Canada quiz

>> 31 de março de 2010

A quantas anda o seu inglês? Ou melhor, como vai o seu conhecimento das expressões e palavras tipicamente canadenses? Uma amiga querida me mandou este Canada Quiz e achei bem divertido. #ficadica

Read more...

Freebie ::::: Papel de parede para abril


Amanhã começa um novo mês, com esperança de que meu pai possa ter alta do hospital e que a fila do Consulado volte a andar para que possamos receber logo nossos pedidos de exames médicos.
Nada como um belo papel de parede com um calendário para me ajudar a contar os dias...


Criação de Angie Bowen, do Arbent.net

Read more...

Cachorros!

>> 29 de março de 2010


Eu e o marido amamos cachorros, isso é um fato. Acredito realmente que sou uma pessoa melhor depois que a Pucca chegou lá em casa e posso dizer que já aprendi mais coisas com o meu toquinho de cachorro do que com muitas pessoas que passaram pela minha vida. E daí que nós estamos considerando ter mais um cãozinho quando estivermos morando no Canadá, mas desta vez não faz muita diferença a raça ou ausência dela. Queremos adotar um, já que, pelo que vi, lá também há muitos animaizinhos abandonados à espera de um lar. Só que depois que li essa matéria no The Star meu coração derreteu... O texto conta a história do doce Charlie, o shih-tzu fofo aí da foto, que foi abandonado numa lata de lixo em Toronto, mas foi encontrado, adotado e que hoje também é carinhosamente conhecido como Dumpster Dog. Recomendo a leitura!
No fim das contas o artigo só me fez ficar mais empolgada em entender como poderia encontrar o nosso futuro bichinho. Fui às pesquisas e vejam o que encontrei:

- Adopt an animal Canada: esse é um diretório nacional sobre animais disponíveis para adoção, com ou sem raças definidas. Tem de tudo: cães, ferrets, gatos, coelhos e até cavalos!
- Petfinder: apesar de ser norte-americana, esta página também cobre todo o Canadá, basta escolher a cidade pare ver uma relação de abrigos. 
- Tiny paws: esse é específico para quem pensa em adotar, resgatar ou ajudar cães de pequeno porte (na nossa opinião, mais adequados para apartamentos).
- Ottawa Humane Society: também sobre adoção, apenas para Ottawa.
- Animal Aide: também sobre adoção de animais, para a região do Outaouais.
- Dogs in Canada: esse não é específico sobre adoção, mas é um achado, com muitas dicas e informações  para os donos sobre cuidados, saúde e educação animal. Também gostei muito do fórum
- Pet Planner: para quem vai trazer um cãozinho ou gato para casa é sempre bom saber por onde começar. Essa página traz ótimas orientações para quem está escolhendo ou acaba de receber um novo membro na família.

Para adotar um animal no Candá, geralmente é preciso pagar uma taxa para cobrir o microchip de localização, a primeira consulta e algumas vacinas. Para quem pensar em ajudar de alguma outra forma, a maioria dessas organizações precisa de voluntários. Acho que é um bom jeito de cuidar dos peludos e conhecer gente nova por lá...

Read more...

Comunicação, publicidade e design no Canadá

>> 27 de março de 2010

Sou formada em comunicação social, publicidade e tenho um mestrado em psicologia social (minha dissertação foi na área de comportamento do consumidor). Acho que meu currículo brasileiro é legalzinho, mas, ao contrário do marido, que trabalha com informática, sei bem que a minha área de atuação é muito mais complicada por lá. Eu até vou tentar validar o meu mestrado para dar um plus no currículo, mas não excluo a possibilidade de fazer um college em design como esse do Heritage só para ter um diploma canadense e facilitar a vida.

O meu futuro profissional no Canadá ainda é uma grande icógnita, mas a verdade é que não vejo nisso um problema. Acho que a oportunidade de começar tudo novamente é mais que bem-vinda e posso me dedicar a trabalhar somente com o que gosto. Eu já trabalhei com várias áreas relacionadas à comunicação no Brasil, mas gostaria de investir nessa veia mais "artística", então, vamos ver.

Esse blá blá blá todo é só para deixar aqui alguns dos links que tenho pesquisado sobre esse assunto. Parte deles estava no layout antigo do blog, mas acho que ficavam meio perdidos. Então, se tem gente de comunicação ou design lendo esse post, acho que esse material será bem útil para começar a estudar a profissão no Canadá. E se você que também é da área tem outras sugestões, por favor, pode me mandar aí nos comentários!

::::: Sobre marketing, publicidade e design no Canadá
- ADCC - Advertising & Design Club of Canada
- ICA Canada - The Institute of Communication Agencies
- Canadian Marketing Association
- Icograda - International Council of Graphic Design Associations
- Society of Graphic Designers of Canada

::::: Sobre marketing, publicidade e design no Québec
- Association des agences de publicité du Québec
- Association des professionnels de la communication et du marketing
- Infopresse - Le portail du marketing, de la publicité et des communications
- Société des designers graphiques du Québec
- Comité sectoriel de main-d'oeuvre des communications graphiques du Québec

::::: Cursos de design e comunicação
- Graphic Design Schools Directory
- Canadian Universities.net
- UQO - Arts visuels, bande dessinée, design graphique (Gatineau)
- UOttawa - Department of Communication (Ottawa)
- The Ontario College of Art and Design (Toronto)
- McGill - Art History & Communication Studies (Montréal)

::::: Emprego
- Isarta (comunicação, vendas e marketing - Québec)
- Infopress jobs (comunicação e marketing - Quebec)
- Gaulin Media (jornalismo, publicidade e marketing - Canadá)
- Design Edge jobs (design - Canadá)

Read more...

Momento cute do dia

Quem disse que a amizade precisa seguir moldes?

Read more...

Keep calm and...

>> 24 de março de 2010

...carry on? Not so obvious...
 

Read more...

FEL - Francisation en ligne

Ontem finalmente criei vergonha na cara e fiz minha inscrição na FEL - Francisation en ligne. Não dá mais para continar esperando as coisas ficarem mais fáceis por aqui, então, mesmo com a rotina trabalho, casa e hospital por causa do meu pai, decidi começar. Resta saber se vou conseguir levar até o final!

O curso tem quatro blocos e é preciso fazer um teste de nível para saber qual a turma mais adequada para o seu perfil. Eu caí no bloco três, o que deve dar um francês intermediário, acho. Para fazer a inscrição é preciso ter o número do CSQ, entrar com alguns dados pessoais e escolher um login e senha que tenham letras e números. Ainda não recebi nenhum contato sobre as minhas aulas, mas já dei uma pesseada pelo ambiente e achei bastante organizado. Eu escolhi o curso "standard" que tem aulas virtuais e tem interação com outros alunos, mas também é possível escolher a opção "autoformation" que é somente de exercícios.

Para quem quiser ter uma ideia de como é o curso, mesmo sem estar inscrito ou ter número de CSQ, é possível fazer uma visita guiada aqui.

Read more...

Li em um blog

>> 23 de março de 2010

Segue mais uma seleção de posts interessantes dos últimos dias. Para ver os links anteriores dessa seção é só dar uma conferida neste marcador.

- Karol Brito - jornalistas no Québec
Alguns dados sobre a profissão por lá. Aliás, o blog da Karol tem um monte de coisa útil para quem é da área de comunicação.
- Gold no Canadá - O perigo da história única
Um excelente vídeo sobre como pode ser superficial e perigoso formarmos nossos conceitos a partir de uma única fonte, por Chimamanda Adichie.
- Chez nous au Québec - Viajando com seu animalzinho
Eles também têm uma yorkie e viajaram com ela dentro da cabine. Ótimas dicas para os futuros viajantes de quatro patas!
- There and back again - Dois meses de Canadá
Um balanço da Rossana, uma jornalista que está em Toronto desde janeiro.
- Projeto Canada - Nome de solteira versus nome de casada
Um conselho para quem está indo para o Québec. Ao contrário do restante das províncias, lá as mulheres não costumam adotar o sobrenome do marido e isso pode dar uma certa confusão. Esse outro post do La vie quebecoise também esclare um pouco mais as coisas.
- Picolé Carioca - Vacinação no Canadá
Uma boa para quem está indo com crianças.
- Sweet Canadian Life - lista de produtos contaminados
Alguns produtos alimentícios fabricados no Canadá e EUA foram condenados pela Canadian Food Inspection Agency. Confira a lista.
- Em terras estranhas - Como justificar sua ausência nas eleições brasileiras
O título disse tudo!
- Brasil @ Gatineau - Tradução e comparação dos cortes de carne no Brasil e na America do Norte
Esse assunto muito me interessa. Onde é que eu ia imaginar que para fazer um meu lagarto assado ia ter que pedir um eye of the round?
- Premier Monde - Comprar casa ou investir o dinheiro?
Na hora de fazer as contas na ponta do lápis o resultado pode ser surpreendente...
- Chuchus Congelados - Déclaration de revenus gratuita no Canadá
É impressionante como há voluntários para absolutamente tudo no Canadá. Para aqueles que tiveram um rendimento pequeno, é possível encontrar organizações que fazem a declaração de imposto de renda gratuitamente.

[imagem]

Read more...

Freebbie ::::: Cloud Treatboxes

>> 21 de março de 2010

Fazia um tempo que eu não postava freebies por aqui! Achei essas caixinhas uma bela ideia para rechear de gostosuras e dar de presente para alguém especial. Assim, em um dia bem comum, sem motivo mesmo... Porque qualquer dia começa mais feliz com uma surpresa doce!
Esse trabalho é da Ilenia, do Simply Nabiki, e os pdfs com os modelos para impressão estão aqui: azul, rosa e amarelo. Recomendo um papel fosco, com gramatura igual ou superior à 180 g/m.


Read more...

Clipping ::::: Canadá direto

>> 19 de março de 2010

Post rápido só para avisar que o programa da Gilda Salomone de hoje na Rádio Canadá Internacional traz uma reportagem com três brasileiras em Vancouver que contam como é a experiência do pré-natal, parto e licença-maternidade por lá. É possível ouvir a reportagem aqui, que começa nos 12 minutos do programa.
Aproveito também para dizer que atualizei o post com os links de todos os cinco artigos da série Crossing the Bridge, sobre os imigrantes em Gatineau. Gostei muito dos artigos, com certeza valem a leitura!

Read more...

Les cabanes à sucre

                               [imagem]


Maple syrup ou sirop d'érable é a calda extraída da seiva do bordo (maple), que vem a ser a árvore daquela folhinha vermelha na bandeira do Canadá. Desnecessário dizer que o país é um dos principais produtores do xarope, mas o lado bom disso é que há mil e uma receitas com a calda. Eu já adianto que não tenho ideia de que gosto tem, mas como curiosa que sou vou querer provar na primeira oportunidade, já que o docinho parece ser preferência nacional por lá.

Para provar a calda e muitas outras receitas canadenses, no Québec existe a temporada das Cabanes à Sucre, que vai do fim do inverno ao começo da primavera. Os menus tem um preço fixo por pessoa e parecem ser fantásticos. Dá para acompanhar como é produzido o xarope e o passeio costuma terminar com uma degustação do tire sur la neige.

Para escolher um endereço para visitar, basta olhar nas várias opções disponíveis no Cabaneasucre.org ou no La Route des Sucres. Além do Québec também há algumas sugar shacks em Ontario e Nova Scotia. Neste artigo tem algumas sugestões de locais fora do Québec.

Que jeito mais doce de dar boas-vindas à primavera!

Read more...

Compras imaginárias

Acabo de comprar mentalmente esse kit para a minha futura cozinha canadense (claro, porque para a cozinha do Brasil não ando comprando mais nada...).
Como é que ninguém nunca tinha pensado nisso antes?!


1. Onion Goggles - no more tears!
Porque até hoje não descobri um jeito de cortar cebolas sem chorar como se fosse o fim do mundo.


2. Spaghetti Measure
Porque eu nunca consigo calcular direito o quanto de macarrão é preciso para dois.


3. Oil Wand.
Porque untar formas com toalha de papel é bem melequento!


[Via Toxel]. Lá tem mais produtos, mas achei o resto meio goiabão*...

---
*Para quem não sabe, goiabão é como chamamos por aqui aqueles produtos lindos e inúteis, como acontece com uma goiaba grande demais e completamente sem gosto.

Read more...

Momento cute do dia

>> 18 de março de 2010

Um dos anéis mais fofos que já vi. Tem também o colar, igualmente lindo...

Read more...

Quase imigrantes

>> 16 de março de 2010

                [imagem]

:::: Você sabe que é um quase imigrante canadense quando...

- O carteiro / porteiro foge todas as vezes que te vê.
- Você vai atrás dele de qualquer jeito e ele já vai respondendo logo: "não, não chegou correspondência do Consulado para o senhor hoje não..."
- Não satisfeito, você obriga o moço a dar mais uma conferida nas entregas só para ter certeza...
- Você pára de consertar qualquer coisa em casa. Por que gastar dinheiro com isso se daqui a pouco você está se mudando?
- Aliás, você passa um bom tempo pensando em como engordar a sua poupança, já que vai precisar levar a maior quantidade possível de reservas.
- Visita obsessivamente o E-cas e a página de timelines do Ultranol na esperança de ver algum sinal de notícias, mesmo sabendo que não são fontes totalmente exatas.
- Você achava que a Maria João era algum tipo de oráculo, se irritava com as respostas monossilábicas que ela dava, mas agora que ela saiu do consulado, acha que a eficiência dela deixou saudade...
- Fica tentando imaginar como será a cara do seu oficial de imigração e gostaria de saber porque ele demora tanto para dar alguma decisão sobre o seu processo.
- Os seus amigos se dividiram em dois grupos: os que te apóiam e os que acham que você ficou maluco (pensando bem o segundo grupo nem é tão amigo asssim, certo?).
- Entre os amigos que te apóiam, todos disseram que vão te visitar no Canadá, como se fosse ali na esquina, mas você quer muito acreditar que seja verdade!
- Você não vai tirar férias, mas passa a entender tudo sobre malas e especificações das companhias aéreas.
- Você já começou a pensar em quanto vale cada um dos seus móveis, livros e eletrodomésticos e já vai pensando em como organizar o seu bota-fora.
- Passa mais tempo visitando sites do Canadá e da sua futura cidade do que do Brasil.
- Acha que é melhor começar a entender mais sobre política no Canadá para tentar esquecer o cenário vergonhoso que temos tido por aqui.
- Se pergunta constantemente se está tomando a decisão certa e como vai ser ficar longe da sua família e amigos.
- Consulta o calendário para ver os feriados do ano lá no Canadá e não aqui no Brasil.
- Aprende a converter mentalmente valores em reais para dólares canadenses mesmo que continue gastando em reais aqui.
- Faz mil e uma listas de tudo o que precisa ser resolvido antes da sua partida e tem certeza que vai acabar se esquecendo de alguma coisa.
- Por mais que pesquise, não consegue entender o processo burocrático de declarar sua saída definitiva do país e esperava que pelo menos essa parte fosse mais simples...
- Acha que está virando algum tipo de mestre na arte da paciência e aprende a conjugar o verbo esperar em todos os tempos verbais possíveis, tanto em inglês quanto em  francês.
- Fica muito feliz quando encontra outras pessoas no mesmo barco porque sabe que elas conseguem te entender muito bem!

E então, sou só eu que sou maluca ou vocês também já passaram / estão passando por isso?

Read more...

Clipping ::::: Cruzando a ponte - Ottawa x Gatineau

A CBC está exibindo nesta semana a série especial Crossing the Bridge, com um comparativo entre as cidades de Ottawa e Gatineau. Como a cidade québécois ultimamente tem atraído tanto imigrantes quanto moradores de Ottawa, a série se propõe a discutir as algumas questões:

- Ao analisar as estatísticas, quando realmente vale a pena escolher Gatineau ao invés de Ottawa? Quando os impostos mais altos de Québec são superados pelos preços mais baixos das casas e creches?
- Como o rápido crescimento do setor de Aylmer em Gatineau tem afetado a região?
- Qual a estratégia de Québec para atrair imigrantes para a região do Outaouais?
- Por que imigrantes escolhem Gatineau?
- Como a população mulçulmana, relativamente nova e em crescimento, tem encontrado seu espaço na comunidade?

O especial vai ao ar até o dia 18, pela TV, Rádio e internet. Os dois primeiros artigos estão aqui e aqui. No final da semana atualizo esse post com os links restantes. Aqui vai o update (19/03) com todos os links da série Crossing the Bridge:
Parte 1: Ottawa families benefit in Gatineau
Parte 2: Aylmer building boom spurs growing pains
Parte 3: Gatineau works hard to welcome immigrants
Parte 4: Quebec pushes immigrants to Gatineau
Parte 5: Muslims find their place in Gatineau
Gatineau: By the numbers

Gostei muito do que li até aqui, e tenho achado as conclusões bem interessantes. Ao que tudo indica, em comparação com Ottawa, Gatineau é mais válido para quem tem filhos (assim mesmo, no plural), por conta dos benefícios que a província oferece. Por outro lado, como os impostos em Québec são mais altos que em Ontario, isso pode ser ruim para um casal sem filhos. Mas, como bem esclarece um dos entrevistados, a escolha de uma cidade não depende somente dos custos financeiros envolvidos, e é muito mais uma questão de escolha de estilo de vida.

-----------------------

A partir da pauta da CBC, a Rádio Canadá também lançou uma série especial, Gatineau Nouveau, que se propõe a analisar as mudanças na cidade com a chegada dos imigrantes e dos vizinhos de Ottawa. É um extenso perfil sobre a região em texto, áudio e vídeo, com vários dados, estatísticas e ainda uma série de links úteis. Na minha opinião, para quem se interessa por Gatineau como moradia, esse dossiê é leitura obrigatória, porque as informações estão bastante completas e atualizadas.

Vale a pena conferir também os especiais anteriores da Rádio Canadá sobre a região. Tem até esse aqui, de 2008, sobre a crise no sistema de saúde no Hospital de Gatineau. Para os que estão indo para outras regiões no Québec ou no restante do Canadá, dei uma olhada no restante do material disponível e também me pareceu muito bom (ver no menu "Également Disponible"). Tem até sobre Saskatchewan!

Ufa! Muitos links, muita coisa para ler. Informação é uma dávida, não?

Read more...

Mudanças à vista?

>> 12 de março de 2010

Vi no blog do César e estou repassando a notícia por aqui também.O CIC está preparando mudanças nos critérios de seleção para os processos de imigração Skilled Worker e Canadian Experience Classes. A partir de 10 de abril de 2010 será necessário apresentar o resultado de um teste de idiomas para atestar os conhecimentos logo no momento de dar entrada no processo. Eu acho que isso também pode indicar mudanças no processo provincial por Québec e talvez acabem tornando o TCF-Q obrigatório, ou algo assim. Seria o fim das entrevistas? Bem, estou apenas especulando. De qualquer forma, acho que quem já está com tudo pronto para dar entrada no processo deve investigar melhor o assunto e talvez aproveitar e já mandar a papelada antes do dia 10/04. Aqui está o link da notícia, que colo também aqui embaixo. César, valeu pela informação!

Improvements to proof of language rules will increase fairness, reduce delays, says Immigration Minister
Ottawa, March 10, 2010 — The Government of Canada is streamlining the process for assessing the language skills of applicants to the Federal Skilled Worker and Canadian Experience classes, Citizenship, Immigration and Multiculturalism Minister Jason Kenney announced today.
“The language requirements themselves have not changed,” said Minister Kenney. “But beginning April 10, 2010, prospective immigrants will be required to prove their English and French language abilities at the time they apply. This requirement supports our commitment to fast, fair and efficient application processing.”
Previously, to prove language ability in French or English, applicants could either submit an independent, third-party test or a written submission to a visa officer. The written submission was intended for people whose first language is either English or French. However, many applicants whose first language was not English or French were taking advantage of the written submission. The submission wouldn’t adequately prove their ability and they would have to provide further evidence, leading to processing delays that could take months.
“We expect that applicants will have the language skills they claim on their application. Now, applicants in these categories will have only one opportunity to prove their language ability,” said Minister Kenney. “They can still make a written submission to a visa officer if they wish, but only once.”
For faster, fairer processing, all applicants are encouraged to submit independent, third-party language test results. The language test gives applicants a clear indication of their ability before they apply. When submitting written proof, applicants don’t know what their results will be until their application is assessed by the visa officer, after a formal application and fees are lodged with Citizenship and Immigration Canada.
“We strongly encourage applicants whose first language isn’t English or French to take a language test,” said Minister Kenney. “We don’t want immigrants to be surprised if their written submission doesn’t match their reported ability, and they don’t get the desired assessment.” An immigrant’s English or French language ability is one of the strongest predictors of their success in the job market. Canadian Experience Class applicants must meet minimum language requirements based on the job they do. On a selection grid worth 100 points in total, Federal Skilled Workers can be awarded up to 24 points for their official language ability.

Further information about language requirements for applicants is available at www.cic.gc.ca.

Read more...

Ça m'a fait sourire ::::: For better or for worse

>> 11 de março de 2010

Para todos aqueles que têm passado por longos períodos de inverno, sejam eles literais ou metafóricos.... Eles passam!

(clique na imagem para ampliar)
For Better or for Worse é uma tirinha canadense sobre o cotidiano de uma família que mora nos arredores de Toronto.

Read more...

Três meses de processo federal e notícias aleatórias

>> 10 de março de 2010

Hoje completamos três meses de abertura do processo federal conforme o E-cas. Como não recebemos nenhuma resposta da carta que enviamos no começo de fevereiro sobre a proposta de emprego do Flávio no Canadá, ligamos no consulado. Quem atendeu foi a Maura, que laconicamente nos disse que ainda não há resposta do oficial de imigração sobre o assunto e que não podem comentar nada mais por telefone. Ah sim, e também encerrou a ligação com a frase padrão: "É preciso aguardar". Tudo bem, sem problemas, seguimos aguardando.

Enquanto isso, a fila dos pedidos de exames médicos aparentemente estacionou nos processos abertos em 19 de outubro. Mas a Reijane, que tem um timeline parecido com o nosso, disse aqui que a espera pode estar perto do fim. Espero termos boas notícias em breve!

Sobre o último post do sistema de saúde em Gatineau, agradeço a todos pelos comentários. Conversei com alguns brasileiros que moram lá e fiquei um pouco mais tranquila. Ainda seguimos com o nosso planejamento de irmos para lá e vamos arriscar. Afinal, não é disso que se trata esse projeto de imigração? Uma série de riscos calculados e planejados... Quando estiver por lá conto aqui como serão nossas experiências (apesar de esperar não precisar ir ao médico tão cedo). Ontem saiu mais uma matéria no Ottawa Citizen sobre o tema, e para quem ainda quiser investigar o assunto, sugiro dar uma lida aqui.

E para fechar o post, apenas informando sobre o meu pai: ele continua internado e segue sem previsão de alta, porque está com (mais) uma infecção. No dia 15 ele completa dois meses de internação... Quem já conviveu com o clima de hospital sabe o quanto isso é desgastante, mas creio em Deus que a hora dele sair de lá esteja próxima. Obrigada a todos pela torcida.

C'est ça!

Read more...

Québec, Gatineau e o sistema de Saúde

>> 8 de março de 2010

Sempre apresentei aqui os nossos motivos em termos escolhido Gatineau para morar no Canadá. A cidade não é nem grande nem pequena, fica perto de Ottawa, é charmosa, independente, apresenta um custo de vida aceitável, tem uma boa infra-estrutura e parece ser um bom ambiente para termos filhos no futuro.

Todas as vezes que conversava com brasileiros que já estão lá, podia confirmar essas qualidades, mas todos eles me falavam do problema que é o sistema de saúde por lá e da dificuldade em se encontrar um médico de família. Bem, eu sei que o sistema de saúde do Québec consegue ser pior que a saúde no restante do Canadá, então já estava tentando me preparar. Eu não esperava encontrar nada parecido com o meu plano particular daqui, mas, depois de ler este post no blog do Nelson e Carol, fiquei preocupada. Em resumo, o Nelson teve muita dificuldade em encontrar um médico de família e só achou uma em Ottawa, ou seja, vai precisar pagar a parte restante do valor que a província de Québec oferece como reembolso para quem é atendido em Ontario.

Essa alternativa foi a mesma encontrada por uma outra família que conheci por lá. Quando precisam de atendimento médico, cruzam a ponte, pagam e depois solicitam o reembolso de parte do valor ao governo. Mas voltando ao caso do Nelson e da Carol, para completar a situação, agora eles estão grávidos. E aí, como é ter um bebê em um lugar como esse? As perspectivas deles também não parecem ser muito animadoras, mas pelo menos a Carol já conseguiu uma obstetra. Acho que é importante divulgar esse assunto porque quem vai para o Canadá precisa saber o que esperar. Eu e o marido não mudamos de opinião por enquanto e ainda queremos ir para Gatineau. Enquanto isso estamos aproveitando os meses que temos aqui para fazermos o check-up mais completo que pudermos, para não precisar de médico por lá tão cedo.

O problema em Gatineau claramente é a falta de médicos. A estrutura parece ser excelente, mas os poucos médicos da cidade estão sobrecarregados e todos já sabemos o quanto é complicado para um imigrante exercer a medicina no Canadá. Sobre esse assunto o Le Droit publicou essa matéria no dia 3, falando sobre um novo projeto de clínica de atendimento de transição, destinado àqueles pacientes sem médico de família e em situação mais grave, com doenças mais crônicas. O chefe do Departamento Regional de Medicina de lá acredita que esse seja uma das causas dos entupimentos nos hospitais, pois essas pessoas podem estar indo às emergências para conseguir uma receita e acabam sobrecarregando o sistema. Mas o mais interessante nessa matéria é que eles até reconhecem que o maior problema é a falta de médicos, mas em nenhum momento falam sobre viabilizar programas de inserção para médicos imigrantes ou algo do tipo. A matéria termina dizendo que é preciso esperar mais uns quatro ou cinco anos, quando novos jovens médicos terão se formado e poderão começar a trabalhar por lá. É mole?!

Para melhorar a discussão, passo a bola para vocês que já estão no Canadá. Qual é a sua opinião sobre o sistema de saúde por aí?
---
Update (09/03/10)
Continuando as pesquisas sobre o sistema de saúde por lá, encontrei alguns links interessantes (use shift+ctrl se quiser abrir em uma nova aba):
- Encontrei esta seção na página do governo do Québec com a descrição de como funciona o sistema de reembolso para pacientes da região do Outaouais atendidos em Ontário e este é o guia do programa de reembolso (em pdf). Eles informam que a taxa de reembolso é de aproximadamente 70% do valor da fatura para atendimentos realizados em Ontário que estão disponíveis na região do Outauais e de 100% para serviços especializados que não estão disponíveis (neste caso primeiro pagam os primeiros 70% e depois os 30% restantes). O reembolso pode levar de dois a três meses de acordo com a situação.
- Nesta página do Santé Outaouais há uma relação dos sete tipos estabelecimentos de saúde regionais disponíveis na região, incluindo centros de psiquiatria, reabilitação motora, tratamento para alcolismo, centros juvenis e hospitais. Nessa última categoria vale ressaltar uma informação: são 160 médicos especialistas e 87 clínicos gerais, para 325 mil habitantes, o que dá mais ou menos 1 médico para cada 1300 pessoas.
- Aqui estão listadas todas as leis e regulamentos ligados ao sistema de saúde e serviço social québécois e aqui está o guia do Ministério da Saúde sobre médicos de família (duro é encontrar um...).
- Mais links? Aqui está uma relação de todas as páginas úteis sobre saúde recomendadas pelo Centre de Santé et de Services Sociaux de Gatineau.
[imagem: sxc]

Read more...

Momento cute do dia


“O destino de uma mulher é ser mulher”.
Clarice Lispector
Feliz Dia Internacional da Mulher :-)
 
[Via Frases Ilustradas]

Read more...

Custo de vida no Canadá

>> 6 de março de 2010

Sabemos que o custo de vida pode variar imensamente de acordo com a cidade escolhida para se morar no Canadá. Não é nenhuma novidade que Vancouver e Victoria (BC), por exemplo, têm os preços mais caros do país no mercado imobiliário. Mas o que mais pode afetar o custo de vida em uma cidade? O site Canada Immigrant Job Issues oferece alguns levantamentos que nos permitem avaliar o custo de casas, impostos e despesas domésticas em algumas das principais cidades canadenses.

Para levantar o perfil de cada localidade foram observados:
- Os custos para seguro de carro
- Transporte Público
- Média de preço no mercado imobiliário
- Média de preço dos aluguéis
- Valor do salário mínimo
- Diferenças de renda entre imigrantes e não imigrantes
- Taxas de criminalidade em regiões metropolitanas

Veja e compare como anda o custo de vida nas seguintes cidades, com dados até o final de 2009 (ctrl+shift para abrir em uma nova aba):
Calgary
Edmonton
Montreal
Ottawa
Saskatoon
Toronto
Vancouver
Winnipeg

Read more...

Compras imaginárias

>> 5 de março de 2010

Acabo de comprar mentalmente esta ilustração com um mapa mundi feito à mão, que vem com vários alfinetes pretos para mostrar os lugares por onde já passamos. O vermelho indica onde estou e o azul mostra o próximo alvo. Eu queria!
[The Royal We via Minor Details]

Read more...

Palestras do escritório de imigração de Quebec

Já estão confirmadas diversas palestras de informação sobre o processo de imigração por Quebec para 2010. As palestras normalmente são ministradas pela Soraia Tandel, diretora do escritório de imigração de Quebec em São Paulo. Apesar de achar o discurso dela um pouco tendencioso, para quem está na fase de pesquisas iniciais ou quer saber como funciona o processo, vale muito a pena participar. Ela tira muitas dúvidas sobre os critérios de seleção de imigrantese também apresenta muitos dados sobre a província e o estilo de vida por lá.
As palestras já confirmadas para março serão em Belo Horizonte, Campina Grande, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Há mais palestras previstas em outras cidades. O calendário está disponível aqui.

Read more...

Momento cute do dia

Ok, podem dizer que eu pareço ter cinco anos e esqueci de crescer, mas achei os sapatos uma fofura!
Estes são da Em & Sprout e custam de 20 a 25 dólares.

Read more...

Novo layout

>> 4 de março de 2010

Estou trabalhando em um layout novo para o blog, e já está quase tudo pronto. Ainda faltam pequenos detalhes para corrigir e links para ajustar, mas a ideia geral é essa aí. Estava querendo que o lugar das postagens ficasse mais limpo e um header que eu mesma pudesse criar, como este que desenhei, em a bonequinha é para ser uma ideia de um auto-retrato (melhorado, lógico, já que não sou boba...).
Então peguei um template totalmente editável (o original é este aqui) e estou fazendo as alterações. Mas tenham paciência porque meu conhecimento com web é meio nulo e é a primeira vez que estou fazendo isso. Então, se virem algum erro, por favor me avisem! Acho que até amanhã vai estar tudo certinho (até porque hoje é dia de trabalhar e ganhar algum dinheiro honesto, certo?).
E então, o que acharam?

---
4/3 Update: tudo pronto! Obrigada pelos comentários, fico feliz em saber que o novo visual foi aprovado! Agora, apenas para deixar registrado, o último layout do blog era este, da Gisele Jaquenod. É uma pena que eu não tenha tirado um printscreen daqui para guardar, mas fica a referência!

Read more...

Li em um blog

>> 3 de março de 2010

Vamos à seleção dos posts interessantes nos últimos dias. Tenho gostado muito de fazer essa seção e compartilhar os links por aqui porque acho que é bom para vocês, que podem conhecer blogs diferentes, e para mim, que posso deixar tudo arquivado. Para ver as seleções anteriores e só olhar neste marcador.

Merci Québec - saúde no Québec: um excelente resumo da situação que tanto preocupa os imigrantes, com seleção de posts sobre o assunto em outros blogs.
Quero Imigrar - regras do INSS para brasileiros no exterior.
British Columbia 2010 - ajuda online: uma ferramenta do governo canadense para ajudar os novos imigrantes.
Café au Lait au Québec - abertura de conta no Desjardins ainda no Brasil.
Pantoute - novas regras para a declaração de saída definitiva.
Supernatural Canada - turnê canadense do Michael W Smith: queria estar lá!
Me at Canada - Ravi responde perguntas dos futuros imigrantes.
Flá Sustenido - aqui também tem: dá para comer polenguinho no Canadá?
Bordo Congelado - impressões de uma viagem de prospecção.
Queremos viver no CA - um programa gratuito e bem direcionado para os profissionais da área de Engenharia de Produção em Ontario.
Tudo ao mesmo tempo - o que eu não gosto no Canadá.
Unzip Canada - o que é politicamente correto e incorreto no Canadá?
Em Terras Estranhas - palestra em São Paulo sobre universidades canadenses.
Premier Monde - cuidado com o roubo de identidades no Canadá.

Read more...

Momento cute do dia

Fondue for 2 - US$ 20.00, à venda aqui. Delícia e sem desperdício!
[guizmodiva]

Read more...

Nosso endereço apareceu no E-cas!

>> 2 de março de 2010


Passando por aqui só para compartilhar que hoje vimos nosso endereço lá no E-cas! Eu sei que muita gente fala que isso não significa nada, mas é fato que muitos aplicantes do processo por Québec receberam o pedido de exames médicos um tempo depois. E devo confessar que, depois de quase três meses no mais completo silêncio, o vislumbre de uma possibilidade já é uma injeção de ânimo! Fiquei bem feliz... Será que o pedido de exames médicos pode estar mais perto? Tomara!
Ah, e hoje também é a data em que se completam exatos três meses da nossa entrevista e do dia em que mandamos a papelada do federal. De acordo com o E-cas nosso federal foi aberto no dia 10/12.

[imagem]

Read more...

Jogos Olímpicos de Inverno em imagens

>> 1 de março de 2010

Aí vai uma seleção de algumas das mais lindas fotos dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver. Viva o Canadá que saiu na frente nas medalhas de ouro e derrotou os EUA em um jogo de Hockey emocionante!
Estas e mais outras fotos de tirar o fôlego estão aqui. Vale uma visita.

Para não perder o gancho: ainda no tema fotografias, mas sem nada a ver com o Canadá, aqui tem uma seleção de imagens totalmente surreais e sem nada de Photoshop.
Já deu para perceber que eu gosto muito de fotografias, certo?

Read more...

Eu ri ::::: The Big Bang Theory

Essa só tem graça para quem já assistiu o seriado geek mais amado de todos os tempos.
Clique aqui para rever a cena.

[ThinkGeek via 9Gag]

Read more...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP