já que além da minha falta de experiência com bebês, não entendo nada de inverno canadense também! Mas graças a algumas pesquisas vou descobrindo como vestir e transportar bebês no meio da neve.
- Começamos o curso pré-natal e estou gostando bastante da quandidade de informações recebidas. Até agora não tenho o que reclamar do atendimento pré-natal e pelo menos fico mais tranquila com essa parte. Agora, percebo que, como um reflexo do sistema de saúde daqui, eles são bem econômicos com algumas coisas como ecografias, por exemplo. Nada de ficar fazendo exames para ver tudo do bebê a cada mês ou dois... A não ser que você pague por isso.
- Como saldos das andanças por Ottawa e Gatineau com as avós, pude conhecer melhor a região e agora temos até alguns restaurantes preferidos. Comento melhor sobre isso no post seguinte.
- Nesses meses que faltam para o fim da gestação, vou tentar aproveitar este momento mãe... Eu parei para pensar e acho que desde que comecei a estudar, nunca fiquei parada, mesmo nos períodos de greve da faculdade. Acho que vai ser estranho não estar trabalhando ou estudando, mas vou tentar descansar, arrumar o quartinho, ler bastante e me preparar para o parto!
- Eu não gosto muito de publicar fotos no blog por conta da privacidade e por timidez mesmo, mas a pedido do Jhon aí vai uma foto da barriga de alguns dias atrás. Mal posso esperar para conhecer o rostinho da nossa bonequinha!

Read more...

Fim da francisação

>> 2 de novembro de 2010

Na semana passada chegaram ao fim minhas aulas na francisação. Como já caí no curso três, este era o último nível de curso em tempo total oferecido pelo MICC gratuitamente para imigrantes. Para os que desejarem ainda é possível continuar na Francisation en Ligne (curso à distância). Os professores comentaram que a partir de agora o MICC também deve oferecer um curso escrito e um de conversação em tempo parcial (já que essas opções em tempo total foram canceladas no ano passado se não me engano). Além disso é possível procurar outras opções (pagas), como os cursos da UQO, ou de associações de apoio a imigrantes. O Emploi Québec pode pagar ou financiar parte desses cursos dependendo do perfil de cada um. No meu caso, com a gravidez se adiantando eu devo continuar nas aulas online até o nascimento da pequena.

Para imigrantes que estão por chegar, é importante dizer que os três módulos da francisação não te garantem um francês fluente, e pelo que vi, a qualidade do curso está diretamente ligada à qualidade do professor. Mas na minha avaliação o curso ajuda bastante na compreensão do francês québécois e da realidade local, e o MICC ainda oferece uma ajuda de custo, atualmente no valor de 437$  por mês.

Conforme me explicou um dos professores, no final do terceiro módulo, é esperado que o aluno alcance um certo nível do domínio do idioma:
- Interação oral: de 1 a 12 é esperado um nível 8, o que significa autonomia na comunicação.
- Produção escrita: de 1 a 12 espera-se um nível 6, em que a pessoa é capaz de descrever, contar um fato e resumir uma situação em um texto com estrutura e organização.
- Compreensão escrita: de 1 a 12 espera-se um nível 7, que significa que o aluno é capaz de ler jornais e alguns textos literários.

Deu para perceber que o curso foca mais naquilo que o imigrante mais precisa inicialmente que é a comunicação oral. Claro que depois de três meses aqui nos comunicamos com muito mais tranquilidade, mas para mim falar bem e escrever mais ou menos não é suficiente. É por isso que mais para frente eu quero fazer um curso de francês escrito.

Bem, mais uma etapa cumprida... Vou sentir saudade da turminha do curso e dos professores, mas agora é hora de outros desafios!

Read more...

Calendário do mês ::::: Novembro

Aí vai uma sugestão para desktop calendar em novembro... Tudo bem que hoje já é dia 2 e as folhas do outono aqui já foram embora, mas ainda assim está tão charmoso! Download disponível aqui.
----
Depois de dias de muitas andanças conosco em Gatineau, Ottawa e até Niagara Falls, as mães fizeram uma rápida passagem pelos EUA e voltaram hoje. Ainda temos mais uns dias para aproveitar a companhia da família, mas vou deixar uns posts programados para o blog não ficar abandonado!

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP